Começar um negócio não é fácil.
É necessário planejamento, um pouco de capital e
muita coragem. Mas parece que cada vez mais pessoas estão apostando nessa possibilidade
de se tornar empreendedor. De acordo com o último levantamento realizado pela
Abstartups
(Associação Brasileira de Startups), de 2020, existem 12.700 startups
no Brasil. Além disso, houve um crescimento de 27% em relação a 2018, quando
o país tinha 10 mil empresas.
E para as pessoas que estão preparadas para empreender no novo cenário de
2021, separamos aqui dicas de CEOs de empresas e startups consolidadas para
poupar tempo e dinheiro nessa trajetória. Confira:
Manoela
Mitchell - CEO da Pipo Saúde
"Empreendedorismo por definição é uma tendência circular. Geralmente
empreendemos em setores grandes, com amplos problemas a serem atacados e, na
visão dos clientes, que passam uma experiência ruim. Aconselho a encontrar um
problema grande para ser resolvido, ou seja, um setor que movimenta bastante
dinheiro, bastante receita, onde os clientes possuam uma experiência ruim, em
geral, que seja um serviço dominado por players que têm dificuldade para
movimentar as tecnologias, processos, cultura e propósitos. Também é preciso
ter resiliência e otimismo, porque terão dias que o mundo parece ser um lugar
perfeito e outros que parece que nada vai dar certo. Por fim, não se esqueça
de se cercar de pessoas melhores que você, elas são o grande ativo de
qualquer negócio. É preciso entender que você precisa colocar muito foco e
energia nesse papel. Existem algumas ideias que podem ser financiadas com
capital próprio e outras que precisam de dinheiro externo, então se cercar de
bons investidores também é fundamental"
Bruno Doneda - CEO da Contraktor
"Primeiro, o empreendedor precisa entender que o mundo vai ser diferente
no pós-pandemia. Então vai existir o mundo antes e depois da covid-19. Mesmo
depois da vacina, as pessoas não vão se comportar como antes. Ainda que a
vacina resolva esses desafios que estamos vivendo no momento, que amenize a
situação, tudo será diferente. O empreendedor também precisa considerar que
virão outras situações desafiadoras no futuro, que vão nos forçar a passar
por algo inesperado e talvez até semelhante com o momento atual. Então, ele
precisa pensar em um tipo de negócio que seja blindado ou que possa se
adaptar a essas situações. A pandemia de coronavírus é um marco na história,
ela acaba revirando diversos conceitos, comportamentos, crenças e costumes
das pessoas na sociedade. Isso acaba ‘matando’ alguns modelos de negócios,
mas impulsiona outros. E ainda existem os que não foram postos em prática. O
grande ponto é ficar com o ‘olho muito aberto’ para essas oportunidades, que
estão ‘na cara do gol’ e que ninguém percebeu ainda."
Leandro Gotz - CEO da Helpie
"Comece, aceite os riscos e se relacione. Encontre um propósito, gere
valor, comece antes de se sentir pronto, envolva pessoas que acreditam,
renove a paixão e assuma riscos. Quem não toma risco conta a história dos
outros"
André Brunetta - CEO do Zul+
"A capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos é um dos
grandes desafios para quem quer empreender em 2021. Empreender é um desafio diário,
e lembrar disso ajuda bastante no desenvolvimento da resiliência. A inovação
constante e o foco no cliente também devem ser diretrizes para o sucesso de
um negócio. É preciso saber agir rápido, aprender com os erros e ter dinâmica
de acompanhar o mercado".
Francisco Ferreira - CEO da BizCapital
"Empreender tem a ver com planejamento, ousadia e parcerias certas. No
momento atual, esse tripé ficou ainda mais evidente. Planejamento para saber
como, onde e quando agir; ousadia para inovar e trazer relevância para o seu
cliente; e parcerias certas para formar times vencedores. Foi pensando nesse
tripé, aliás, que a BizCapital descobriu seu papel no mundo: oferecer as
ferramentas ideais - dentro de um sistema único de soluções - para que a
pequena empresa possa evoluir e impactar positivamente. Com ou sem pandemia,
esse é nosso propósito".
Maurício Feldman - CEO da Volanty
"Empreender no Brasil é bastante desafiador, mas fico feliz de ver o
ecossistema de startups crescendo e surgirem cada vez mais empresas com DNA
inovador, propondo novas soluções para o consumidor. Para quem quer começar a
empreender minha dica é que esteja aberto para ouvir experiências de quem já
está no mercado, converse com empreendedores, pergunte, escute seus
aprendizados. Estude. Estude o mercado, o público, os gaps em que você pode
alavancar o negócio e ter um diferencial importante. Há diferentes possibilidades
e cursos disponíveis no mercado, além do conhecimento ser essencial, esse
também é um ambiente para fazer networking e se conectar com outros
negócios."
Luiz Torres - CEO da Flores Online
"Empreender nem sempre é uma tarefa fácil. Exige dedicação, estudo,
análise, e ainda temos questões muito burocráticas para serem resolvidas no
Brasil. Por isso não é só importante você ter um negócio que seja inovador,
mas também que saiba onde investir seu tempo, com inteligência, para as suas
operações funcionarem perfeitamente. Parar e pensar onde estão os pontos que
você pode melhorar, o que exige mais tempo e atenção e onde se pode otimizar
processos, são essenciais para trazer resultados positivos e manter o seu
público satisfeito. Procure estar sempre próximo de seus parceiros, ajude-os
nos momentos de crise e não pense só no seu negócio. Pense naquilo que você
pode fazer pelo mercado também. Essa é uma boa combinação e diferencial para
quem deseja empreender."
Raphael Carvalho - CEO da Spot Metrics
"Empreender com toda a ajuda já é difícil, mas acredito que é muito pior
sozinho! Minha sugestão é procurar por mentores que estejam em linha com o
desafio que você e sua startup têm pela frente. Livros são uma excelente
fonte, eu sou viciado em leitura, mas acredito que uma conversa com quem já
tenha experiência é muito mais eficiente. Usualmente ficamos apreensivos em se
aproximar das pessoas e pedir ajuda, mas você pode se surpreender com a
receptividade das pessoas, sobretudo com empreendedores. Eles sabem mais do
que qualquer um, que empreender é uma tarefa árdua, mas que com ajuda de quem
tem expertise no assunto, tudo fica muito mais claro e a trajetória flui com
mais leveza e assertividade. Além disso, lembre-se: o networking é
fundamental neste processo."
Eduardo Henrique, CEO da Wavy Global
"Se aventurar no universo do empreendedorismo não é uma tarefa para quem
não está a fim de sair da zona de conforto. Isso porque os impasses e percalços
do caminho são muitos, o que requer um alto nível de resiliência para seguir
firme com os desafios que surgirem. Porém, com dedicação e um olhar
visionário para o futuro, há algumas chances de dar certo. A dica que deixo é
escolher suas parcerias com cautela para que seja feito o melhor para o
negócio. Além disso, busque referências de cases de sucesso e tenha sempre em
mente que se reinventar deve ser uma prática diária. Faz parte de bons
processos de inovação idealizar, testar, executar, analisar, aprimorar e
testar novamente, sendo necessário coragem e persistência para arriscar
abordagens pouco convencionais. O mercado é intenso, independente da área em
que se atua, e quem não surfa a onda da inovação e da tecnologia, não tenha
dúvidas: ficará para trás."
Alex Frachetta, CEO do Apto
"Recomendo pensar em desistir! É assim que você vai entender se
realmente está preparado para esse desafio. É importante analisar as
estatísticas e notar que há mais chance de falhar do que de dar certo. Não há
nada de glamuroso em ser fundador de uma startup quando está iniciando. Para
que a empresa dê certo, o fundador deverá trabalhar o triplo do que
trabalharia em um emprego tradicional, ouvir muitos desaforos e estar
disposto a passar apertos financeiros por anos. Além disso, ele precisará
aprender muito de tudo, de tecnologia, marketing, produto e vendas. Depois
desse alerta, se você ainda assim estiver com apetite para empreender, talvez
você deva tentar mesmo!", reforça Alex.
Sobhan Daliry, CEO da NZN
"Defina um propósito sólido que faça muito sentido para você, diferente
de ‘ganhar dinheiro’, ele vai te guiar e te manter firme durante a
tempestade. É importante também que respeite as etapas do processo. Pular
etapas pode afundar um barco de sucesso, prematuramente. Por fim, defina
métricas de sucesso do negócio e métricas de sucesso pessoal. Durante a
jornada, é importante saber quando você está alcançando essas metas, para se
orientar em direção ao destino desejado."
Marco Zanatta - CEO do Aprova Digital
"Um erro comum de quem cria um negócio (seja ele físico ou virtual) é
querer abraçar o mundo. É comum ter milhões de dúvidas e tentar fazer tudo ao
mesmo tempo, mas isso derruba as chances de sucesso. É preciso ter calma e
foco. E para saber o que focar é necessário conhecer o cliente. Converse com
pelo menos 10 clientes (sejam atuais ou potenciais), e eles dirão para você o
que consideram importante em um produto. Com esses dados em mãos e dedicação,
você consegue filtrar e escolher o que é mais importante endereçar em cada
dia, semana ou trimestre".
Alexandre de Carvalho, - CEO da Easymei
O empreendedorismo é uma excelente alternativa para conquistar a sua
liberdade, sucesso e não ficar restrito a um emprego. Ser empreendedor,
indepente da sua idade e formação, basta vontade, fazer aquilo que te dá
paixão e oferecer um produto que interesse aos outros. Esteja pronto para
errar, crie suas oportunidades e construa o seu futuro.
Thomas Guz - CEO da Uotel
Empreender é um constante aprendizado, entre o maior deles: ouvir não. Há
diversos "nãos" que você ouve durante a jornada, mas o primeiro
"sim", o mais importante, é o próprio. Acreditar em seu potencial
de empreendedor é o primeiro passo. Então, para arriscar, é preciso estar
disposto, assumir riscos e responsabilidades, sair da zona de conforto. Saber
delegar e encontrar as pessoas certas, como sócios, parceiros e
colaboradores, é chave para o crescimento. Ter um planejamento, entendimento
do mercado e olhar para uma etapa de cada vez, vai trazer consistência. A
ideia é somente um detalhe, o que importa é a execução. E por fim, toda a
jornada tem que ser divertida, com um propósito e um senso de que empreender
é muito mais do que somente um trabalho.
Gustavo Pena - CEO da Mundiale
"O movimento intenso do mercado, gerado pela pandemia, trouxe um cenário
desafiador e estimulante para novos e antigos empreendedores. Mais do que
nunca, abrir o próprio negócio se mostra uma alternativa de renda e mudança
de vida em um momento em que os empregos formais passam por instabilidade. O
olhar para o mercado é uma das dicas mais importantes quando se decide
empreender. Negócios digitais e de saúde são nichos que se revelaram
promissores no cenário dos últimos meses. Juntar os dois, então, como as
healhtechs, que passam por um ótimo momento, pode ser uma ideia interessante.
Mas, qualquer que seja o ramo, é preciso estudar o mercado e o negócio. Um
bom empreendimento precisa resolver um problema ou uma dor da sociedade.
Muitas vezes não é necessário uma nova tecnologia e sim uma nova maneira de
ver o problema e de resolvê-lo com as ferramentas já existentes."
É necessário dar o primeiro passo. Comece pequeno, teste e escale. Não espere
o mundo perfeito para agir.
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