Pular para o conteúdo principal

Empresário começa negócio com 400 reais e cria holding com faturamento milionário

 

historia-de-sucesso-empresario-cria-negocio-com-400-reais

De franquias de educação a entretenimento, empreendedor conta como iniciou sua jornada com apenas 400 reais e hoje é dono de holding com faturamento milionário.

 

Tudo começou com uma rede de franquias de cursos profissionalizantes, o CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos). Na época, Duar Pignaton tinha 24 anos e conhecimento na área de engenharia. Um amigo investidor o apoiou a inaugurar o seu primeiro negócio, a unidade do CEBRAC de Vila Velha, no Espírito Santo.

Com 24 anos, Duar se viu responsável por uma escola, com 400 reais na conta corrente, e uma unidade que precisava de reformas para começar a dar aulas. "O conhecimento que eu tinha era na área de elétrica. Tive que aprender as outras áreas de reforma e engenharia para colocar a escola de pé. Não tinha mais dinheiro. Meu sócio investidor nos ajudou na aquisição da praça e na quitação de algumas taxas para a franqueadora. Foi desafiador, mas coloquei a escola para operar no ano seguinte", relembra Duar Pignaton.

O desafio do primeiro negócio foi tão grande que o sócio - investidor de Duar Pignanton "quebrou". O sócio tinha uma empresa de engenharia que foi a falência e por isso ele teve que trabalhar na escola do CEBRAC por dois anos para se reerguer. "A primeira unidade do CEBRAC deu tão certo que eu e o meu sócio conseguimos nos manter firme no primeiro ano que é o período mais complicado de qualquer empresa. E isso só foi possível graças a todo o apoio que recebemos da franqueadora e da UniCebrac que é a universidade da franquia que treina os franqueados e seus colaboradores", enfatiza Pignaton que hoje é dono de 2 escolas do CEBRAC e já garantiu a praça de Cariacica para abrir a sua terceira unidade em 2021.

O empreendedor está certo ao afirmar que os primeiros anos são os mais desafiadores para as empresas brasileiras. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 21% das empresas "quebram" no primeiro ano e em torno de 60% das empresas fecham com 5 anos de mercado. "Já são 9 anos de estrada com o CEBRAC e além de mantermos a nossa primeira unidade em Vila Velha, temos mais uma escola em Serra, também no Espírito Santo, e vamos começar o processo de abertura de Cariacica em 2021", fala Duar Pignaton, responsável pelo CEBRAC na grande Vitória do estado do Espírito Santo.

A cada dois anos, o empreendedor tem como meta inaugurar um novo negócio e por isso, desde 2011, inova nos seus segmentos. Além do CEBRAC, que se encaixa no nicho de educação e franquias, Duar tem empresas nos segmentos de Alimentos & Bebidas (A & B) - Grupo Acaiteria (Vila do açaí), negócio bem conhecido no ES e que já perdura por 2 anos; uma hamburgueria Gourmet; uma unidade de uma pizzaria que existe há mais de 25 anos no estado do ES e que Duar tem uma unidade em que os criadores da rede participam em algumas decisões; uma franquia de ótica, o Mercadão dos óculos, que entra no segmento de serviços; um negócio de energia solar que ele utiliza, inclusive, nas escolas do CEBRAC que entra no segmento de negócios sustentáveis e um negócio no ramo do entretenimento, aberto na pandemia em 2020 seguindo todos os protocolos de segurança e com autoridade dos órgãos responsáveis do estado- Um Dining Japonês que oferece um conceito moderno de restaurante, com músicas e drinks.

A holding de negócios só é possível de existir graças ao Centro de Serviços Compartilhados. Trata-se de colaboradores, com diversas funções, que ajudam o empreendedor a conquistar e fidelizar consumidores nas 8 frentes de negócio que atua. "Atuar em segmentos tão distintos exige a contratação de um time que tenha aderência com cada tipo de negócio que tenho. Por isso, tomo precauções no momento da contratação. Para entender, de fato, qual a melhor empresa para aquele funcionário atuar. É importante trabalharmos com o que amamos e nos motiva, e respeito muito isso no meu time", explica Duar Pignaton, dono da holding de negócios do Espírito Santo.

Pignaton, acredita na importância de ter a meta de a cada 2 anos fundar um novo negócio, seja em um segmento que já está dando certo, ou outro completamente diferente. Como palestrante, empreendedor e professor nesses quase 10 anos de estrada no empreendedorismo ele finaliza: "Inicie com uma franquia. Eles tem um modelo pronto e vão te ensinar o caminho para dar certo. Mas, opte por uma franquia que você realmente tenha aderência e que tenha suporte. O suporte que recebi no CEBRAC e recebo até hoje é inigualável e me ajudou, e muito, na condução dos meus outros negócios", finaliza Duar Pignanton.

 


SOBRE O CEBRAC

O CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos - possui 25 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF - Associação Brasileira de Franchising. www.cebrac.com.br

 

 


 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...