Pular para o conteúdo principal

Como criar uma Estratégia de Vendas Infalível para Minha Empresa

 

como-melhorar-a-estrategia-de-vendas-da-minha-empresa

Especialista aponta os 6 segredos para sua empresa ter uma  estratégia e processo de venda infalível. 

 

*Artigo Escrito Por: Lucas Atanazio Vetorasso

 

É importante lembrarmos da velocidade com que mudanças têm ocorrido no mercado. A cada ano, novidades são inseridas e, com elas, a competição se torna cada vez mais agressiva. Empresas que não estão prontas diante das mudanças podem sofrer declínio nos resultados, causando cicatrizes ainda mais profundas.

Abaixo, separei algumas estratégias para implantação e melhoria no cenário das vendas de uma empresa.

 

Foco no valor e não no preço

Abaixar o preço, criar promoções constantes, liquidação, entre outras nomenclaturas deste tipo faz com que seu valor de mercado abaixe, podendo, inclusive, limitar seu público-alvo. O valor dos teus produtos ou serviços deve ser sempre maior que seu preço, pra que gere a experiência do bom negócio aos seus clientes. Isso não significa cortar margens e, sim, aumentar os valores intangíveis da sua empresa.  Valor sempre maior que preço. Algo que sempre digo e que deve ser questionado constantemente é: O que você oferece que o dinheiro não compra?

 

Não tenha medo de mudar a rota

Se suas estratégias, abordagens e comunicações não estão funcionando, reflita sobre isso. Mas reflita rapidamente. O mercado pede que decisões sejam tomadas de forma rápida. Mas não tenha medo de realizar pequenas mudanças. Lembro de uma história de Tony Robbins na qual ele dizia sobre como começou a jogar golfe. No início, ele jogava as bolas bem longe do alvo. Uma, duas, dez tentativas e o alvo sempre distante. Após diversas tentativas e grande irritação, seu instrutor disse algo de uma simplicidade tamanha, mas também de muita inteligência. Você não está errando por metros como pensa. Você está errado por milímetros. Você não erra no trajeto da bola, você erra na forma que bate nela. Ajustando poucos milímetros na forma em que o taco pega na circunferência da bola, ela corrige completamente seu trajeto. Por isso, lembre-se, poucos ajustes podem fazer grandes diferenças.

 

Relacionamento constante

Ouça. Você tem dois ouvidos e uma boca. Entenda as necessidades reais do seu cliente. Assim, você vai conseguir identificar o melhor produto ou serviço para o mesmo. Pare de apenas tirar pedido. Otimize e aumente seus negócios. Mantenha relacionamento. Seja confiável. Veja bem, não estou ensinando técnicas de persuasão, nem nada do tipo, mas é essencial que você não seja aquele cara chato que só liga para o cliente pra perguntar “E aí, já tomou uma decisão?” Esse é o vendedor tirador de pedidos. Vendas grandes podem demorar um pouco mais, mas são envoltas em confiança e relacionamento. Uma dica prática é realmente se interessar sobre as argumentações do cliente. Pare de pensar na sua comissão enquanto fala com ele. Se você demonstrar leveza, vai demonstrar que é bem-sucedido e as pessoas compram mais de quem precisa menos.

 

Saiba a hora de fechar a venda

Em contrapartida ao item anterior, há muitos vendedores que não conseguem finalizar a venda. São poucos objetivos. Veja bem, uma coisa é manter o relacionamento com o cliente e respeitar seu timing, outra coisa é quando o negócio “ultrapassa a venda”. O que é isso? Negociações são tabuleiros de xadrez. Existe o momento certo para formalizar. Como saber? Há vários indicadores. Siga seu feeling. Um sintoma de fechamento é o Início da negociação de preço ou forma de pagamento. Outro fator a ser considerado é aquele cliente que já está maduro, venda feita, mas ele tem o perfil de deixar ao vendedor a responsabilidade do próximo passo. Vá para o contrato! Conduza. Quando o cliente mostrar que seu perfil é o “decide pra mim”, o ideal é que se façam perguntas trazendo-o à atmosfera do fechamento, por exemplo: Em 3 vezes fica bom para o senhor? Qual a melhor data para o contrato? Desta maneira, você fará com que ele entenda que a venda já está acontecendo.

 

Faça um funil de vendas

Sabe por que o seu resultado está 50% abaixo daquele seu colega de sala que é todo certinho? Você pensa “nossa, mas eu sou tão sagaz e não estou conseguindo ter esse resultado”. Organização na venda é tudo. Seja diligente! Passe mais tempo afiando seu machado para que, quando for usa-lo, a árvore ceda mais facilmente. O que isso significa? Meu amigo, tire pelo menos 1 hora do dia pra organizar seu funil de vendas. Sem disciplina e organização você não alcançará o resultado que espera.

 

Metas

Pra quem não sabe onde está indo, qualquer lugar é lugar. Defina metas, inclusive pessoais. Defina 03 cenários. Metas facilmente alcançáveis, metas um pouco mais difíceis e metas que, aos olhos de hoje, parecem muito difíceis. A primeira meta serve de motivação, a segunda de superação e a terceira é a meta da vitória. Quando estamos em uma estrada escura, o farol ilumina 200 metros a frente, mas você sabe que pode continuar seguindo, sabe que a estrada está lá. E, quanto mais andamos em frente, mais caminhos novos enxergamos. Assim são nossos passos. Metas inalcançáveis não existem. Na hora certa você vai chegar onde deve chegar.

 

Caro vendedor, espero ter colaborado um pouco, diante da amplitude deste assunto para que seus resultados aumentem e, principalmente, para que alcance seus sonhos e objetivos. Até a próxima.

 

*Lucas Atanazio Vetorasso é CEO do Grupo ATNZO e Imortal da Academia Brasileira de Escritores, possui mais de 1.400 franquias em sua carteira de clientes.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...