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Empreendedores criam Marketplace especializado no mercado Plus Size

 

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Com pioneirismo, Pluus chega ao mercado para conectar clientes a marcas que atendam suas necessidades e desejos de consumo. 

 

De acordo ao Ministério da Saúde, as pessoas acima do peso considerado "padrão" representam 55,7% da população brasileira. 

Esse dado já demonstra o enorme potencial de crescimento de negócios projetados para atender as necessidades e desejos desses consumidores que enfrentam dificuldades diversas na hora de comprar roupas, calçados, acessórios e outros produtos como cadeiras. 

Segundo a Associação Brasil Plus Size, a estimativa é que o país conte atualmente com mais de 15 mil lojas físicas que comercializam roupas para o público Plus size, e quase 700 lojas digitais especializadas no público. Em 2019 o segmento Plus Size movimentou aproximadamente R$ 7,3 bilhões, e mesmo diante da pandemia a expectativa é de um crescimento de 10% em 2020.

Diante deste cenário, três empreendedores se uniram para criar o Pluus, plataforma dedicada a oferecer de forma simples e ágil uma estrutura apropriada para atender a demanda de empresas especializadas no segmento, conectando marcas e produtos a um público potencial de mais de 116 milhões de pessoas. 

Marcela Liz, Ingryd Victorya e Roberto Padilha são os cofundadores da startup que iniciou suas atividades com investimento próximo a R$ 1 milhão, o marketplace foi desenvolvido para ser um facilitador, democratizando o mercado e fazendo com que a roupa certa, na medida certa e de uma loja segura chegue até o consumidor. 

Em matéria especial, conversamos com os fundadores da startup para conhecer mais detalhes do negócio e das oportunidades e estereótipos presentes neste aquecido, porém ainda inexplorado mercado.

 

Confira a entrevista completa:

 

Durante muito tempo as grandes marcas varejistas do mercado da moda dedicaram poucos esforços para atender as necessidades e desejos do público plus size, oferecendo tamanhos e modelos que não atendiam a demanda de mercado. Este cenário tem se alterado mais recentemente, com grandes players produzindo linhas inteiras destinadas ao público plus size. Como você analisa este momento? Trata-se de uma tendência ou apenas reflexo de pressão dos consumidores?

 

Os grandes players estão se adequando às necessidades de consumo do mercado plus size, devido ao impacto desta população na economia e a tendência crescente de inclusão de diversos biótipos no universo da moda. Muito dessa adesão das empresas vem da pressão dos consumidores que desejam ser inseridos no mercado como todos os consumidores, aos poucos as empresas estão se adequando e aprendendo a atender o mercado que ainda é muito novo e exige muito estudo e preparo.

 

Um dos maiores questionamentos sobre a moda Plus Size está no fato dos preços das roupas serem relativamente mais caras do que os tamanhos menores. Qual a justificativa para esta afirmação, e como a plataforma tem trabalhado a precificação junto aos expositores do site?

 

A justificativa é que a maior parte das empresas trabalha com pouca produção, o que eleva o preço final, com o aumento da rotatividade dos produtos os preços devem ficar mais acessíveis. Outro fator que faz as roupas serem mais caras é a falta de segmentação dentro do mercado, seja por preço, por estilo de vida ou por classe social, desta forma a roupa sempre parece cara para alguém. Além disso, há pouco investimento das confecções de roupas à preços populares, como é facilmente encontrada em tamanhos menores. 

A Pluus busca reunir na plataforma lojas para todos os gostos e bolsos, facilitando ao cliente encontrar tanto o produto que deseja quanto o preço que caiba em seu orçamento. 

 

 

 

Sobre o Marketplace, conte-nos um pouco mais sobre como surgiu a ideia do projeto, e quais os maiores desafios para tirar a ideia do papel e colocar em prática?

 

A ideia surgiu no início da pandemia observando que várias lojas de rua ou shopping tiveram que fechar as portas ainda sem presença digital. Além disso, percebendo a dificuldade que é encontrar roupa plus size na internet e o tempo que uma pessoa gasta para isso. É uma tortura! A pessoa precisa literalmente navegar, mas por mares desconhecidos, é difícil encontrar lojas, seguidos de roupas desejadas, cores e padronagens, numeração e preço adequado ao bolso.  A Pluus deseja facilitar este caminho reunindo o máximo de lojas plus size em sua plataforma e oferecendo uma melhor experiência de compra  do que até agora foi entregue ao consumidor de mercado plus size. 

 

 

Quais os primeiros objetivos para o Pluus? Vocês já tem uma base de quantas marcas pretendem cadastrar na plataforma até o final de 2020 e como será a projeção de vendas?

 

Os primeiros objetivos da Pluus se dividem em dois: cadastrar mais de 200 marcas até o final do ano e, ter uma base de 20000 consumidores cadastrados em nosso sistema. Dessa maneira, esperamos com a black friday e o Natal atingir um faturamento próximo a R$ 300.000,00 somente com essas duas datas.                                          

 

 

 

Qual você considera como o maior diferencial competitivo do Pluus perante os e-commerces que já se consolidaram no mercado?

 

Ter toda nossa estratégia de comunicação focada em mercado plus size em todo território nacional, reunir diversas lojas do segmento numa mesma plataforma, sendo um facilitador de compras para os clientes e um potencializador de vendas para os lojistas e o direcionamento da plataforma para lojas e produtos.

 

 

 

A moda Plus Size ainda é vista como um mercado nichado, mesmo com a maior parte da população estando acima do peso. Por que ainda olhamos para o mercado desta forma?

 

Apesar dos números altos, por muitos anos o cliente de mercado plus size foi afastado do sistema de consumo pelo péssimo atendimento oferecido a ele e a baixa oferta de produtos produzidos, assim, neste momento que construímos um novo mercado precisamos também resgatar nossos clientes, devolvendo a ele seu direito de ser consumidor e ser respeitado como tal. O comportamento das empresas em relação a este cliente gerou seu afastamento, o que explica muitas empresas não reconhecerem a necessidade de entrar no mercado, por não haver procura. Como alguém procura algo que está cansado de ouvir que não tem pra ele? Precisamos criar um circulo virtuoso e estabelecimentos amigáveis e livres de preconceitos e julgamentos. 

 

Na sua opinião, quais as maiores carências e desafios no mercado da Moda Plus Size como um todo? Você considera que este mercado ainda está apenas engatinhando no Brasil ou já atingiu sua maturidade?

 

Com certeza estamos engatinhando, temos muito caminho pela frente até atingirmos a maturidade. As principais carências passam por profissionais de moda qualificados para atender o mercado, estudo aprofundado de modelagem para o corpo gordo, melhor atendimento e comunicação adequada. 

 

Quais os próximos passos e estratégias para que o Pluus alcance os objetivos e expectativas iniciais?

 

Entre nossas próximas estratégias, além de continuar com o crescimento da base de lojistas e consumidores, marcaremos forte presença nas mídias sociais, investindo em parcerias com influenciadores de moda plus size. Também realizaremos campanhas promocionais para aumentar o tráfego em nossa plataforma, bem como, aumentar o faturamento dos lojistas associados.

 

Acompanhe Pluus nas mídias sociais:

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LinkedIn https://www.linkedin.com/company/pluus-digital-shopping

www.pluus.com.br 

 

 

Fonte: Redação Smart Business

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