Especialista em Personal Branding aponta os 5 Maiores Erros e Acertos para quem deseja construir uma Imagem Pessoal impecável e valorizada
Inúmeras pessoas gostariam de se tornar uma marca, mas algo simples as impedem: Como iniciar?
Apesar de tratar-se de um tema bastante difundido no mundo corporativo nos últimos anos, muita gente ainda não compreende os conceitos e estratégias por trás do termo “Personal Branding”, e como esse trabalho pode ser importante na hora de construir sua imagem pessoal e profissional de alto impacto.
Pensando nisso, conversamos com uma das maiores referências em Personal Branding no Brasil, Érika Gonsales, que neste bate papo muito especial nos ofereceu valiosas dicas sobre o que FAZER e NÃO FAZER para construir uma imagem pessoal marcante e poderosa.
Antes de falarmos sobre estratégias, erros e acertos que cometemos, Érika nos ajudou a entender melhor o que é Personal Branding, e qual sua real importância para o nosso dia a dia pessoal e profissional.
Segundo a especialista: “Personal Branding é a gestão da sua própria marca e como você constrói a sua imagem de forma intencional, perante o público que deseja atingir e a resposta emocional que desperta nele. Para isso, é necessário desenvolver diversos pontos e fazer um mergulho nos elementos que te ajudarão a ter estrutura, tais como: história, experiências que o diferenciem dos demais, benchmarks e análise de mercado, identificar o seu espírito desafiador, razão de fazer o que deseja, sua promessa de marca, posicionamento, comunicação, modelo de negócio pessoal e plano de ação. Esses elementos em sinergia contribuem para a construção da visão da sua marca e relacionamentos de médio-longo prazo. Independentemente se você trabalha oferecendo produtos/serviços através da sua marca (tem um negócio próprio) ou em uma empresa, é de extrema importância entender o seu papel e o que pode auxiliar as pessoas para se posicionar bem e crescer na carreira e nos negócios”, completa.
As 5 Dicas Mais Valiosas para Construir um Personal Branding de sucesso
O autoconhecimento é o passo mais importante para você começar a pensar na sua marca pessoal e estrutura-la de forma adequada. Como diz Jeff Bezos, o que você deseja que as pessoas falem de você quando você não estiver mais na sala? Por conta disso, primeiramente, você precisa se conectar com você mesmo e fazer um mergulho na sua história para fazer um bom diagnóstico inicial. De uma forma resumida, para iniciar a construção de uma marca pessoal, é preciso:
1. Fazer um bom diagnóstico
Tanto interno (quais são seus pontos fortes, diferenciais, valores, personalidade e características, ou seja o que te torna único) quanto externo (existe alguém ou alguma marca referência?).
2. Definir a proposta da sua marca
Qual é a razão de fazer o que deseja fazer, qual a sua promessa, qual o lugar que você deseja ocupar na cabeça e no coração das pessoas, como você pode ser única?
3. Definir a sua comunicação
Quais são as dúvidas ou assuntos que o seu consumidor tem interesse? Quais são os melhores canais e formatos para se comunicar? Qual o tom de voz da sua marca, que tipo de linguagem utilizará? É necessário entender também onde o seu público está presente e como ele pode interagir com você.
4. Desenvolver o ecossistema da sua marca pessoal
Crie uma experiência única e conectada em todos os pontos de contato da sua marca com seus consumidores ou potenciais clientes. Esses pontos podem ser físicos ou virtuais. Eles podem conter produtos, serviços, experiências, conteúdo, canais de comunicação... Pense como inovar e se diferenciar.
5. Fazer o planejamento estratégico da marca pessoal
Defina o seu modelo pessoal de negócio, objetivos com métricas bem claras (considerando responsável, prazos e recursos) e estabeleça prioridades. Seja o mais realista e sincero consigo mesmo para responder essas perguntas. Elas vão nortear suas ações de acordo com seus valores, prezando pela sua reputação. Suas conquistas, qualidades, aprendizados, fraquezas e espontaneidade são seus principais ativos que o tornam único, relevante e influente para o seu público.
E como dica final, cuide muito bem da sua reputação, pois ela é o ativo mais valioso que você tem.
Os 5 MAIORES ERROS na Hora de Construir sua Imagem Pessoal
1. Não ter um posicionamento claro e valores bem definidos
Você precisa estruturar a sua marca de forma que todos entendam quais problemas você pode resolver e, assim, eles rapidamente se lembrarão de você quando precisarem.
2. Não se adequar ao momento atual e contexto cultural
Ninguém imaginava o cenário que estamos vivendo atualmente. As pessoas e marcas que conseguiram se adaptar rapidamente conseguiram bons resultados. Fique sempre atento para identificar as tendências, mudanças de contextos e oportunidades ou ameaças para conseguir se ajustar ao cenário e atingir os objetivos.
3. Não entregar conteúdo relevante e impactante
Você precisa se comunicar com o seu público de forma relevante e impactante, dividindo o seu conhecimento de forma autêntica e ao alcance deles, para que em um próximo passo, eles acabem considerando a sua marca pessoal no processo de decisão de escolha. As redes sociais, por exemplo, são ótimos cartões de visita, pois é possível oferecer esse tipo de conteúdo de forma gratuita, além de conseguir prospectar novos clientes para o seu negócio.
4. Não ter consistência em suas ações
De nada adianta trabalhar a sua marca hoje, mas não fazer isso amanhã ou depois. Vivemos em uma época muito dinâmica e o que não é visto, não é lembrado. Por isso, é importante trabalhar, oferecer conteúdos e seu ponto de vista sobre o seu assunto core e, desta forma, conquistar mais alcance e visibilidade. Crie um relacionamento com sua audiência para promover a disseminação das mensagens chave da sua marca pessoal.
5. Não ter uma identidade própria, diferenciada e coerente
Muitos perdem o foco da sua marca pessoal e tentam abordar todo e qualquer tipo de assunto. No entanto, é importante transmitir de forma clara para o seu público o seu ponto de vista, como consegue ajuda-lo e qual é o seu diferencial. Se preocupe com esses pontos, pois eles te ajudarão a entregar valor, prezando também por atender suas necessidades.
Apesar de Personal Branding tratar de conceitos, temas e estratégias muito mais abrangentes do que apenas a forma de vestir e se comportar em público, muita gente ainda tem o estereótipo enraizado de que para construir uma imagem de sucesso basta comprar roupas caras e circular em ambientes da alta sociedade, o que Érika faz questão de desmitificar. “É importante trabalhar a sua imagem pessoal, mas isso não quer dizer, de forma alguma, que é necessário vestir roupas caras, frequentar locais de alto luxo, se relacionar somente com certo tipo de pessoa... Não podemos estereotipar esse conceito. É necessário se preocupar com a maneira na qual você consegue tangibilizar os atributos da sua marca pessoal, a maneira como você lida com isso (o seu porquê, valores, história...) além do relacionamento que você cultiva e forma que se expressa, se preocupando com sua linguagem corporal, tom de voz, estilo de linguagem verbal e, claro, com sua aparência também. Sabe aquela frase que diz que basta pouquíssimos segundos para que o nosso cérebro interprete a primeira impressão sobre algo ou alguém? É exatamente isso, consumimos primeiramente pela aparência. Mas não há pessoa sem conteúdo, sem experiência e sem credibilidade que sustente por muito tempo apenas uma imagem”, afirma a especialista.
Mesmo com toda sua experiência como uma das maiores referências do país em Personal Branding, Érika afirma que nem sempre é fácil começar a investir na criação de uma marca pessoal de sucesso, mas que é fundamental se você realmente quiser se destacar e deixar sua marca em qualquer área da vida. “Atuando há mais de 15 anos no mundo corporativo, admito que muitas vezes não trabalhei de forma intencional a minha marca pessoal, até porque não era um conceito que eu tinha consciência, inclusive no início da minha carreira. Porém, entendi que desde o meu primeiro emprego, uma vaga de estágio em uma multinacional bastante conhecida, deixei a minha marca com as pessoas que trabalhei. Meus valores, ética, forma de conduzir os assuntos, de me relacionar com todas as áreas parceiras de marketing, habilidade com pessoas, conhecimento técnico e facilidade para me comunicar, me auxiliaram na construção de um posicionamento na cabeça das pessoas. E isso contou muito quando fiz minha transição de carreira, pois a credibilidade e a competência foram fatores que apareceram nos feedbacks espontâneos que recebi nesse período”, completa.
Mas, se você ainda acredita que Personal Branding é um assunto apenas para aqueles que contam com altos cargos executivos ou celebridades, Érika é enfática em afirmar: “Certamente, qualquer pessoa pode construir uma marca pessoal de alto impacto se trabalhar muito bem os pontos abordados anteriormente. Acredito que autoconhecimento, clareza de onde quer chegar, o que tem de melhor a oferecer e visão estratégica para se ver como um negócio, são pontos fundamentais para essa conquista”, finaliza.
Sobre Érika Gonsales
Érika Gonsales é graduada pela ESPM
em administração com ênfase em marketing, especialização em CRM (customer
relationship management), pós-graduada em Gestão de Negócios de Marketing e
estrategista em personal branding pela FAAP. Ela também é ex-executiva da
Nestlé, Unilever, Sadia, Hypermarcas e Coty.
Fonte: Redação Smart Business
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