Especialista aponta as melhores estratégias e dicas para criar um evento Online que gere interação e capitalização de novos negócios.
O mercado de eventos é bastante conhecido por ser um dos setores que mais movimenta a economia, correspondendo atualmente a 4,32% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, capaz de gerar cerca de 25 milhões de empregos (diretos e indiretos), de acordo com dados divulgados pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe).
Desde que a pandemia do Covid-19 se instaurou no Brasil e no mundo, o segmento passou por uma grande transformação e teve que se reinventar para conseguir sobreviver durante esse período de instabilidade, e o ambiente online foi o grande auxílio para essa classe de trabalhadores.
Mesmo com a abertura de alguns setores, a previsão é que os eventos de grandes portes só serão liberados com o avanço para a fase azul (conhecido como normal controlado) e mesmo assim, terão que seguir com todos os protocolos de segurança sanitária para garantir a proteção dos participantes. Enquanto isso não acontece e a vacina não chega, os eventos online têm se mostrado como uma alternativa viável e rentável.
Visando ajudar esse público a criar eventos de sucesso e capilarizar ainda mais seus negócios no digital, o Luiz Gustavo Borges, CEO da Congresse.me, primeira e maior plataforma de congressos online do Brasil, listou algumas dicas importantes:
Aposte em plataformas digitais confiáveis
Nesse momento, as plataformas especializadas têm sido verdadeiras aliadas para o mercado, principalmente porque muitas empresas têm o conhecimento na criação do evento no offline, mas não no ambiente online, já que a dinâmica é diferente. É nessa ocasião que as ferramentas tecnológicas se tornam essenciais por auxiliar em todas as necessidades, desde a criação facilitada dos sites dos eventos até o cadastro de palestrantes, salas de transmissão ao vivo, emissão de certificados, envio de e-mail marketing, ticketagem, divulgação, dentre outras funções.
Defina seu público-alvo
É de suma importância conhecer para quem você vai realizar seu evento para que você possa entender as preferências, necessidades e o que seu público poderá se interessar. Com todas as informações em mãos, fica mais fácil pensar no conteúdo que irá apresentar, nos palestrantes e na comunicação que fará durante a divulgação, no dia da realização do evento e posteriormente.
Pense em conteúdo de qualidade
Com conhecimento do seu público, é a hora de pensar no conteúdo que será oferecido. Esse passo precisa ser pensado minuciosamente já que ele será determinante para atrair, gerar impacto e engajamento dos participantes. E o conteúdo não diz respeito só nas informações que serão disponibilizadas, mas também no cuidado com a qualidade da transmissão, imagem, som, entre outros pontos. E não se esqueça, tudo necessita ser alinhado junto com a organização do evento.
Crie um cronograma de ações
Em todo e qualquer evento é fundamental criar um planejamento com tudo que você deseja que faça parte e todas as atividades que serão realizadas no dia do evento. Desta forma, nada será esquecido e as chances de você ter sucesso serão ainda maiores.
Experiência é a alma do negócio:
No mundo dos negócios, a primeira impressão é a que fica. Por esse motivo, daqui para frente será necessário pensar fora da caixa e em diferentes formas de interações para continuar proporcionando experiências incríveis para o público. Desde o começo do ano, a Congresse.me já reuniu mais de 1 milhão de pessoas em eventos online e pretende fechar o ano com mais de 1,5 milhão de convidados.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fale com a gente:
redacao.smartbusiness@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos