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Crescimento no consumo de vinhos no Brasil cria novas oportunidades de negócios

 

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Reflexo da pandemia, crescimento no consumo de vinhos no país cria novas oportunidades para quem deseja abrir o próprio negócio.

 

O mercado de vinhos no Brasil parece não ter sentido os reflexos da crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus, ou melhor, segundo recentes pesquisas, o cenário nunca foi tão favorável para o mercado.

Segundo pesquisa realizada pela Ideal Consulting, a importação de vinho nos primeiros cinco meses do ano de 2020 no Brasil aumentou 5% em volume, somando 43 milhões de litros. Além disso, de janeiro a junho, a consumo per capita de vinhos e espumantes no Brasil passou de 2,13 litros por habitantes, em 2019, para 2,37 litros, em 2020 (uma alta de 11% considerando os dados de janeiro a julho deste ano), comprovando a expansão do setor durante a pandemia.

Quando se olham os dados do segundo trimestre de 2020, período em que o país já estava na quarentena, o salto é mais impressionante: a média por pessoa chegou a 2,81 litros, pico da série histórica e crescimento de 72% em relação a janeiro/março, segundo a pesquisa.

Com crescimento de mais de 40% em 2019, chegando a quase 80 lojas em todo o Brasil, a Grand Cru, considerada a maior importadora e distribuidora especializada em vinhos da América Latina, tem sólida atuação multicanal, com franquias e operações próprias, e-commerce, clube de vinhos e distribuição trade. Mesmo com a crise devido à pandemia de Covid 19, a importadora prevê a abertura de mais 10 unidades em novas praças neste ano. Tudo isso devido ao crescimento do mercado do vinho em tempos de pandemia.

Para entendermos melhor o atual e futuro cenário do consumo de vinho entre os brasileiros, além de discutir as oportunidades para quem deseja abrir o próprio negócio, conversamos com Alexandre Bratt, diretor comercial da Grand Cru, em um bate papo especial para todos que desejam entrar neste universo saborosamente rentável. 

 

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Confira a entrevista completa:

 

As franquias sempre se mostraram uma forma consistente de empreender, mesmo em cenários de crise como o que vivemos atualmente. A procura por novas franquias da Grand Cru tem crescido nos últimos meses? Como você acredita que este cenário será desenhado nos próximos meses?

Temos percebido um aumento na busca por franquias Grand Cru, seja pelo contexto macroeconômico de juros baixos e falta de emprego, que faz com que pessoas com alguma reserva pensem em alternativas ao emprego formal, como também pela criação de um modelo de franquias que demanda menor investimento e retorno mais rápido para nossos franqueados. Nosso plano prevê um crescimento bastante robusto de lojas nos próximos 15 meses e vemos uma oportunidade de ainda maior prazo e elasticidade pela frente.

 

O consumo de vinho durante a pandemia atingiu seu recorde histórico no Brasil, evidenciando que se trata de um mercado ainda com gigante potencial de crescimento. Na sua opinião, qual o principal fator responsável por este crescimento? Você acredita que este "novo hábito" pelo consumo de vinhos será um legado da pandemia?

Sem dúvida uma das estrelas da quarentena foi o vinho, que demostrou forte crescimento nos últimos meses. Vemos o confinamento em 3 fases diferentes e em cada uma delas o vinho teve seu papel. Houve um primeiro momento, que quase foi uma celebração, no qual as pessoas curtiam lives e shows quase todos os dias, brindando e comemorando com seus amigos à distância. Logo veio o segundo momento, que refletia uma aceitação de uma nova rotina, onde a culinária ganhou um papel quase terapêutico, e o vinho à tiracolo. O terceiro momento foi de cansaço e busca pelo antigo. Além desses momentos de “casa” o fechamento de restaurantes e o bloqueio à viagens também resultou em um aumento de consumo de vinhos nas casas. Quem viajava pra França e tomava bons vinhos lá, acabou por ter que comprar esses mesmos bons vinhos no mercado nacional, por exemplo.

Vemos que muita gente experimentou e gostou da experiência do vinho, mas também somos conscientes de que parte do consumo ira se dissipar quando a vida retorne à normalidade.

 

A Grand Cru é tida como a maior referência em venda de vinhos no Brasil, e se destaca por oferecer aos clientes uma vasta diversidade de rótulos, agradando paladares e bolsos dos mais variados perfis. Você vê este como o principal diferencial da marca?

O portfólio é sim um dos grandes diferenciais da Grand Cru, mas longe de ser o único. Hoje somos a maior referência no varejo de vinhos finos do Brasil, com mais de 80 lojas e crescendo em todos os segmentos. Nossos vinhos estão em supermercados, restaurantes, hotéis e também no mundo digital. Prezamos muito por termos somente vinhos muito bons e sermos justos com nossos clientes. Talvez o maior diferencial que tenhamos seja a qualidade do atendimento que oferecemos. Nos esforçamos para ter a melhor equipe de consultores de vinhos em todas as nossas lojas, com treinamentos contínuos sobre o produto e também sobre atendimento. Esse fato faz com que continuemos a ter visitas mais e mais frequentes as nossas lojas e permite que a Grand Cru continue com sua trajetória de sucesso.

 

O catálogo da Grand Cru disponibiliza rótulos de altíssima qualidade à partir de R$49,90 até R$20.000,00... Para quem está iniciando no mercado de consumo de vinhos, qual a principal dica para escolher o vinho perfeito!

O melhor caminho pra quem está começando a desvendar o mundo do vinho é sem dúvida assinar um de nossos planos de assinatura, nossa Confraria. Temos hoje 4 modalidades para todos os bolsos. Na confraria nosso time de sommeliers ajuda o cliente nessa aventura, escolhendo rótulos muito bons e já com um benefício financeiro incrível sobre o preço de face dos vinhos. Além disso, criamos uma modalidade chamada FLEX, que permite que nossos confrades troquem os vinhos de sua seleção, caso não queiram receber uma determinada uva. É uma forma incrível de garantir essa primeira experiência de forma guiada e assertiva.

 

O período de pandemia provocou reflexos catastróficos no comércio em geral, mas principalmente nas lojas físicas que tiveram de fechar as portas por longos meses. Como a Grand Cru atuou neste período para minimizar os efeitos, e qual a perspectiva para a retomada dos negócios à partir de agora?

Chegamos a ter nossas 80 lojas fechadas durante a pandemia, mas pudemos contar com um forte apoio da tecnologia para não perder vendas. Disponibilizamos, ainda em Abril, uma plataforma de CRM para que todos os nossos vendedores conseguissem continuar atendendo seus clientes de maneira pratica e direta. Cada vendedor recebia, via plataforma, uma lista de contatos a fazer naquele dia, já com um texto pronto personalizado. Essa ferramenta permitiu que as lojas continuassem vendendo, mesmo de portas fechadas. Hoje o CRM já transaciona mais de 20% das vendas das lojas e de forma crescente. Também tivemos um crescimento de algumas vezes em nosso e-commerce, que compensou parte das vendas perdidas presenciais. Mudamos de plataforma em Junho, apresentando uma nova experiência de navegabilidade para nossos clientes. Por fim, também tivemos que nos reinventar no B2B, onde tínhamos muita força com restaurantes e tivemos que fazer um shift para supermercados e empórios, segmento que historicamente não tínhamos muita relevância.

Esses avanços dos últimos meses, que possibilitaram a estabilização das vendas na pandemia, já estão possibilitando um crescimento único para a Grand Cru. Agosto, por exemplo, foi o melhor Agosto da história da Grand Cru e temos bastante confiança de que continuaremos a bater recordes de vendas nos próximos meses.

 

A Grand Cru é conhecida por realizar inúmeras ações com "influenciadores digitais", o que reforça o posicionamento da marca em atingir novos públicos. Na sua opinião, qual a importância deste tipo de ação nos dias de hoje?

Entendemos que o marketing de influenciadores é uma tendência que veio pra ficar. Fizemos inúmeros testes durante a pandemia para entender quais influenciadores se comunicavam melhor com o nosso público e em quais deveríamos aumentar a nossa aposta. É uma forma mais direcionada de fazer uma comunicação menos intrusiva de nossos produtos, porém ainda assim destacando alguns pilares importantes de nossa marca. É, sem dúvida, uma forma de atingir um público novo pra Grand Cru, o que tem se provado muito válido.

 

Quais os próximos passos da Grand Cru?

A Grand Cru está trilhando um caminho muito forte de crescimento e digitalização. Queremos conhecer com profundidade nosso cliente e cada vez mais oferecer uma solução personalizada para cada um, independente de seu canal de atendimento. O CRM vai pra cumprir parte desse canal, a nova plataforma de E-commerce, com muita inteligência artificial embarcada, também, assim como a própria confraria mais flexível. Esses foram os primeiros de muitos passos.

Um exemplo que podemos citar dessa digitalização em benefício do cliente é o lançamento da Loja ao Vivo, onde temos um vendedor real, atendendo à clientes virtuais através de live commerce. Precisamos estabelecer esse contato personalizado, através de canais digitais mais e mais.

Estamos caminhando à passos largos para garantir uma maior integração entre os canais, com muito mais inteligência que beneficie a experiência dos nossos clientes. Iremos, nos próximos meses, ver uma expansão forte da nossa rede de franquias, com a criação de um modelo mais leve e também devemos ver um fortalecimento de nossa confraria, que é única no mercado em vários sentidos. Já dobramos a nossa base de assinantes nos últimos dois meses, e queremos dobrar mais uma vez até o final do ano.

 

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RAIO X DA FRANQUIA

  • Data de entrada da Grand Cru em sistema franchising - 2004
  • Taxa de franquia – R$30.000 e R$60.000, conforme modelo de negócio
  • Capital de giro – em torno de R$200.000, variável de acordo com o tamanho e modelo de operação
  • Royalties – já incluso no custo da mercadoria
  • Taxa de publicidade – já incluso no custo da mercadoria
  • Faturamento médio mensal – variável conforme modelo de loja, de R$150.000 a R$400.000
  • Prazo de retorno – de 24 a 36 meses
  • Capital para instalação – de R$180.000 a R$500.000, variável conforme modelo de negócio e tamanho (em torno de 6.000/m2)
  • Áreas mínimas e máxima – de 30m2 a 200m2 depende do modelo de negócio

 Informações para ser franqueado, e-mail para: franquias@grandcru.com.br

 

SOBRE A GRAND CRU

A Grand Cru é a maior importadora e distribuidora especializada em vinhos de qualidade da América Latina. Com sólida atuação multi canal, oferece mais de 1000 rótulos do mundo todo em mais de 75 pontos de venda de Manaus a Porto Alegre. Além das franquias e operações próprias, tem e-commerce (www.grandcru.com.br), clube de vinhos e distribuição aos melhores restaurantes, hotéis e empórios. São anos tradição sendo reconhecida como sinônimo de qualidade pela experiência única que proporciona aos apaixonados por vinhos: dos experts aos iniciantes.

Fundada em Buenos Aires em 1998, a Grand Cru chegou ao Brasil em 2002, com foco na importação de vinhos argentinos e de grandes vinhos de Bordeaux. Desde então, a empresa foi conquistando espaço no mercado com seu jeito arrojado de se posicionar, perfil dinâmico que norteia cada negócio bem sucedido da marca.

 

Fonte: Redação Smart Business

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