Pular para o conteúdo principal

Como fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google

 

como-fazer-minha-empresa-aparecer-na-primeira-pagina-do-google

Especialista aponta as melhores dicas e estratégias para aumentar as chances do site da sua empresa aparecer e se manter na primeira página do Google.

 

Todo mundo quer ter o site no topo da página de resultados do Google, mas poucos sabem como é o caminho até lá. Descubra!

A cada ano que passa, vemos os e-commerces se tornando uma opção cada vez mais acessível ao grande público. Se até 2020 algumas pessoas ainda tinham receio em compartilhar seus dados pessoais com lojas virtuais, depois da pandemia do novo coronavírus esse medo deu lugar à descoberta.

Foram quase 6 meses de readaptação a essa nova realidade, a necessidade de ocupar um espaço dentre tantos resultados que uma busca no Google traz em segundos virou uma questão de sobrevivência para muitas empresas. 

Estudos já comprovaram que em mais de 50% das buscas orgânicas (ou seja, excluindo os resultados patrocinados), é o primeiro resultado que recebe o clique. Não há mais dúvidas de que vale a pena entrar na briga.

 

A importância de chegar na primeira página do Google

Depois de experimentar o sabor da praticidade e da segurança de comprar produtos ou contratar serviços sem precisar sair de casa, a experiência de visitar o comércio tradicional vai ser cada vez mais esporádica na correria da vida.

Você agora pode estar se perguntando: no meio de tantos resultados gerados pelos buscadores, de tantas empresas concorrentes oferecendo algo semelhante ao que minha empresa comercializa, como fazer para que o meu site conquiste uma posição de destaque?

A resposta está no SEO, Search Engine Optimization ou, em bom português, otimização para mecanismos de busca. Por meio de um conjunto de técnicas aplicadas dentro e fora do seu site, é possível facilitar a comunicação com os algoritmos do Google e fazer com que ele perceba a relevância daquilo que você oferece.

 

Otimização on-page: Algoritmos, intenção e manipulação

Quando falamos em algoritmos, muita gente se assusta imaginando que é preciso dominar ciências exatas para jogar o jogo do Google e se dar bem nele. Na verdade, as habilidades humanas é que são postas à prova nessa corrida.

Os algoritmos funcionam sim com seus robôs e sua função é fazer uma interpretação do conteúdo que é criado em cada site. Por meio de diretrizes que são constantemente atualizadas pela empresa Google, com o propósito de entregar resultados sempre bem selecionados para seus usuários, os algoritmos vão tecendo uma classificação e organizando os sites em lista.

Mas se engana quem pensa que, por ser um sistema automatizado, é possível enganá-lo. Afinal, esses algoritmos são desenvolvidos por pessoas de carne e osso, como eu e você. O processo de crescimento na internet, para ser consistente, precisa ser orgânico, constante e estratégico.

A melhor saída é procurar compreender o raciocínio por trás do sistema e caminhar ao lado dele.

 

SEO: otimização dentro e fora do seu site

Existe uma gama de possibilidades para tornar um site mais atraente ao visitante - sempre em primeiro lugar - e também ao Google.

 

O primeiro passo é arrumar a casa.

As otimizações on-page são ajustes simples e técnicos, mas poderosos, que preparam seu site para receber a atenção dos algoritmos. Nesta etapa você deve:

  • Checar e ajustar as URL´s. Observe se elas estão o mais limpa possível. O que isso quer dizer? URL´s com muitos números e caracteres como: #, ? pode prejudicar o desempenho da página no Google.  Aqui está um exemplo de uma URL ruim: http://www.jessops.com/online.store/products/77650/show.html
  • Títulos (title) e meta descrições de cada página:
  •  Layout simples, intuitivo e responsivo que privilegie a experiência do usuário
  • Guie o usuário de forma fluida entre as informações por meio da linkagem interna entre os conteúdos.
  • Cuidado na produção do conteúdo textual. Não se esqueça de marcar os títulos e os subtítulos como haedings (H1, H2, H3...).
  • Mantenha todos os conteúdos atualizados. Não se esqueça de olhar para conteúdos antigos que te trazem resultados e, quando possível, acrescente mais informações. 
  • Estude as palavras-chave que falem pelo seu negócio e que tenham sentido para o seu consumidor e usuário.
  • A qualidade das plataformas de hospedagem e plataforma de construção do site também são fundamentais.
  • Acompanhe suas métricas pelo Analytics e Search Console.

 

A lista não acaba por aí.

Existem outros fatores on-page que colaboram para que o seu site possa alcançar o primeiro lugar no Google.

Com o site pronto para entrar na competição, chega a hora de conquistar bons aliados.

 

Link Building: SEO off-page para construir autoridade

Existem também alguns fatores que parecem abstratos, mas são determinantes (e não tão misteriosos) para alcançar os primeiros resultados. Estamos falando da autoridade e confiabilidade.

Para saber se um site é mesmo o que parece ser, ele procura saber como e com que outros sites ele se relaciona. Essa relação é estabelecida por meio de links. Ou seja, se um site recebe bons links, de forma contextualizada e de fontes diversas, isso pode ser um bom sinal.

E mais.

Na maior parte dos casos receber esse links é um fator determinante. Um estudo feito pela backlinko mostrou que os sites que estão na primeira posição possuem mais links de qualidade de diferentes fontes. 

 

Veja neste link mais detalhes e um infográfico sobre o estudo 

 

O link building é, portanto, um trabalho que visa a construção de uma rede de links forte. Não basta receber qualquer link. Quanto mais qualificado e alinhado com seu negócio for um link recebido, maior a autoridade repassada ao seu domínio.

Além de escolher sites com boas métricas para firmar parcerias, o trabalho de link building também inclui um estudo minucioso sobre como inserir o link, para que o resultado seja natural e proveitoso para quem for consumir o conteúdo.

 

Conclusão

Investir em presença digital é garantir o espaço que a sua empresa precisa para crescer. E não dá para construir esse caminho sem criar uma estratégia para estar nas primeiras páginas do Google. É importante sempre lembrar que os resultados de uma estratégia SEO são vistos a médio e longo prazo. Por isso, quanto antes você começar a pensar nela, melhor. 



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...