Pular para o conteúdo principal

Como fazer do Google o maior aliado para aumentar suas vendas

 

como-fazer-do-google-um aliado-para-o-seu-negocio

Crescimento dos negócios on-line exige conhecer mais sobre o Google, um poderoso aliado nas vendas.

 

As estratégias de otimização de sites para ranqueamento nas primeiras páginas do Google estão cada vez mais profissionalizadas no Brasil. A técnica é conhecida como SEO (Search Engine Optimization) e tem um peso muito grande para os negócios e serviços que precisam obter acessos em seus sites.

E não é à toa. Dados mostram que mais de 70% das jornadas dos consumidores começam nas páginas dos buscadores.  Estar em uma boa posição pode ser  determinante para garantir um bom público e, consequentemente, boas vendas.

Junto com o crescimento do SEO, também houve um aumento da procura por uma estratégia conhecida como link building. Apesar dessa última estar contida na  primeira, existe uma diferenciação importante que pode ser divida em SEO on-page e SEO off-page. 

O SEO on-page talvez seja o mais conhecido por s

e tratar de ajustes e intervenções que podem ser realizadas dentro do próprio site que está sendo trabalhado. Ajustes nos códigos, títulos, testes de velocidade, redirecionamentos, verificação de estruturas de URL e criação de conteúdo otimizado estão entre as ações que podem ser tomadas nesta etapa.

Entretanto, existem outros fatores que possuem uma grande importância nas estratégias para ranquear no Google e que faz parte de um outro braço, chamado de SEO off-page. Nesse caso, o foco da execução está em ações que podem ser realizadas fora do site. Entre os destaques do SEO off-page está a busca pela conquista de links (ou backlinks) vindos de outros sites, a técnica também é chamada de link building.

 

Algoritmos mais inteligentes

Até bem pouco tempo, conseguir backlinks era uma tarefa simples, pois o Google considerava a maior parte dos links recebidos por um site, independente da origem. Entretanto, os algoritmos ficaram mais inteligentes e agora são capazes de perceber quando há um processo de manipulação e automação de backlinks, o que fez com que a "ciência dos links" ficasse mais complexa .

"Links são a essência da web. O conceito de poder navegar em uma grande rede é fruto da existência dos hiperlinks. Assim como uma região geográfica pode ser mapeada pelas estradas que se conectam, toda a Internet também pode ser mapeada por meio do modo como as páginas da web se vinculam." Explica Flávia Crizanto, especialista em link building e jornalista da Experta Media.

Desde sempre, essa navegação precisou ter contexto, ou seja, os links necessitam estar em locais que façam sentido e encaminhar para outros sites que realmente possam acrescentar algum tipo de informação. Por isso, os bons profissionais da área batem tanto na tecla de que a melhor fórmula para se conquistar backlinks de qualidade é por meio da produção e distribuição de conteúdos de qualidade. 

Com o aprimoramento dos algoritmos, os backlinks chegam a ser responsáveis por mais de 50% do sucesso de uma estratégia que pode levar um site a alcançar os primeiros resultados nas páginas de buscas. Em compensação, está cada vez mais notório que  guest posts, fóruns, comentários e, até mesmo, criação de rede sites não são locais bons para se obter backlinks. Pelo contrário, costumam ser ineficazes e, em casos mais extremos, podem inclusive prejudicar e levar a uma punição. 

O webmaster do Google John Mueller realiza de tempos em tempos webinars para que as pessoas possam tirar dúvidas e levantar questões. Em uma de suas aparições, disse que o Google reconhece quando os links são gerados automaticamente e, nesses casos, não os leva em consideração. "Na maioria das vezes, nós os ignoramos. São links que se vinculam a tudo, por isso são fáceis de reconhecer". 

Ele também admite o quão difícil é realizar o trabalho de link building e ressalta a necessidade de promoção dos conteúdos. "Então, basicamente, como você precisa que algumas pessoas visitem seu site de alguma forma, é necessária alguma autopromoção do seu lado. O que colabora para que pessoas possam reconhecer que um site é realmente bom para posteriormente enviar links."

 

Vale a pena comprar pacotes de backlinks?

Quando um profissional decide implementar a conquista de links como estratégia, é comum se depararem com ofertas de empresas e profissionais oferecendo backlinks em pacotes prontos. Entretanto, como os próprios profissionais do Google dizem, esse tipo de ação pode ser ignorada pelos algoritmos. O que pode representar desperdício de tempo e dinheiro. 

Por outro lado, promover o conteúdo de uma página ou blog é muito importante para que ele seja visto e comece a ser referenciado. Por isso, cada vez mais empresas oferecem estratégias que envolvem marketing de conteúdo, assessoria de imprensa digital e SEO para conquistar links. 

"Conteúdo de qualidade aliado a uma distribuição estratégica é fundamental para um trabalho de link building, além de permitir chegar a uma diversidade de fontes. Isso, um bom jornalistas com conhecimentos em SEO sabe executar. Comprar um pacote de backlinks pronto é muito mais fácil, mas está provado que cada vez menos traz resultados.  Acredito que muitos ainda trabalhem assim porque ainda temos poucas informações em português sobre o tema. Por isso, criamos um blog para ser a maior biblioteca abordando o assunto no Brasil." Revela Flávia Crizanto. 

 

Para conhecer o blog, acesse: https://www.expertamedia.com.br/blog/

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...