Pular para o conteúdo principal

7 Dicas Práticas para Empreender CORRETAMENTE em Startups


como-criar-uma-startup-de-sucess-do-zero

Especialista em consultoria estratégica lista os principais pontos para empreendedores que desejam atrair investidores para suas Startups



Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, principalmente no Brasil. O desafio é ainda maior para quem decide criar uma startup, iniciativa que traz a inovação como principal componente de seu DNA. Em universo único, que conta até com uma linguagem própria, a jornada se torna ainda mais peculiar.

Entre unicórnios, pitchs, aportes e exits, neste ecossistema não basta apenas ter um bom produto ou serviço, é preciso planejar cada passo do negócio, principalmente no início, onde uma falha pode levar a perdas financeiras e até ao fracasso de uma boa ideia.

Buscando ampliar as possibilidades de sucesso, Fabiany Lima, diretora geral da DiliMatch - consultoria estratégica que facilita todo o processo de busca, negociação e fechamento de contrato entre investidores e startups - enumerou algumas dicas importantes para esses empreendedores. Confira!

 

Invista em validação e/ou prototipação

Com uma ideia em mente, é preciso, antes de qualquer movimento, entender se há uma demanda para a qual sua solução responderá, ou seja, se há uma dor para aquele remédio. Entendendo esse ponto, recomenda-se criar um protótipo do produto ou um pacote básico do serviço e disponibilizá-los para experimentação de possíveis clientes.

 

Defina o modelo de negócios

Esse é um passo indispensável para qualquer negócio, pois determina a forma como será estruturada a sua marca, quem será seu público-alvo, possíveis fornecedores e parceiros, fontes de receita, canais de venda, entre outros pontos estratégicos para o sucesso da sua startup.

 

Selecione o time e pontue responsabilidades

Selecione cada membro da equipe com base em competências, personalidade e experiências anteriores, indo além do que diz o currículo. Além disso, defina bem a função de cada pessoa, para que todos saibam claramente seus papéis, responsabilidades e sua importância para o crescimento da empresa.

 

Atenha-se a organização administrativa

Oficializar o negócio e formalizar administrativamente, desde os primeiros dias, é o caminho para livrar-se de problemas. Além disso, ter todo o histórico financeiro, com despesas e receitas bem detalhadas, te ajudará a definir estratégias para crescer de acordo com o caixa disponível e, no futuro, facilitará os trâmites durante a captação de investimentos.

 

Classifique KPIs

Sigla para o termo em inglês key performance indicator (ou indicador-chave de desempenho), esse ponto é essencial para definir objetivos claros e medir a performance dos processos internos. Sem os indicadores, a organização fica baseada em "achismos", ficando a mercê da sorte. Não caia nessa roubada!

 

Utilize roadmaps

Usados para organizar as metas de desenvolvimento e expansão, os roadmaps nos mostram em que ponto sua startup está, para onde está indo e quais são os próximos passos - sejam eles, uma possível expansão, lançamento de novo produto ou solução, captação de investimentos, entre outros.

 

Tenha uma cultura e missão definidos

Por fim, mas não menos importante, é preciso definir e divulgar corretamente a cultura e a missão da empresa, tanto interna quanto externamente, questões que influenciarão diretamente na retenção de talentos e, até mesmo, na conquista de clientes.

 

 

Sobre a DiliMatch

Criada em 2019, a DiliMatch é uma consultoria estratégica que dá suporte para que investidores brasileiros e estrangeiros aportem capital em iniciativas nacionais, e para startups que procuram por investimento. Para tanto, trabalha nos processos de documentação, antecipação do due diligence, definição do valuation correto, negociação e match entre as pontas do ecossistema, por meio de um processo ágil, moderno e rápido.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...