Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para Melhorar sua Linguagem Corporal em Reuniões Virtuais


dicas-de-linguagem-corporal-para-reuniões-virtuais

Conheça 5 importantes dicas que vão te ajudar a manter a postura e o profissionalismo durante as reuniões virtuais



Diante da pandemia de Covid-19 e a necessidade de adotar medidas de distanciamento social, a maioria das empresas recorreram ao home office e, por isso, precisaram se adaptar a uma nova maneira de interagir com suas equipes.

As videoconferências se tornam parte da rotina daqueles que não podem mais se encontrar pessoalmente, porém, é importante lembrar que as reuniões virtuais são muito diferentes das presenciais.

Enquanto o conteúdo da reunião e os participantes são basicamente os mesmos, a presença de uma câmera faz com que tudo pareça novidade. Todos estão constantemente se perguntando: "Para onde olhar?", "O que fazer com as mãos?" e "Se eu não estiver falando, eles ainda verão minha webcam?".

A resposta para a última pergunta é sempre sim – todos os participantes podem ver as câmeras ligadas durante toda a reunião. Mas no quesito “apresentação pessoal”, durante as videoconferências, é preciso estar mais atento à linguagem corporal do que durante as reuniões presenciais.

E como há uma boa chance de as reuniões online se tornarem uma parte contínua da vida cotidiana do trabalho, provavelmente é uma boa ideia avaliar qual a etiqueta adequada para os encontros virtuais. Para auxiliar nesta tarefa, o GoToMeeting by LogMeIn preparou uma lista com as cinco principais dicas de linguagem corporal para garantir que todos sejam profissionais e engajados durante as videoconferências.


Confira:


Cuide da postura

Ao trabalhar em casa, é possível trabalhar na mesa da cozinha, no sofá, na cama e até no carro (apenas para sair de casa). Mas quando chega a hora de entrar em uma reunião, é importante verificar se a pessoa está em um local onde se consiga sentar-se ereto – de preferência em uma mesa.

Manter uma boa postura durante uma reunião faz com que o participante pareça estar mais envolvido. A boa postura também aumenta a autoconfiança, o que ajuda no envolvimento da conferência e melhora a experiência geral do usuário. E, falando sério, discar para uma reunião virtual enquanto descansa no sofá não é uma boa aparência.

 

Mantenha contato visual

Embora não seja possível fazer “contato visual” durante uma videoconferência, o ideal é sempre falar e olhar para o monitor, mesmo quando não é possível distinguir se os integrantes da reunião estão olhando diretamente para foto de quem fala. Esse tipo de contato visual faz com que as conversas online pareçam mais humanas.

Se mesmo assim alguém não se sentir conectado com a equipe, sempre é possível usar a exibição em grade para visualizar todos os membros da reunião ao mesmo tempo. Isso possibilita que uma pessoa possa falar e acompanhar as expressões faciais dos demais, e ver como todos estão respondendo aos comentários em tempo real.

Quando não houver ninguém da equipe falando, o ideal é que todos continuem olhando no monitor. As pessoas saberão distinguir se todos estão compenetrados na videoconferência ou apenas interessados em acontecimentos externos, como a televisão ou o celular.

 

Controle as expressões faciais

O microfone no mudo não quer dizer que as pessoas não leiam expressões faciais. Tente manter uma expressão amigável. É possível fazer isso ao manter um sorriso moderado e, levemente, erguer as sobrancelhas. Caso pareça forçado, o recomendado é manter o rosto neutro. Evite franzir a testa ou fazer careta enquanto os demais colegas falam.

Ainda, o interlocutor tem a possibilidade de olhar seu próprio rosto na câmera e entender se está se comunicando demais. Isto possibilita que ele faça ajustes necessários.

 

Mantenha as mãos sob controle

Assim como o rosto, as mãos podem dizer muito sobre os verdadeiros sentimentos daquele que está falando. Por exemplo, esfregar o queixo pode ser um sinal de julgamento, já inspecionar as unhas e apoiar a cabeça nas mãos mostra tédio.

Para evitar o envio de sinais errados com as mãos, o aconselhável é mantê-las fora do alcance da câmera. É seguro que elas fiquem descansando no colo ou, gentilmente, postas sob a mesa.

Para aqueles que falam com as mãos, a dica é usá-las como faria normalmente, pois quando se para e pensa muito sobre isso, não parecerá natural e ficará estranho. Também é legal evitar tocar o rosto.

 

Relaxe

O ponto principal é que, quando a pessoa está relaxada, a linguagem corporal fala por si só. Por exemplo, se ela estiver estressada em participar da videoconferência, esse temperamento passará para sua linguagem corporal.

Mas qual o motivo de estar estressado? Embora exista um desconforto por estar aparecendo na tela, são sempre as mesmas pessoas que estão presentes. A dica é não deixar que a mudança de local e a nova tecnologia impeçam de que o integrante da equipe se solte.

A linguagem corporal fala muito sobre uma pessoa e como ela se sente em determinada situação. Durante as videoconferências, não é aconselhável ocultar, dos demais, a linguagem corporal, por tanto, verifique se seu corpo está dizendo as coisas certas, permanecendo relaxado e envolvido.



Expertise e práticas recomendadas para adotar no trabalho remoto

Visite o centro de recursos de trabalho remoto da LogMeIn para encontrar mais dicas e práticas recomendadas sobre como dominar a mudança para trabalhar em casa. A empresa continuará atualizando sua página e os seus canais com materiais educacionais da equipe e de terceiros.

-

Sobre o portfólio de Comunicações Unificadas e Colaboração da LogMeIn

Líder de mercado, reconhecida em comunicações unificadas e colaboração e trabalho remoto, a LogMeIn possui o portfólio mais abrangente do setor de soluções UCC que criam maneiras mais simples e inteligentes de as pessoas conhecerem, conectarem, comercializarem, venderem e treinarem, em casa, no escritório, na empresa, ou em movimento. Isso inclui produtos premiados da marca GoTo, como GoToMeeting, GoToWebinar, Grasshopper e Jive, além das soluções GoToConnect e GoToRoom anunciadas recentemente. Os produtos UCC combinados da LogMeIn suportam mais de 28 milhões de usuários por mês, com mais de 1,5 bilhão de minutos de conferência por mês contribuindo para mais de 8 milhões de reuniões por mês e quase 20 bilhões de minutos de voz por ano.

 

Sobre a LogMeIn, Inc.

Os produtos da LogMeIn, Inc. (Nasdaq: LOGM) liberam o potencial da força de trabalho moderna, possibilitando que milhões de pessoas e empresas de todo o mundo façam o seu melhor trabalho, quando quiserem, como quiserem, e o mais importante, de qualquer lugar. Pioneira na tecnologia de trabalho remoto e uma força motriz por trás do movimento atual de “anywhere office”, a LogMeIn se tornou uma das maiores empresas de SaaS do mundo, com dezenas de milhões de usuários ativos, mais de 3.500 funcionários globais, mais de US$ 1,2 bilhão em receita anual e mais de 2 milhões de clientes em todo o mundo que utilizam seus softwares como parte essencial de suas vidas diárias. A empresa está sediada em Boston, Massachusetts, com locais adicionais na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...