Pular para o conteúdo principal

O que é Link Building e como utilizar essa estratégia para se destacar no Google


o-que-e-link-building-estrategia-para-google

Entenda como funciona a estratégia que é fundamental para se destacar no Google e atrair mais visitantes para o seu site.



Seguramente, dez entre dez pessoas que possuem um site para fazer negócios na Internet querem ocupar boas posições no Google. Mas para atingir essa meta, é preciso, antes de mais nada, saber como ele funciona. 

Os motores de busca, como o Google, funcionam como uma "grande biblioteca" de sites. Quando se insere um termo para pesquisa, o Google exibe os resultados em uma ordem hierárquica que não é aleatória. Ele elenca os sites em ordem de importância dentro daquele contexto, ou seja, mostra primeiro aqueles que os robôs do buscador entendem que melhor respondem à demanda do usuário. 


O que é Link building

Hoje já se sabe que para um site ser bem colocado no Google, ele deve contar com "votos de confiança" de outros sites, que são os links. Ou seja, quanto mais links de sites relevantes forem direcionados para uma página, melhor ela será vista pelo Google e, portanto, melhor será o seu ranqueamento.

Esses votos de confiança (links) são chamados de backlinks. E essa construção de backlinks faz parte das estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e é conhecida no mercado de marketing digital como Link Building

As técnicas de SEO visam otimizar as classificações nas SERPs (Search Engine Results Page) – páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. A técnica prevê a execução de estratégias personalizadas dentro dos sites, processo chamado de SEO Onpage. O trabalho focado no que ocorre fora dos sites  é o SEO Offpage. O link building tem papel fundamental nesta abordagem.

Obter um portfólio de backlinks robusto requer um esforço contínuo e focado. Para que a estratégia de link building seja eficiente, é preciso entender como ela funciona. 


Como os sites ranqueiam no Google

O Google rastreia a Web seguindo os hiperlinks. Ele cria um índice a partir das páginas encontradas. Quando se pesquisa um tópico, portanto, o usuário não está usando toda a Web diretamente, mas sim acessando os sites que são rastreados pelo Google

O buscador armazena seus índices em vários Data Centers. Os últimos números informados pela empresa referentes ao seu armazenamento são da ordem de, aproximadamente, 130 trilhões de páginas.  São utilizados algoritmos, Machine Learning (Aprendizagem de Máquina) e códigos de classificação para determinar os resultados mais relevantes. 

Vale lembrar que o Google trabalha duro para manter seus resultados de pesquisa livres de práticas manipulativas, impondo penalidades que podem até remover um site do seu índex. Isso significa que todo o trabalho que vise otimizar um site para performar bem junto ao buscador deve respeitar as diretrizes da empresa para que o "tiro não saia pela culatra".  


Como obter backlinks de qualidade com o Link Building

Existem várias métricas para determinar se um backlink tem ou não qualidade. De acordo com especialistas em SEO, é preciso atentar a alguns fatores na hora de colocar em prática uma estratégia de link building que seja eficaz. 

  • É importante garantir que os backlinks venham de sites confiáveis. Links de sites maliciosos ou de redes de blogs criadas para manipular o Google - os chamados Private Blog Networks (PBNs)  - não só não ajudam como são prejudiciais a qualquer estratégia.
  • Os links devem ser inseridos naturalmente no conteúdo, agregando valor a ele. Isso significa que eles devem apoiar uma informação ou fornecer um exemplo que ilustre um fato. Links distribuídos sem contexto também são perigosos.
  • Conteúdo de alta qualidade é essencial. Os textos com os quais se trabalha devem ser inéditos, e entregar valor ao leitor. Dados e pesquisas são bem vindos e aumentam 
  • O anchor text (texto âncora) é o termo que carrega o link. Para que o trabalho de link building seja eficaz, o texto âncora também é um ponto de atenção. Ele deve se encaixar naturalmente no conteúdo. Portanto, deve-se evitar trabalhar sempre com a palavra-chave exata e buscar variar os anchors.
  • Os backlinks são valiosos, mas existem diferenças entre eles. Os que são marcados com a codificação "nofollow" não transmitem nenhum valor de SEO. É preciso buscar links "dofollow" em suas campanhas de link building, pois eles indicam que o link colocado deve ser rastreado e conta pontos para os resultados orgânicos.

Táticas de link building, para gerarem resultados, requerem trabalho árduo, tempo e expertise. Empresas e marcas que não dispõem de tempo ou de equipe para executar a estratégia de forma adequada, podem se beneficiar de uma agência de link building.

É uma forma segura para construir links que gerem resultados reais, evitando riscos de penalizações dos mecanismos de busca. 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...