Pular para o conteúdo principal

MEI representa 82% das novas empresas abertas no Brasil


Crescimento-no-numero-de-MEIs-no-Brasil-2020

Fundador da Easymei, plataforma que auxilia a gestão de microempresas, aponta os principais motivos para o crescimento do número de MEIs no país, e deixa valiosas dicas para quem está iniciando a jornada empreendedora.


A pandemia da COVID-19 tem apresentado reflexos em todas as áreas da economia brasileira, indo desde a forte retração no faturamento das empresas, principalmente as micro e pequenas, até o crescente aumento no número de novos empreendedores.

Segundo o “Mapa das Empresas”, estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Economia, com uma visão ampla sobre o cenário dos negócios no país, somente no mês de março foi reportado mais de 268 mil novas empresas no Brasil, sendo que 218 mil são MEIs, representando 82% do número total de negócios abertos.

Para entendermos de maneira mais profunda o significado desses números em nossa economia, e as tendências de negócios que estão sendo geradas no país, conversamos com Alexandre de Carvalho, um dos fundadores da Easymei, plataforma recém lançada no mercado e que visa auxiliar e facilitar a gestão dos negócios para microempreendedores.

Em nosso bate papo especial abordamos temas como os desafios enfrentados pelos novos empreendedores na gestão de seus negócios, as oportunidades empreendedoras que surgem no pós pandemia, os motivos para o alto índice de informais no país, e os principais benefícios de quem busca pela formalização como MEI, além de valiosas dicas para quem está iniciando na jornada empreendedora.



Confira a entrevista completa:



Alexandre, um dos temas de maior interesse por parte de nossos leitores é conhecer a história por trás do negócio. Conte-nos como surgiu a ideia do EasyMEI, e quais foram os maiores desafios para tirar a ideia do papel?

A ideia do Easymei foi lançar um aplicativo que pudesse ser um auxílio para as pessoas na hora de abrir e gerir uma empresa MEI. Sabemos que, apesar de vivermos na era da informação, muitas pessoas possuem dificuldades na execução de alguns processos burocráticos. Sendo assim, a plataforma chega ao mercado com o objetivo de auxiliar os microempreendedores nos processos burocráticos, oferecendo seu aplicativo e serviços de forma gratuita, com 6 meses de acesso sem qualquer custo, para que as pessoas tenham um auxílio no processo de abertura da MEI, além de um aplicativo que permita fazer a emissão da guia do seu imposto, gerar recibo ou nota e ter um controle do seu financeiro.

 

Os maiores desafios para tirar a ideia do papel foram: definir o mínimo viável para lançamento do produto e criar equipe de trabalho.

 


Estamos vivenciando um momento atípico na economia mundial, devido aos efeitos da pandemia, e isso tem refletido no número de desempregados, por exemplo. Você acredita que este seja o principal fator para o exponencial aumento no número de MEIs no Brasil?

O aumento no número de MEIs se deve não só às altas taxas de desemprego, mas também a preocupação das pessoas em regularizar suas funções para sair da informalidade e buscar novas formas de renda para contornar a crise. Além disso, hoje é uma das formas mais baratas e rápidas de se criar uma empresa no Brasil. 

 


Apesar dos diversos benefícios disponibilizados para quem formaliza o seu negócio como MEI, e do processo menos burocrático que busca agilizar e facilitar todo o processo, muitos brasileiros ainda continuam na informalidade. Na sua opinião, isto acontece por falta de conhecimento sobre o MEI ou o modelo ainda é pouco atrativo para quem tem uma receita muito variável?

Muitos brasileiros continuam na informalidade porque o sistema brasileiro ainda é muito burocrático e oneroso. Ser empreendedor no Brasil não é uma jornada fácil.

O MEI, é o formato de empresa mais fácil e barato no Brasil, porém ainda carece de alguns ajustes, como por exemplo, se não tivesse restrição de atividades e se fosse  mais divulgado.

Nós da Easymei, queremos contribuir para que os brasileiros entendam os benefícios de se formalizar e mostrar que o MEI pode ser uma alternativa para realizar o sonho de ser dono do seu próprio negócio.

 


A pandemia tem apresentado cenários bem distintos para muitos negócios, onde algumas áreas conseguiram se fortalecer e mostrar crescimento no número de negócios, e outras infelizmente tem tido maior número de falências. Atualmente, quais segmentos de MEI você identifica como os mais aquecidos, e quais os mais fragilizados para empreender?

Os segmentos que mais possuem registro MEI são:

1.      Atividades relacionadas a beleza e estética, como: cabeleireiros e manicure

2.      Comércio de vestuário

3.      Serviços de obra, manutenção e instalações

4.      Promoção de vendas

5.      Lanchonetes e fornecimentos de alimentos para consumo domiciliar

6.      Comércio de mercadorias em geral

Já o serviço doméstico é uma atividade que ainda tem baixa adesão.

Apesar de ser a 16ª atividade com mais registros MEI no Brasil, contando com 150 mil, este número ainda é muito baixo em relação ao total de trabalhadores domésticos que possui no país.

As pessoas que trabalham como diarista, deveriam se formalizar como MEI, profissionalizando o seu serviço e passando a ter direitos  como auxílio doença, maternidade  e aposentadoria.

 


Um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas tem sido a expectativa para a retomada da economia no pós quarentena. Na sua experiência como empreendedor e pela vivência que tem auxiliando quem tem o próprio negócio, este será um processo lento e doloroso como todos acreditam? Quais dicas você deixa para os MEIs e Micro Empresários para a retomada dos negócios?

Ainda vivemos um momento difícil na economia. Alguns setores mais prejudicados, outros menos, mas todos com incertezas e desafios para essa nova jornada pós Covid-19. A velocidade da retomada vai depender da atividade e a forma como a pessoa atua.

Acredito que setores como turismo, por exemplo, demore mais para recuperar, uma vez que as pessoas ainda temem o vírus e, claro, por questões financeiras. Já atividades como alimentação por delivery e vendas online (e-commerce), apresentam boas oportunidades e aumento nas vendas.

O MEI deve controlar sua finança, cortar tudo que não for essencial para o seu negócio e buscar alternativas para estar mais próximo do seu cliente.

 


Apesar do alto índice de empreendedorismo no Brasil, continuamos fechando muitas empresas todos os anos. Na sua opinião, quais os principais motivos que levam as empresas a falência?

Verdade, ainda temos uma alta taxa de mortalidade das empresas no Brasil. A falta de planejamento e pesquisa do mercado acho que são os principais fatores. Depois, a burocracia, a carga tributária e juros que são muito altos no Brasil.

 


Falando um pouco mais sobre a plataforma do Easymei, quais diferenciais e ferramentas você considera como os mais atrativos para os microempreendedores?

Um ponto importante é que a nossa plataforma oferece gratuidade durante 6 meses para o microempreendedor ter acesso a todas as ferramentas de gestão ao seu negócio. Além disso, oferecemos:

a.                  Cadastro dos clientes e fornecedores;

b.                 Cadastro de contas - bancárias e cartão para uma gestão das finanças por tipo de operação;

c.                  Geração de recibo - atende todos os usuários do Brasil que não precisam emitir Nota Fiscal.  O MEI não é obrigado a emitir Nota Fiscal quando a venda é para pessoa física;

d.                 Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - integrado com o financeiro (a receber /recebido)
Neste primeiro momento apenas o Município de São Paulo, mas iremos evoluir para outros Municípios, com base na maior representação ou demandas dos clientes.

e.                  Emissão da guia para pagamento do imposto (DAS), integrado com o financeiro, e gestão do pagamento (checa no portal do governo se a guia foi paga, estando em atraso aponto a pendência).

f.                   Controle dos recebimentos e pagamentos;

g.                  Cumprimento das obrigações

i.                        Mensal - relatório das receitas, gerado automaticamente com base nos imputes do financeiro.

ii.                        Anual - automático a partir dos relatórios mensais, integrado com o portal do Governo Federal.

h.                 Relatórios com gráfico para gestão da empresa.

 


Sobre o futuro da empresa, quais os próximos passos do Easymei? Onde você vê sua empresa em 5 anos, por exemplo

Queremos mostrar as vantagens de ser um microempreendedor, ajudar as pessoas a saírem da informalidade e permitir, por meio do nosso aplicativo Easymei, fazer a gestão da sua empresa e receber serviços diferenciados.

Esperamos que o Governo, passe a permitir que todas a atividades e profissões possam ser MEI, facilitando o início da jornada de empreendedor e ser uma opção para os desempregados retornarem ao mercado.



Qual dica você deixa para quem está iniciando na jornada empreendedora neste momento de tantas incertezas no país.

Eu deixaria 05 dicas para quem está iniciando a jornada de empreendedor:

1) Pesquise muito o mercado, é essencial conhecer seus concorrentes e a forma de atuação.

2) Tenha bem definido seus objetivos e propósito do seu negócio.

3) Calcule o seu investimento.

4) Estude seus clientes.

5) Converse com empresários do mesmo ramo ou pessoas que possam contribuir na jornada.

 

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...