Pular para o conteúdo principal

8 sites que toda Mulher Empreendedora precisa conhecer


sites-que-toda-a-mulher-empreendedora-deve-conhecer

Sites especializados em conteúdo empreendedor para mulheres são ferramentas essenciais no dia a dia de quem precisa se manter informada e preparada para a desafiadora jornada no mundo dos negócios.



O empreendedorismo tem sido, sobretudo para as mulheres, uma ferramenta importante de transformação social. De acordo com o Sebrae, entre os anos de 2017 e 2018, a proporção de mulheres empreendedoras “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%.

Pouco a pouco, elas vêm aumentando a participação no universo empreendedor. Hoje já são 24 milhões, frente aos cerca de 28 milhões de empreendedores homens, segundo  pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor

Em termos de performance, as mulheres também não têm decepcionado. Um levantamento promovido pelo fundo de investimento americano First Round revela que empresas que contam com mulheres entre seus sócios-fundadores têm performance 63% melhor comparadas àquelas cuja sociedade é integralmente masculina. 

Já os dados da Business Insider indicam aumento na lucratividade na ordem de 12% em empresas de tecnologia com liderança feminina, em comparação às lideradas por homens.

Um longo caminho a conquistar

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o mundo pôde acompanhar novos exemplos de como uma liderança feminina consegue ser potente. Países governados por mulheres - como a Alemanha, de Angela Merkel, e a Nova Zelândia, de Jacinda Arden - apresentaram melhor controle da doença do que outras potências globais governadas por homens.

Porém, apesar dos evidentes bons resultados, ainda há muito a ser trilhado para que seja atingida a equidade de gênero. O relatório Women in Business 2020 aponta que, atualmente, as mulheres ocupam apenas 29% dos cargos de liderança em empresas de todo o mundo. Apesar de já ser um avanço em relação aos 22% registrados em 2015, o índice não é o suficiente.  Além disso, o Sebrae aponta que donas de negócios ganham 22% a menos que homens. 

Uma jornada, muitas frentes de trabalho

Mulheres que empreendem também passam por dificuldades específicas que muitos empreendedores homens não vivenciam, especialmente pela dupla função - que exige uma divisão entre a vida de chefe de negócio e dona de casa. 

De acordo com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, 59% das empreendedoras são casadas, 52% delas têm filhos e investem 24% mais tempo à casa e aos filhos do que os homens. A mulher empreendedora é, portanto, essencialmente multitarefas. 

Cercar-se de exemplos e fontes de inspiração pode ser um combustível importante para enfrentar as dificuldades dessa trajetória. 

Para Renata Spallicci, empresária de 38 anos, o conhecimento é uma ferramenta valiosa para mulheres que enfrentam os desafios do empreendedorismo. 

Incontestavelmente multitarefas, ela desafia as 24 horas do dia: além de ser diretora de Assuntos Corporativos da Apsen Farmacêutica - empresa que ganhou destaque recentemente pela produção da hidroxicloroquina, Renata atua como coach, escritora, palestrante, atleta de fisiculturismo e ainda é rainha de bateria da Barroca Zona Sul, escola de Samba de São Paulo. 

Ela acredita que manter-se capacitada e informada sobre as atualizações do mundo dos negócios é essencial a todas as mulheres, seja para aquelas que têm o objetivo de crescer na carreira ou, principalmente, para as que desejam começar a empreender. 

A informação sempre foi a chave para qualquer coisa que pensemos fazer. Conteúdo de qualidade ensina, inspira e empodera. Começo o meu dia lendo as notícias em diversos portais e busco sempre referências de assuntos do meu mercado de atuação em sites internacionais e grupos de discussão”, revela Spallicci. 

Para Samia Melikian, mentora de comunicação e autoconhecimento, algo importante que toda mulher empreendedora deve fazer é separar algumas fontes e referências que melhor se enquadrem com os seus ideais e princípios. “Consumir conteúdo de qualidade está intimamente ligado com quem eu quero seguir e quem é minha referência”, afirma.

A fim de otimizar o tempo e potencializar o nível de informação, escolher conteúdos de qualidade, que dialoguem com a vida da empreendedora, faz toda a diferença. Nesse cenário, apostar no que é produzido exclusivamente por e para mulheres é o ideal. 

A conexão que a gente faz dentro de um grupo de mulheres empreendedoras é engatilhada pela identificação. Não só com as dores, como também com o sucesso, a caminhada, a experiência de cada uma”, completa Melikian.

Para as que desejam encontrar conteúdos de qualidade ou expandir as fontes de informações sobre empreendedorismo feminino, a lista a seguir traz oito exemplos de sites de sucesso escritos por mulheres. 

 

Renata Spallicci 

Renata Spallicci não só consome, mas produz conteúdo voltado ao público empreendedor feminino. Em seu site, a empresária aborda assuntos como desenvolvimento pessoal e profissional, autoconhecimento, além de compartilhar dicas sobre como conciliar todas as demandas de uma rotina verdadeiramente multitarefas. 

 

Mulheres Empreendedoras

Criado em 2016, o Mulheres Empreendedoras é um dos mais conhecidos no país quando o assunto é empreendedorismo. Visa difundir conhecimento sobre a área, além de orientar e apoiar mulheres que empreendem. Nos posts, há desde dicas sobre carreira, tendências de mercado até mensagens motivacionais. 

 

Itaú Mulher Empreendedora

Organizado pelo banco, o Itaú Mulher Empreendedora publica artigos semanais sobre gestão e finanças. Além disso, compartilha histórias inspiradoras de mulheres que conseguiram achar seu lugar no universo do empreendedorismo. O site estimula também o senso de comunidade: no espaço, é possível criar um login para trocar ideias e formar parcerias com outras empreendedoras. 

 

Academia das Mulheres de Sucesso

O Academia das Mulheres de Sucesso afirma que nasceu para auxiliar mulheres modernas a terem êxito em todos os núcleos de suas vidas. O site oferece materiais que tratam tanto dos problemas da vida profissional, quanto da vida pessoal da mulher, como questões referentes ao lar e a família. 

 

Rede Mulher Empreendedora

Agora, a mulher empreendedora, além de trabalhar em esquema home office se divide entre as obrigações do negócio e o cuidado com a casa e os filhos durante a pandemia mundial. Desafios como estes são os motes do blog da Rede Mulher Empreendedora, que fala sobre as muitas dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras. O portal conta com artigos e notícias sobre o nicho.

 

Movimento Black Money

Segundo o Sebrae, uma empreendedora negra recebe, em média, menos da metade do que ganha um homem branco. Por isso, falar sobre o empreendedorismo negro é essencial. O site do Movimento Black Money, apesar de não ser destinado apenas às empreendedoras, traz dicas de finanças, marketing e, claro, empreendedorismo - principalmente no meio digital - que podem ser úteis para todas as mulheres.


Marie Curie Box 

O site Marie Curie Box possui uma proposta diferente: trata-se de um clube de assinaturas, no qual, mensalmente, recebe-se um livro, um guia de leitura e uma revista com entrevistas exclusivas. A curadoria é feita por grandes líderes femininas do país. Já passaram pelo Marie Curie nomes como Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, e Adriana Ferreira, gerente na IBM.

 

Vida Organizada

Criado por Thais Godinho, o Vida Organizada é atualizado com informações e dicas para auxiliar na organização de vários campos da vida, incluindo a arrumação da casa. Pode ser útil para mulheres que precisam de ajuda no planejamento da rotina, principalmente para as que trabalham de casa, o que costuma ser uma realidade comum entre muitas empreendedoras. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...