Pular para o conteúdo principal

8 sites que toda Mulher Empreendedora precisa conhecer


sites-que-toda-a-mulher-empreendedora-deve-conhecer

Sites especializados em conteúdo empreendedor para mulheres são ferramentas essenciais no dia a dia de quem precisa se manter informada e preparada para a desafiadora jornada no mundo dos negócios.



O empreendedorismo tem sido, sobretudo para as mulheres, uma ferramenta importante de transformação social. De acordo com o Sebrae, entre os anos de 2017 e 2018, a proporção de mulheres empreendedoras “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%.

Pouco a pouco, elas vêm aumentando a participação no universo empreendedor. Hoje já são 24 milhões, frente aos cerca de 28 milhões de empreendedores homens, segundo  pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor

Em termos de performance, as mulheres também não têm decepcionado. Um levantamento promovido pelo fundo de investimento americano First Round revela que empresas que contam com mulheres entre seus sócios-fundadores têm performance 63% melhor comparadas àquelas cuja sociedade é integralmente masculina. 

Já os dados da Business Insider indicam aumento na lucratividade na ordem de 12% em empresas de tecnologia com liderança feminina, em comparação às lideradas por homens.

Um longo caminho a conquistar

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o mundo pôde acompanhar novos exemplos de como uma liderança feminina consegue ser potente. Países governados por mulheres - como a Alemanha, de Angela Merkel, e a Nova Zelândia, de Jacinda Arden - apresentaram melhor controle da doença do que outras potências globais governadas por homens.

Porém, apesar dos evidentes bons resultados, ainda há muito a ser trilhado para que seja atingida a equidade de gênero. O relatório Women in Business 2020 aponta que, atualmente, as mulheres ocupam apenas 29% dos cargos de liderança em empresas de todo o mundo. Apesar de já ser um avanço em relação aos 22% registrados em 2015, o índice não é o suficiente.  Além disso, o Sebrae aponta que donas de negócios ganham 22% a menos que homens. 

Uma jornada, muitas frentes de trabalho

Mulheres que empreendem também passam por dificuldades específicas que muitos empreendedores homens não vivenciam, especialmente pela dupla função - que exige uma divisão entre a vida de chefe de negócio e dona de casa. 

De acordo com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, 59% das empreendedoras são casadas, 52% delas têm filhos e investem 24% mais tempo à casa e aos filhos do que os homens. A mulher empreendedora é, portanto, essencialmente multitarefas. 

Cercar-se de exemplos e fontes de inspiração pode ser um combustível importante para enfrentar as dificuldades dessa trajetória. 

Para Renata Spallicci, empresária de 38 anos, o conhecimento é uma ferramenta valiosa para mulheres que enfrentam os desafios do empreendedorismo. 

Incontestavelmente multitarefas, ela desafia as 24 horas do dia: além de ser diretora de Assuntos Corporativos da Apsen Farmacêutica - empresa que ganhou destaque recentemente pela produção da hidroxicloroquina, Renata atua como coach, escritora, palestrante, atleta de fisiculturismo e ainda é rainha de bateria da Barroca Zona Sul, escola de Samba de São Paulo. 

Ela acredita que manter-se capacitada e informada sobre as atualizações do mundo dos negócios é essencial a todas as mulheres, seja para aquelas que têm o objetivo de crescer na carreira ou, principalmente, para as que desejam começar a empreender. 

A informação sempre foi a chave para qualquer coisa que pensemos fazer. Conteúdo de qualidade ensina, inspira e empodera. Começo o meu dia lendo as notícias em diversos portais e busco sempre referências de assuntos do meu mercado de atuação em sites internacionais e grupos de discussão”, revela Spallicci. 

Para Samia Melikian, mentora de comunicação e autoconhecimento, algo importante que toda mulher empreendedora deve fazer é separar algumas fontes e referências que melhor se enquadrem com os seus ideais e princípios. “Consumir conteúdo de qualidade está intimamente ligado com quem eu quero seguir e quem é minha referência”, afirma.

A fim de otimizar o tempo e potencializar o nível de informação, escolher conteúdos de qualidade, que dialoguem com a vida da empreendedora, faz toda a diferença. Nesse cenário, apostar no que é produzido exclusivamente por e para mulheres é o ideal. 

A conexão que a gente faz dentro de um grupo de mulheres empreendedoras é engatilhada pela identificação. Não só com as dores, como também com o sucesso, a caminhada, a experiência de cada uma”, completa Melikian.

Para as que desejam encontrar conteúdos de qualidade ou expandir as fontes de informações sobre empreendedorismo feminino, a lista a seguir traz oito exemplos de sites de sucesso escritos por mulheres. 

 

Renata Spallicci 

Renata Spallicci não só consome, mas produz conteúdo voltado ao público empreendedor feminino. Em seu site, a empresária aborda assuntos como desenvolvimento pessoal e profissional, autoconhecimento, além de compartilhar dicas sobre como conciliar todas as demandas de uma rotina verdadeiramente multitarefas. 

 

Mulheres Empreendedoras

Criado em 2016, o Mulheres Empreendedoras é um dos mais conhecidos no país quando o assunto é empreendedorismo. Visa difundir conhecimento sobre a área, além de orientar e apoiar mulheres que empreendem. Nos posts, há desde dicas sobre carreira, tendências de mercado até mensagens motivacionais. 

 

Itaú Mulher Empreendedora

Organizado pelo banco, o Itaú Mulher Empreendedora publica artigos semanais sobre gestão e finanças. Além disso, compartilha histórias inspiradoras de mulheres que conseguiram achar seu lugar no universo do empreendedorismo. O site estimula também o senso de comunidade: no espaço, é possível criar um login para trocar ideias e formar parcerias com outras empreendedoras. 

 

Academia das Mulheres de Sucesso

O Academia das Mulheres de Sucesso afirma que nasceu para auxiliar mulheres modernas a terem êxito em todos os núcleos de suas vidas. O site oferece materiais que tratam tanto dos problemas da vida profissional, quanto da vida pessoal da mulher, como questões referentes ao lar e a família. 

 

Rede Mulher Empreendedora

Agora, a mulher empreendedora, além de trabalhar em esquema home office se divide entre as obrigações do negócio e o cuidado com a casa e os filhos durante a pandemia mundial. Desafios como estes são os motes do blog da Rede Mulher Empreendedora, que fala sobre as muitas dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras. O portal conta com artigos e notícias sobre o nicho.

 

Movimento Black Money

Segundo o Sebrae, uma empreendedora negra recebe, em média, menos da metade do que ganha um homem branco. Por isso, falar sobre o empreendedorismo negro é essencial. O site do Movimento Black Money, apesar de não ser destinado apenas às empreendedoras, traz dicas de finanças, marketing e, claro, empreendedorismo - principalmente no meio digital - que podem ser úteis para todas as mulheres.


Marie Curie Box 

O site Marie Curie Box possui uma proposta diferente: trata-se de um clube de assinaturas, no qual, mensalmente, recebe-se um livro, um guia de leitura e uma revista com entrevistas exclusivas. A curadoria é feita por grandes líderes femininas do país. Já passaram pelo Marie Curie nomes como Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, e Adriana Ferreira, gerente na IBM.

 

Vida Organizada

Criado por Thais Godinho, o Vida Organizada é atualizado com informações e dicas para auxiliar na organização de vários campos da vida, incluindo a arrumação da casa. Pode ser útil para mulheres que precisam de ajuda no planejamento da rotina, principalmente para as que trabalham de casa, o que costuma ser uma realidade comum entre muitas empreendedoras. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...