Pular para o conteúdo principal

7 Passos para Criar um Negócio do Zero Absoluto


como-criar-um-negocio-do-zero-sem-investimento

Doutor Negócio, especialista em estratégias de Marketing e Negócios para Micro e Pequenas Empresas aponta os passos fundamentais para quem deseja empreender criando um negócio do zero absoluto.



Em um país onde o desemprego atinge grande parcela da sociedade, empreender surge como uma opção atraente para quem precisa gerar renda, e também para quem está em busca de uma oportunidade para ter o próprio negócio.

Porém, diferente do que muitos “empreendedores de palco” gostam de vender em suas palestras e vídeos no Youtube, ser bem sucedido é um grande desafio, e mais do que ter apenas vontade e acreditar nos sonhos, é preciso ter preparo, conhecimento e planejamento para vencer como dono do próprio negócio.

Pensando nisso, e com o objetivo de desmistificar muitos conceitos que os aspirantes a empreendedores tem sobre este universo, decidi escrever este artigo apontando os 7 passos fundamentais para quem deseja criar um negócio do zero absoluto, mesmo que ainda não tenha a menor ideia do que fazer.

 

Confira nossas dicas:

 

DINHEIRO NÃO É ESSENCIAL (NEM SEMPRE)

Diferente do que muita gente acredita, nem sempre é necessário realizar um grande investimento para iniciar um negócio. Pra falar a verdade, no começo, o maior investimento que você precisará realizar será em você mesmo, e na dedicação ao seu negócio. Além de buscar conteúdo que possa te qualificar para enfrentar os desafios da jornada empreendedora, e nisso vale ficar atento a temas como finanças, marketing, vendas, gestão de pessoas, entre outros, o aspirante a empreendedor precisa entender que o tempo será seu maior aliado ou inimigo nessa busca pelo sucesso. Saber controlar as horas do dia para que tudo seja produzido com eficácia é uma das chaves para validar a ideia do papel e colocar em pratica com maior potencial de êxito.

 

FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA

Pode até parecer uma dica “clichê”, mas acredite, por que ela faz toda a diferença na sua rotina. Como disse anteriormente, empreender não é uma jornada fácil, e pra dizer a verdade, pode ser que a maioria dos dias seja bem difícil, principalmente no começo. Muitos empreendedores que hoje alcançaram o sucesso, contam que em suas trajetórias vivenciaram muitos dias em que a vontade de desistir do sonho bateu forte, devido aos constantes fracassos do dia a dia do negócio. Porém, o único fator que os prendia a continuar era a sensação de estar fazendo algo que realmente gosta. A motivação para levantar da cama mais um dia e seguir em frente não vem do caixa da empresa, e sim da sensação prazerosa de chegar ao fim do dia ainda mais motivado para recomeçar tudo de novo. Acredite, o dinheiro será o reflexo de um trabalho bem feito!

 

APOSTE NAS TENDÊNCIAS, NUNCA NAS “MODINHAS”

Apesar do que muita gente acredita, existe uma grande diferença entre moda e tendência! Por exemplo, uma tendência crescente de mercado está relacionada a alimentação fora do lar, principalmente a comida rápida, artesanal, e com maior qualidade nos ingredientes. Diante desta tendência, muitos empreendedores investiram pesado em segmentos como Food Trucks e Hamburguerias, resultando em um mercado saturado de opções semelhantes e com poucos diferenciais únicos. O erro dessa equação: Ao invés de focarem na tendência que era a alimentação rápida, focaram na moda, no que “estava dando certo” para a maioria, e acabaram se vendo em um mercado com alto índice de competitividade, e com baixo potencial de escalabilidade, além do fator de que o consumidor rapidamente começou a buscar outras alternativas de alimentação, como os pratos mais saudáveis, por exemplo. Então, fique atento ao que é tendência, e não ao que parece estar funcionando agora para a maioria...

 

PENSE EM ESCALA

Um dos pontos mais importantes na hora de criar um negócio é pensar em como ele pode ser escalado, ou seja, como as vendas podem ser multiplicadas rapidamente sem a necessidade de grandes investimentos em estruturas, pessoal ou materiais. Infelizmente, a maior parte dos novos empreendedores não se atenta a este ponto, e acaba criando negócios engessados, que dependem exclusivamente de sua presença na gestão diária, o que impede uma expansão rápida e de impacto. Com isso, mesmo apresentando crescimento de receita, o empreendimento vive fragilizado economicamente, suscetível a momentos de imprevisto, como o que estamos vivendo atualmente na pandemia. Negócios com escala atuam em diversos níveis de públicos, oferecendo soluções exclusivas pensadas para cada necessidade e desejo de consumo de seu consumidor afinal, além de oferecer múltiplos canais de vendas para a aquisição e fidelização de clientes. Um bom exemplo é um salão de barbearia, que em meio ao isolamento social e impossibilidade de atender os clientes no espaço, garantiu uma boa renda com a venda dos produtos da marca online, e com a produção de um curso a distância para capacitação inicial de quem deseja se tornar um barbeiro profissional. Uma dica valiosa, quando pensar em um negócio, faça a pergunta: “Como eu posso crescer meu faturamento em 10X em um curto espaço de tempo, e sem a necessidade de grandes investimentos”, se não tiver uma resposta clara, repense seu modelo de negócio.

 

BUSQUE INFORMAÇÕES DE MERCADO

Jamais se contente em apenas ter como base para suas decisões o senso comum dos seus amigos ou familiares. Para entender o que realmente pode ser um bom negócio é preciso ir bem mais afundo, e buscar informações que complementem e validem com suas experiências e impressões.

Hoje, a internet oferece uma grande gama de informações, conteúdos, e dados que podem te ajudar a construir esses cenários, mas, além disso, busque conhecer empreendedores que atuam há um bom tempo no segmento que você tem interesse. Conheça os desafios do ramo, entenda as dores do negócio, e pense em quais soluções você adotaria para se destacar no mercado.

 

SOLUCIONE UM PROBLEMA

Criar um produto ou serviço que não possui demanda, é como tentar vender areia no deserto! Para que você não corra o risco de empreender em algo sem demanda é fundamental conhecer seu mercado alvo, identificar as principais dores deste cliente, e acima de tudo, saber se ele está disposto a pagar pela solução que você está oferecendo. Tenha seu foco em solucionar problemas, em oferecer conveniência, comodidade, experiência e possibilidades!

 

FAÇA

De nada adianta ter a ideia de R$1 Bilhão de dólares se ela ficar apenas no campo dos sonhos! Muitos empreendedores vivem na expectativa do momento perfeito para tirar a ideia do papel, aguardando que os planetas se alinhem, que o universo conspire a favor, e exista tudo do melhor para o negócio acontecer sem qualquer tipo de desafios ou obstáculo. O problema deste conceito é que não existe “cenário perfeito”, quem constrói o momento é o empreendedor... E acima de tudo, os erros e fracassos fazem parte da jornada, e são parte crucial para a construção de um negócio mais sólido e disruptivo. Se você quer empreender como influenciador digital, por exemplo, não espere ter a melhor câmera, o melhor cenário, ou o melhor texto... APENAS FAÇA!!! Aprenda com os erros, evolua como empreendedor, e faça da sua jornada um eterno aprendizado rumo ao sucesso.

 

doutor-negocio-consultoria-para-empreendedores

 Quer saber mais sobre o Doutor Negócio e como ele pode ajudar a impulsionar a sua empresa? Agende uma consulta gratuita!

11 97972-6590

Equipe Doutor Negócio

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Doutor Negócio

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...