Pular para o conteúdo principal

O que é Rebranding e como montar uma estratégia de sucesso para o seu negócio


o-que-e-rebranding-e-como-utilizar-no-seu-negocio

Especialista aponta quais as melhores estratégias na hora de criar um novo posicionamento para o seu negócio e impactar de forma positiva seu público alvo.



Artigo Escrito por: Roberto Rocha

 

Inevitavelmente toda marca precisará, em algum momento, se reposicionar no mercado, seja para se adaptar às novas tecnologias, à rotina do consumidor, para entregar novos produtos ou mesmo diferentes serviços aos clientes em cenários de crise como o do novo coronavírus. Entretanto, trocar sua identidade visual, por exemplo, pode ter um impacto negativo no público, pois este já está acostumado a ver aquela marca com cores e signos familiares. 


Este artigo aborda quando fazer e como deve ser criada uma estratégia de rebranding, para aprender como se sair da melhor maneira em um novo posicionamento e impactar de forma positiva o target da marca. 

 

Você conhece alguma marca que mudou de posicionamento?


O rebranding deve ser utilizado apenas em um colapso, em momentos de crise de identidade, mas, também, quando se deseja inovar, mudar o segmento da marca, ou até mesmo conversar com um novo público-alvo. Ele deve ser visto como um processo natural, já que, com o amadurecimento de uma marca, é normal que o público não a enxergue com os mesmos olhos ou tenha o mesmo encanto de antes.


Independente de qual seja o motivo, saber o momento certo de mudar a estratégia de gestão da marca e se reposicionar com um novo modelo de negócio é importante para continuar competitivo no mercado. Isso permite que você não se torne obsoleto ou até mesmo inadequado ao momento presente.

 

Quando uma marca entende que nem sempre o tradicional é a melhor de suas skills, ela abre as portas para enxergar as tendências que o mercado vem a exigir. E se engana quem acha que isso não vale para marcas sólidas e bem alocadas no mercado.


Até mesmo a Coca Cola, que é um case de sucesso em diferentes áreas e que utiliza as mesmas cores de sua logo desde 1880, tem centenas de funcionários a postos para analisar possíveis tendências, aprimorar a forma de realizar comunicação, criar novos modelos de negócios e redefinir suas campanhas de publicidade e propaganda.


Outro importante motivo são as tendências de mercado - todo o planeta vem passando por uma transformação digital. Logo, novos recursos e inovação nas mais diferentes atuações do mercado não param de surgir, dando fluidez ao processo de propagar informação, receber e consumir conteúdo. Por isso, é tão importante estar sempre pronto para se redescobrir e redesenhar o que for preciso.

 

Incremental x Radical

Quando chega o momento de realmente executar o rebranding é necessário ter em mente as consequências que essas mudanças podem gerar, seja a curto ou longo prazo. Por esse motivo, muitas empresas optam por realizar o rebranding incremental, o qual é muito mais sutil, acontece de maneira natural e geralmente acompanha o mercado.


Já o rebranding radical oferece um pouco mais de riscos e maiores investimentos a quem se propõe a executá-lo. As mudanças acontecem rapidamente, seja por conta de uma crise ou oportunidades econômicas que a marca não quer perder.

 


Alguns exemplos de marcas com casos de sucesso


Havaianas

Provavelmente você já ouviu alguém reclamar do alto preço das famosas sandálias de dedo, fazendo referência ao passado, quando tais produtos eram mais baratos. Ou também pessoas que, ao irem visitar amigos ou conhecidos no exterior, levavam as sandálias de presente como um símbolo do Brasil.


Tudo começou em 1993, quando a marca percebeu que apenas a classe de renda baixa estava comprando seus produtos. Isso gerou dificuldade para lidar com concorrentes, como a Rider, e sem conseguir amenizar a venda dos modelos falsificados das sandálias, a empresa precisou reagir para recuperar o mercado. Foi então que, em 1994, a Havaianas decidiu lançar uma nova linha, com 40 novas cores, preço de mercado para três vezes mais do que era pedido nos produtos antigos e investiu em comerciais com celebridades. 

 


Natura

Diferente do caso acima, a Natura não passava por um momento de crise quando decidiu realizar suas mudanças estruturais. Muito pelo contrário, a decisão veio depois de uma pesquisa realizada com consumidores, consultores e revendedores. O levantamento revelou que a empresa não seguia as atuais tendências de mercado, nem mesmo as propostas da marca.


Foi então que a empresa decidiu resgatar o propósito dos seus fundadores, trazendo para a marca o humanismo, o equilíbrio, a transparência e a criatividade - pilares que, muitas vezes, eram pregados apenas no discurso inicial da marca, além de dar um maior destaque aos ingredientes naturais brasileiros. O primeiro passo foi mudar a logo, que abandonou o verde tradicional e pesado, passando a assumir uma identidade um pouco mais leve e colorida. A mudança foi gradual: aos poucos as embalagens eram substituídas por novas e produtos eram gradualmente lançados no mercado.

 

Como fazer o rebrandig?

Antes de mudar a identidade da empresa e suas estratégias mercadológicas, é essencial entender quais são as necessidades do público-alvo e os motivos que fazem a marca precisar ou optar por essas mudanças. Para isso, obtenha um diagnóstico completo do cenário atual para uma melhor tomada de decisão. Dessa forma poderá adotar uma estratégia de mudança que faça sentido e corresponda com as expectativas geradas.

 

1 – Modificando a identidade visual

Chegou a hora de dar uma repaginada na cara da empresa? Ela já não conversa mais com os objetivos da marca ou com o público? Saiba que é possível realizar mudanças visuais na marca sem perder a sua essência. Primeiro, é primordial que todos os produtos conversem com o que foi proposto para a nova logo, afinal, tudo está conectado e não basta apenas trocar a primeira imagem da marca.

 

2 – Saiba onde colocar a sua marca

Às vezes estamos tão preocupados com a marca em si, que esquecemos da importância do que e como comunicamos e nos posicionamos nas redes sociais. Se o objetivo do rebranding é buscar por novos consumidores, é importante repensar a estratégia empregada nas mídias sociais.

 

3 – Instigue o público e esteja atento

Não adianta criar algo novo, se ninguém vai olhar ou se interessar. Para essa nova fase, vale criar expectativa no público, ações que os instiguem a querer saber mais. Para isso, invista em campanhas de marketing digital, contate influencers e/ou crie expectativa por meio das redes sociais.

 

O importante é colocar o conteúdo no mundo e fazer com que ele seja consumido por quem a marca deseja impactar. Esteja atento às mudanças, pois nesse primeiro momento de rotina do consumidor alterada é importante estar de olho em como este irá reagir às novidades.

 

Por Roberto Rocha, CMO da leadlovers, plataforma de automação de marketing digital e vendas.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...