Pular para o conteúdo principal

Como separar as despesas pessoais das contas corporativas


dicas-para-separar-os-gastos-pessoais-dos-corporativos

Especialista aponta 5 estratégias fundamentais para quem precisa separar as contas pessoais das corporativas e sem causar prejuízos



Manter uma organização financeira pode parecer uma tarefa difícil e por isso, “emaranhar” as contas pessoais com as dos negócios é um problema comum nas pequenas e médias empresas, entretanto esta prática pode ser perigosa e não deve ser levada adiante.

Gisele Machioski, contadora, explica ”O empreendedor acaba tirando dinheiro da empresa para pagar as contas pessoais e de casa, e a empresa pode enfrentar sérios problemas financeiros, até mesmo quebrar por esse motivo”.

Ao mesclar as contas o empreendedor pode perder o controle das finanças da empresa e ainda sentir que a mesma não está faturando o suficiente, ou de que o sócio não tira nada do negócio. Além disso, o trabalhador perde a visão dos gastos e não os consegue gerenciar.

Saber como separar finanças pessoais das empresariais é algo a que todos devem ficar atentos desde o princípio da criação do seu negócio.

Gisele apresenta 5 dicas de como resolver essa questão de uma vez por todas:


 1 – Na Hora de passar o Cartão

Pague as suas despesas pessoais pela sua conta bancária ou com o seu dinheironunca leve suas despesas de casa para a empresa, nem o contrário.


2 –Tenha uma conta corrente separada

Não tem problema “misturar” os valores se você for organizado e separar o que é a da empresa e o que é pessoal por meio de planilha ou caderno, por exemplo, mas o ideal é ter contas separadas para cada atividade.


3 – Defina seu salário e suas retiradas da empresa

O valor não deve ser definido pelo que o empresário precisa, todo o lucro da empresa não deve ir para o bolso do dono!

O controle do que entra, do que sai e do que sobra é fundamental para definir o “salário” ou a retirada que o dono pode ter.


4 – Busque ajuda

Se você não se sente seguro para controlar as finanças e fazer tudo sozinho, contrate um profissional ou um sistema que possa ajudar. É preciso ter informações claras para saber onde está o problema e poder resolver.


5 – Caso utilize o mesmo carro, mesmo aluguel, mesmo celular e mesma energia elétrica

É preciso separar o que é da empresa e o que é pessoal, por exemplo 40% pessoal e 60% da empresa. Mesmo que as contas sejam únicas, deve haver esse isolamento e também o “reembolso” pelas partes. O importante é deixar bem especificado o que é gasto com a empresa e o que é gasto com as despesas pessoais.

Neste momento delicado de crise, se faz de extrema importância que o empreendedor saiba gerenciar as contas que possui e assim levar os negócios adiante, “Montar um sistema de organização para as finanças da empresa é o primeiro e mais importante passo a se dar” finaliza a contadora.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...