Pular para o conteúdo principal

5 Reflexos no Mercado de Trabalho Pós Pandemia


5-reflexos-mercado-de-trabalho-pos-pandemia

Quais as principais mudanças no Mercado de Trabalho pós Pandemia e quais as recomendações para quem precisa se adaptar para não ficar de fora.



A nossa sociedade foi profundamente modificada pelo surgimento da COVID-19. Para tentar combater a disseminação da doença, medidas de isolamento social foram decretadas em quase todos os países ao redor do mundo.

A transformação da rotina e da vida de todos precisou ser alterada de forma abrupta. Foram inseridas, no nosso cotidiano, novas práticas de trabalho remoto, que antes eram vistas como algo que aconteceria gradativamente de uma forma natural, a chamada revolução tecnológica foi acelerada.

"Assim que a Covid chegou no Brasil, ficamos atentos às principais recomendações da área da saúde. Antes da indicação do isolamento social deixamos parte da equipe atuando em Home Office, e logo depois 100% do nosso time estava trabalhando de forma remota", explica Leandro Rampazzo, especialista em carreiras e CEO da Godiva Propaganda

A agência especializada em franquias, saúde e varejo têm diversos setores e teve que se adaptar a esta nova rotina. Para Leandro que possuí MBA em Gestão de Negócios: "Estar atento às mudanças e percebê-las antes que elas cheguem é fundamental para planejar uma estratégia".

 

Diante deste cenário, o especialista em carreiras e CEO da Godiva Propaganda, Leandro Rampazzo, mostra 5 reflexos no mercado de trabalho na pós pandemia:

Home office

O isolamento social obrigou praticamente 100% das empresas a manterem seus colaboradores trabalhando de suas casas. Acredito que no primeiro momento era grande o sentimento de insegurança por parte do empregador. Hoje, passado alguns meses, empresas e colaboradores se adaptaram ao novo modelo de trabalho.

A prática do home office será cada vez mais adotada de forma definitiva, se não 100% dos dias trabalhados, boa parte disso.

 

Reuniões online rápidas

No Brasil sempre nos deparamos com reuniões presenciais longas, cansativas e sem objetividade. No mundo digital tudo é muito rápido. As reuniões tendem a serem mais objetivas, pois são mais direcionadas aos temas propostos, sem tempo para introduções e assuntos aleatórios.

 

Deslocamento mais estratégico

O custo com viagens para reuniões em outras cidades, estados e países sempre foi alto. O deslocamento só ocorrerá em casos estratégicos e extremamente necessários, pois "descobrimos" que podemos resolver muita coisa à distância.

 

Confiança na relação

No Brasil existe uma cultura de "ver para crer". Os gestores precisavam literalmente ver o time presencial para comprovar que estavam ali trabalhando. Com a equipe em home office isso deixa de existir e dá lugar ao relacionamento de mais confiança e parceria entre todos. Por mais que você não enxergue alguém ali, estão todos trabalhando.

 

Humanização e solidariedade

A pandemia aflorou nosso lado mais humano. Passamos a ajudar com mais frequências as pessoas. Ir ao mercado para o seu vizinho na faixa de risco, valorizar os entregadores e profissionais da saúde estão fazendo parte do nosso dia a dia. Existe uma mudança de comportamento que tende a permanecer!

 

Sobre a Godiva Propaganda

É uma agência de publicidade full service, especializada em franchising, saúde e varejo. A Godiva tem soluções com forte poder criativo direcionado às necessidades específicas de cada cliente. Isso passa pelas mídias tradicionais como TV, Rádio, Impresso, incluindo o Digital que, atualmente, virou comodite. A agência é focada em buscar meios inovadores que possibilitem maior fit e aderência ao mercado de seus clientes dos mais variados perfis: multinacionais, franchising, hospitais e laboratórios, restaurantes e fast food, startups, entre outros. Tendo como foco central a performance e resultados, atendem grandes marcas no Brasil e exterior. Entre os clientes estão: Lavoisier, Banco Luso Brasileiro e a rede Minds English School.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

7 Ideias para Ganhar Dinheiro sem sair de Casa

  Especialista aponta as melhores estratégias para você criar um negócio digital e garantir renda sem sair de casa    Ganhar dinheiro trabalhando em casa é um desejo comum entre muitos brasileiros e essa ideia tem se tornado cada vez mais palpável, devido a transformação digital. Segundo informações da consultoria IDados , já são mais de 4,5 milhões de brasileiros nessa situação. " Essa era uma ideia um pouco ilusória até uns três anos atrás, mas o avanço da tecnologia e a mudança de cenário impulsionada pela pandemia, fez com que esse desejo se tornasse real. Poderemos ver cada vez mais colaboradores abandonando espaços físicos, além disso, outra tendência é que veremos pessoas trabalhando com coisas que dão mais satisfação a elas, um movimento parecido com o da passion economy ", avalia Rafael Carvalho, COO da HeroSpark, solução para empreendedores digitais.  Para ajudar quem deseja empreender em casa, o especialista separou 7 ideias e ainda dá dicas par...

Advogada larga carreira para vender sapatilhas populares e comercializa mais de 60 mil pares em 2019

Lais Florêncio abandonou o emprego em uma multinacional para investir em loja de sapatilhas e comemora a abertura de 3 unidades e mais de 60 mil pares vendidos em 2019   O ano foi 2017. Lais Florêncio trabalhava em uma multinacional do segmento de seguros em Contagem, município de Minas Gerais, mas com o sonho de ter um negócio para chamar de seu. Além da jornada como funcionária contratada, era motorista de van para ajudar na empresa do namorado. A dupla jornada despertou ainda mais a vontade de se tornar empreendedora. Apaixonada por sapatos, a advogada viu a oportunidade de aliar a paixão e de ser empresária ao conhecer a Mil e Uma Sapatilhas . Com três unidades em três anos, a jovem comercializou mais de 60 mil pares de sapatilhas em 2019. " Meu primeiro contato com o segmento foi por meio de um contrato para abertura de uma franquia. Aquilo despertou meu interesse pelo setor e pensei que poderia ser uma alternativa para que eu realizasse meu sonho de empree...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Dica de Livro: Quem Sabe Faz a Hora!

  Novo livro do professor e filósofo Mario Sérgio Cortella traz reflexões e iniciativas para iluminar a vida de empreendedores, gestores e colaboradores em tempos pandêmicos.   Para Mario Sergio Cortella , nada será como antes da pandemia. Mas nem tudo, porém, será inédito. Muitas práticas, boas e ruins, irão permanecer. E é olhando para o evento que transformou o mundo e as relações profissionais que um dos pensadores mais importantes do Brasil convida os leitores a uma reflexão inspiradora sobre os dilemas do mundo do trabalho em tempos pandêmicos. Em " Quem sabe faz a hora! ", lançamento da Editora Planeta, Cortella fala para empreendedores, gestores e colaboradores sobre as competências necessárias para o enfrentamento da crise e sobre quais iniciativas farão a diferença. No livro, Cortella discute os benefícios e dificuldades do home office , apontando a melhor forma para lidar com o gerenciamento de tempo e tarefas. Para ele, a modalidade será parte do futuro...