Pular para o conteúdo principal

4 Passos para saber quanto cobrar pelo seu trabalho como Freelancer


como-precificar-seus-servicos-como-freelancer

Em meio ao exponencial crescimento da atividade no Brasil, muitos profissionais ainda não conseguem identificar a melhor maneira de calcular o preço de seus serviços.


No momento de incertezas e grandes mudanças do mercado de trabalho, os profissionais brasileiros vêm buscando na atividade freelance uma alternativa de renda. É o que aponta o levantamento realizado pela Workana , maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina. De acordo com dados da empresa, desde o início do isolamento, cresceu em 42% o número de profissionais cadastrados na plataforma na América Latina. Apenas no Brasil, viu-se um crescimento de 32%. Em termos comparativos, o crescimento mensal até fevereiro girava em torno de menos de 10%. Com isso, profissionais que ainda não haviam tido contato com a modalidade freelance, se encontram pela primeira vez precisando organizar sua rotina de trabalho e, principalmente, precisam aprender a cobrar pelo seu trabalho.

Daniel Schwebel, gerente nacional da Workana, aponta que o trabalho já vinha sofrendo mudanças nos últimos anos, mas que foram impulsionadas pela atual crise. "Se antes o mercado e os profissionais já estavam compreendendo que é possível trabalhar e produzir independentemente do local, isso se comprovou em meio ao isolamento social. As pessoas estão descobrindo novas modalidades de trabalho, o que traz mais oportunidades e pode mudar as relações de trabalho para sempre de uma maneira muito positiva", relata. O especialista complementa, ainda, que sem barreiras físicas, profissionais podem se candidatar a projetos em qualquer parte do mundo, além de empresas encontrarem os melhores talentos sem distinção de local.

No mercado desde 2012, a Workana tem como premissa unir empresas e profissionais, proporcionando relações saudáveis de trabalho. No modelo da plataforma, são os profissionais que definem o quanto custa determinado projeto, o que, segundo Schwebel, é essencial para a valorização desses trabalhadores. Em 2016, foram lançadas duas ferramentas, Calculadora Freela e Valor Hora Freela, para que os freelancers tenham um parâmetro correto na hora de definir o custo de suas atividades.


E em busca de ajudar os tantos freelancers de primeira viagem, Schwebel levantou um passo a passo para começar:


1 - Planejamento e metas

Primeiramente, quanto você quer ganhar? Estipular um valor pode parecer um passo muito simples, mas é deixado de lado por vários profissionais e resulta na sobrecarga de trabalho em busca de conseguir pagar as contas.

2 - Entenda seus gastos

Agora que você estipulou o quanto pretende ganhar, é a hora de colocar na ponta do lápis a estrutura de custos necessários para desenvolvimento do trabalho como, por exemplo, aluguel, gastos com internet, telefone, software de trabalho, materiais de escritório, serviços terceirizados e impostos, além de marketing para divulgação do próprio trabalho.

3 - Determine quantas horas você pretende trabalhar

É importante definir uma rotina, já que trabalhar de casa pode acabar consumindo muito mais tempo por você já estar ali e não precisar se locomover. Considere quantas horas por dia pretende trabalhar, dias úteis, férias, feriados, e não se esqueça de contar com possíveis doenças e tempo dedicado às questões administrativas. Todos esses pontos podem ser facilmente calculados na Calculadora Freela, que apresentará, ao final do processo, uma média do valor da sua hora baseado no salário mensal - que contempla qual é o rendimento desejado e os custos com a estrutura de trabalho - e as horas faturáveis por mês.

4 - Compreenda seu mercado

Além de realizar os cálculos de forma individualizada, é importante ter um panorama de quanto os profissionais da sua área cobram, em média, o que pode servir de parâmetro para o profissional verificar se os seus cálculos estão de acordo com o mercado e realizar possíveis ajustes em determinados pontos. Essas informações são detalhadas na ferramenta Valor Hora Freela , dividida por função, habilidades, qualificação e experiência profissional.

Na Workana é possível contratar e oferecer serviços nas áreas de E-commerce, Marketing Digital e Vendas, TI e Programação, Tradução e Conteúdo, Design e Multimídia, Suporte Administrativo, Jurídico, Finanças e Administração e Engenharia e Manufatura. Já são mais de 3,2 milhões de profissionais cadastrados na plataforma e mais de 30 mil projetos publicados mensalmente.


Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com sete anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de mais de um milhão de projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 3,2 milhões de freelancers cadastrados.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...