Estudo realizado pela Accenture indica impacto duradouro no mercado e projeta aumentos de compras online para 37%, além de crescimento em segmentos de consumo ético e bem estar.
A pandemia da COVID-19 deve alterar
para sempre o comportamento do consumidor e causar mudanças estruturais
duradouras nos setores de bens de consumo e varejo, de acordo com nova pesquisa da Accenture
(NYSE: ACN) realizada com mais de três mil consumidores em 15 países
nos cinco continentes.
A pesquisa, conduzida entre os dias 2
e 6 de abril, depois que muitos países tinham implementado regimes de
isolamento social, constatou que os consumidores já começaram a mudar suas
prioridades de compra. De modo geral, consumidores alegaram estar comprando
mais produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, comidas enlatadas e
alimentos frescos do que nas duas semanas que antecederam o período da
pesquisa. Por outro lado, estariam consumindo menos itens de moda e beleza e
aparelhos eletrônicos.
O estudo indica a continuidade desses
novos hábitos no comportamento de consumidores, mesmo após a superação da
pandemia. Além disso, a crise também estaria levando pessoas a considerar mais
seriamente os impactos ambientais de suas decisões de compras, impulsionando um
consumo mais ético e sustentável. Por exemplo:
• 60% dos respondentes estão
dedicando mais tempo ao autocuidado e bem-estar mental, com cerca de 6 em cada 10
consumidores (57%) alegando que teriam começado a se exercitar mais em casa;
• 64% dos consumidores disseram que
estão mais atentos a reduzir o desperdício de alimentos e que devem manter isso
daqui para frente;
• 50% dos consumidores disseram que
estão comprando mais preocupados com sua saúde e que provavelmente continuarão
a fazê-lo;
• 45% dos consumidores afirmam que
estão fazendo escolhas mais sustentáveis em suas compras e que devem adotar
esse comportamento de agora em diante.
"A escala das mudanças identificadas em nossas descobertas sugere
claramente que se trata de uma mudança de longo prazo", diz Oliver
Wright, diretor e líder da prática global de bens de consumo da Accenture.
"Já vínhamos observando essas
mudanças há algum tempo, mas o que surpreende é a escala e o ritmo -
comprimindo em questão de semanas as mudanças que provavelmente levariam anos
para acontecer. As mudanças no comportamento e em hábitos de consumo devem
superar o período da pandemia, estendendo-se muito além dos próximos 18 meses e
possivelmente por boa parte desta década".
Pandemia está acelerando a adoção
digital
Nessa linha, a pesquisa constatou que
a pandemia está fazendo com que mais pessoas comprem mantimentos on-line. Um em
cada cinco entrevistados cuja última compra fora on-line estavam fazendo suas
compras de mercado virtualmente pela primeira vez - para consumidores mais
velhos, a taxa é de um em cada três. Enquanto 32% de todas as compras de
produtos e serviços foram feitas on-line, estima-se que esse número suba para
37% neste novo cenário.
"O realinhamento das prioridades de compra, estilo de vida e de hábitos
de trabalho está demandando mudanças significativas no varejo e no comércio",
analisa Jill Standish, diretora executiva e chefe global da prática de varejo
da Accenture. "Até pouco tempo
atrás, muitas pessoas relutavam em fazer compras de mantimentos on-line, mas a COVID-19 mudou isso rapidamente. Os
dados mostram como as pessoas que não se sentiam tão à vontade com o e-commerce
e outras tecnologias digitais foram levadas a superar essa relutância - e que
esta é uma virada muito importante. À medida que as organizações se adaptam, as
palavras de ordem devem ser confiança, relevância e conveniência".
A COVID-19 também está
acelerando a adoção digital de maneira mais ampla. Por exemplo, o número de
consumidores que afirmam estar interessados em comprar ou aumentar o uso da
tecnologia aumentou drasticamente. Mais da metade dos entrevistados disse que
provavelmente aumentaria o uso de assistentes de voz, aplicativos de
recomendação, apps de autoatendimento, dispositivos domésticos inteligentes e
wearables.
"A pandemia deve promover uma era de consumo mais sustentável e saudável
nos próximos 10 anos, fazendo com que os consumidores busquem conciliar suas
compras, e como isso se reflete em questões globais de sustentabilidade -
sugerindo uma existência humana mais equilibrada", avalia Wright.
"Ao mesmo tempo, é um alerta para as
empresas assegurarem que têm a agilidade e a capacidade de serem relevantes
para consumidores e clientes - com um portfólio de produtos e serviços que
correspondem aos padrões de compra em transformação - não apenas hoje, mas
pós-pandemia também".
Sobre a Pesquisa
A Accenture encomendou uma
pesquisa para explorar como as prioridades globais, decisões de compra e
padrões de comportamento dos consumidores estão mudando com a pandemia da COVID-19.
A pesquisa, realizada com 3.074 consumidores em 15 mercados - Austrália,
Brasil, China, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Coréia
do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA - foi conduzida
on-line entre os dias 2 e 6 de abril. A Accenture planeja manter pesquisas de
acompanhamento dos dados pelas próximas semanas e meses.
Sobre a Accenture
A Accenture (NYSE: ACN) é uma empresa
líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções
em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações.
Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40
indústrias e todas as funções corporativas - e fortalecida pela maior rede de
prestação de serviços no mundo - a Accenture trabalha na interseção de negócio
e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor
sustentável para seus stakeholders. Com 509 mil profissionais atendendo a
clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para
aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha.
Visite www.accenture.com
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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