Pular para o conteúdo principal

Estudo aponta os setores que mais cresceram e perderam durante a pandemia

pesquisa-sobre-setores-mais-afetados-smart-business

Estudo da SERrush mostra que enquanto plataformas de saúde e bem estar crescem com a quarentena, setor de eventos sofre grande impacto com a economia parada.

 


Os impactos do coronavírus no mundo estão sendo percebidos por toda a população, todos os tipos de empresa e em todos os países, sejam eles desenvolvidos ou não. Mas é verdade que ao mesmo tempo que muitas companhias estão perdendo muito neste período, outras estão gerando oportunidades durante a crise e incrementando os seus negócios. Dados da SEMrush, líder global em marketing digital, trazem o panorama da interação da população mundial com os segmentos mais afetados durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com Maria Chizhikova Marques, coordenadora de mercado, o estudo avalia o comportamento online e traz a tendência de pesquisas na internet em todo o mundo. "Muitas empresas foram afetadas negativamente, como o setor aéreo que é o que mais sofre neste cenário. Mas o resultado das pesquisas mundiais na internet deixa claro que os serviços que ajudam no trabalho em casa, no entretenimento e na saúde estão se destacando positivamente neste cenário", afirma.
Confira abaixo a análise da SEMrush com os setores mais afetados durante a pandemia.

Quem ganhou!
1- Plataformas de trabalho remoto
Com as equipes trabalhando de casa, as empresas precisaram se adequar ao novo modelo e buscar plataformas para fazer reunião. Plataformas como Zoom e Skype cresceram significativamente desde o início da quarentena. De acordo com o levantamento da SEMrush, o volume de pesquisas pela plataforma Zoom cresceu 233% de fevereiro para março entre os brasileiros. Enquanto isso, o Skype recebeu 1,5 milhão de buscas em março, enquanto a média mensal é de 700 mil.

2- Plataformas de mensagem
Com o isolamento social, os brasileiros passaram a utilizar muito mais os canais de mensagens online para se comunicar. Segundo a pesquisa, o Slack, por exemplo, deve ter um crescimento de 82,73% nas buscas de fevereiro a março deste ano em mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing.

3- Plataformas de saúde e fitness
Sem poder sair de casa, todos estão se adaptando para não perder o ritmo dos exercícios e buscando alternativas para isso. A busca por cordas de pular e halteres cresceram 70%, enquanto a demanda por ioga online aumentou 66%. É a preocupação com a saúde física!

4- Plataformas de streaming
Fazer maratona de séries está entre as atividades mais realizadas. E os números comprovam! O levantamento da SEMrush revela que as pesquisas por Disney+ cresceram 43,5%, enquanto que as buscas por HBO e Netflix aumentaram 24% e 18%, respectivamente.
Entre os brasileiros, a busca por Netflix, em março, teve seu maior volume de pesquisas no último semestre, totalizando 16 milhões de buscas na internet. A HBO também seguiu o mesmo caminho, com 2,1 milhões.

5- Empresas de delivery
Café da manhã, almoço, jantar, compras no supermercado e até mesmo os produtos dos pets. Os aplicativos de delivery estão crescendo a cada dia durante este período em que as pessoas não saem de casa. As pesquisas pelos serviços aumentaram, mundialmente, em média 80%.
Além de dados globais, a SEMrush trouxe um recorte regional sobre os brasileiros em relação às marcas iFood e Uber Eats. A primeira cresceu 50% o volume de pesquisas entre fevereiro e março deste ano, já a segunda teve um aumento de 22,3%.


Quem - infelizmente - perdeu!
1- Companhias aéreas
Com as fronteiras de muitos países fechadas, as empresas aéreas estão sofrendo uma das piores crises da história - se não a pior. No Brasil, os volumes de pesquisa pelos sites das principais companhias aéreas (Latam, Gol, Azul) apresentaram aumento de tráfego em março em comparação aos meses anteriores, já que muitas pessoas passaram horas nos sites das empresas aéreas tentando alterar ou devolver passagens compradas. Por mais que os acessos tenham aumentado, entende-se que o contexto para essas companhias tenha sido negativo, já que remarcações e cancelamentos de tickets acompanham resultados de mercado graves.
O crescimento no volume de acessos realizados pelos brasileiros no sites você confere abaixo:
- Latam: 2,3%
- Gol: 7,4%
- Azul: 10%

2- Empresas de eventos
Sem poder promover shows, festas, apresentações e eventos em geral que dependem do público, a área de eventos também está entre as mais afetadas negativamente. No Twitter, os eventos que mais provocaram decepções ao público foram: Ultra Music Festival, Coachella e Fórmula 1. E entre os emojis mais utilizados nas discussões deste tópico, claro, estava o de choro simbolizando a tristeza dos fãs.

3- Hotelaria
Se não tem viagem, também não tem hóspedes. As maiores redes de hotéis do mundo estão sofrendo com seus quartos vazios. O volume de pesquisas para este setor, no Google, caiu em média 4% entre janeiro e fevereiro e a expectativa é de que o acumulado de março caia ainda mais, ao contrário das companhias aéreas.
Os mais atingidos foram os Raffles Luxury Hotels (-33%), Choice Hotels (-19%) e Hotel Belmont, Aman Resorts, Ritz Carlton e Disney Resort Hotels (todos -18,5%).
Enquanto os volumes de pesquisa de empresas aéreas devem se recuperar em março, os das principais redes de hotéis deverão cair ainda mais em março em uma média do setor de 14,9%.
Quer conferir o estudo completo? A SEMrush disponibilizou as informações no site:


Sobre a SEMrush
A SEMrush é um software de busca competitiva e business intelligence que entrega dados e análises de buscas pagas e orgânicas, social media e link-building mundialmente. Com um poderoso conjunto de ferramentas de análise competitiva, a SEMrush oferece o que é necessário para auxiliar as empresas a otimizarem sua presença online, como por exemplo, ferramentas de auditoria de sites, monitoramento de marca e conteúdo. Os principais clientes da SEMrush são EBay, SkyScanner, HP, SalesForce, Groupon, Kickante, FedEx, além de agências de marketing e websites de e-commerce.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:
Redação.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...