Pular para o conteúdo principal

Estudo aponta os setores que mais cresceram e perderam durante a pandemia

pesquisa-sobre-setores-mais-afetados-smart-business

Estudo da SERrush mostra que enquanto plataformas de saúde e bem estar crescem com a quarentena, setor de eventos sofre grande impacto com a economia parada.

 


Os impactos do coronavírus no mundo estão sendo percebidos por toda a população, todos os tipos de empresa e em todos os países, sejam eles desenvolvidos ou não. Mas é verdade que ao mesmo tempo que muitas companhias estão perdendo muito neste período, outras estão gerando oportunidades durante a crise e incrementando os seus negócios. Dados da SEMrush, líder global em marketing digital, trazem o panorama da interação da população mundial com os segmentos mais afetados durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com Maria Chizhikova Marques, coordenadora de mercado, o estudo avalia o comportamento online e traz a tendência de pesquisas na internet em todo o mundo. "Muitas empresas foram afetadas negativamente, como o setor aéreo que é o que mais sofre neste cenário. Mas o resultado das pesquisas mundiais na internet deixa claro que os serviços que ajudam no trabalho em casa, no entretenimento e na saúde estão se destacando positivamente neste cenário", afirma.
Confira abaixo a análise da SEMrush com os setores mais afetados durante a pandemia.

Quem ganhou!
1- Plataformas de trabalho remoto
Com as equipes trabalhando de casa, as empresas precisaram se adequar ao novo modelo e buscar plataformas para fazer reunião. Plataformas como Zoom e Skype cresceram significativamente desde o início da quarentena. De acordo com o levantamento da SEMrush, o volume de pesquisas pela plataforma Zoom cresceu 233% de fevereiro para março entre os brasileiros. Enquanto isso, o Skype recebeu 1,5 milhão de buscas em março, enquanto a média mensal é de 700 mil.

2- Plataformas de mensagem
Com o isolamento social, os brasileiros passaram a utilizar muito mais os canais de mensagens online para se comunicar. Segundo a pesquisa, o Slack, por exemplo, deve ter um crescimento de 82,73% nas buscas de fevereiro a março deste ano em mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing.

3- Plataformas de saúde e fitness
Sem poder sair de casa, todos estão se adaptando para não perder o ritmo dos exercícios e buscando alternativas para isso. A busca por cordas de pular e halteres cresceram 70%, enquanto a demanda por ioga online aumentou 66%. É a preocupação com a saúde física!

4- Plataformas de streaming
Fazer maratona de séries está entre as atividades mais realizadas. E os números comprovam! O levantamento da SEMrush revela que as pesquisas por Disney+ cresceram 43,5%, enquanto que as buscas por HBO e Netflix aumentaram 24% e 18%, respectivamente.
Entre os brasileiros, a busca por Netflix, em março, teve seu maior volume de pesquisas no último semestre, totalizando 16 milhões de buscas na internet. A HBO também seguiu o mesmo caminho, com 2,1 milhões.

5- Empresas de delivery
Café da manhã, almoço, jantar, compras no supermercado e até mesmo os produtos dos pets. Os aplicativos de delivery estão crescendo a cada dia durante este período em que as pessoas não saem de casa. As pesquisas pelos serviços aumentaram, mundialmente, em média 80%.
Além de dados globais, a SEMrush trouxe um recorte regional sobre os brasileiros em relação às marcas iFood e Uber Eats. A primeira cresceu 50% o volume de pesquisas entre fevereiro e março deste ano, já a segunda teve um aumento de 22,3%.


Quem - infelizmente - perdeu!
1- Companhias aéreas
Com as fronteiras de muitos países fechadas, as empresas aéreas estão sofrendo uma das piores crises da história - se não a pior. No Brasil, os volumes de pesquisa pelos sites das principais companhias aéreas (Latam, Gol, Azul) apresentaram aumento de tráfego em março em comparação aos meses anteriores, já que muitas pessoas passaram horas nos sites das empresas aéreas tentando alterar ou devolver passagens compradas. Por mais que os acessos tenham aumentado, entende-se que o contexto para essas companhias tenha sido negativo, já que remarcações e cancelamentos de tickets acompanham resultados de mercado graves.
O crescimento no volume de acessos realizados pelos brasileiros no sites você confere abaixo:
- Latam: 2,3%
- Gol: 7,4%
- Azul: 10%

2- Empresas de eventos
Sem poder promover shows, festas, apresentações e eventos em geral que dependem do público, a área de eventos também está entre as mais afetadas negativamente. No Twitter, os eventos que mais provocaram decepções ao público foram: Ultra Music Festival, Coachella e Fórmula 1. E entre os emojis mais utilizados nas discussões deste tópico, claro, estava o de choro simbolizando a tristeza dos fãs.

3- Hotelaria
Se não tem viagem, também não tem hóspedes. As maiores redes de hotéis do mundo estão sofrendo com seus quartos vazios. O volume de pesquisas para este setor, no Google, caiu em média 4% entre janeiro e fevereiro e a expectativa é de que o acumulado de março caia ainda mais, ao contrário das companhias aéreas.
Os mais atingidos foram os Raffles Luxury Hotels (-33%), Choice Hotels (-19%) e Hotel Belmont, Aman Resorts, Ritz Carlton e Disney Resort Hotels (todos -18,5%).
Enquanto os volumes de pesquisa de empresas aéreas devem se recuperar em março, os das principais redes de hotéis deverão cair ainda mais em março em uma média do setor de 14,9%.
Quer conferir o estudo completo? A SEMrush disponibilizou as informações no site:


Sobre a SEMrush
A SEMrush é um software de busca competitiva e business intelligence que entrega dados e análises de buscas pagas e orgânicas, social media e link-building mundialmente. Com um poderoso conjunto de ferramentas de análise competitiva, a SEMrush oferece o que é necessário para auxiliar as empresas a otimizarem sua presença online, como por exemplo, ferramentas de auditoria de sites, monitoramento de marca e conteúdo. Os principais clientes da SEMrush são EBay, SkyScanner, HP, SalesForce, Groupon, Kickante, FedEx, além de agências de marketing e websites de e-commerce.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:
Redação.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...