Estudo da SERrush mostra que enquanto plataformas de saúde e bem estar crescem com a quarentena, setor de eventos sofre grande impacto com a economia parada.
Os impactos do
coronavírus
no mundo estão sendo percebidos por toda a população, todos os tipos de empresa
e em todos os países, sejam eles desenvolvidos ou não. Mas é verdade que ao
mesmo tempo que muitas companhias estão perdendo muito neste período, outras
estão gerando oportunidades durante a crise e incrementando os seus negócios.
Dados da SEMrush, líder global em
marketing digital, trazem o panorama da interação da população mundial com os
segmentos mais afetados durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com
Maria Chizhikova Marques, coordenadora de mercado, o estudo avalia o
comportamento online e traz a tendência de pesquisas na internet em todo o
mundo. "Muitas empresas foram
afetadas negativamente, como o setor aéreo que é o que mais sofre neste
cenário. Mas o resultado das pesquisas mundiais na internet deixa claro que os
serviços que ajudam no trabalho em casa, no entretenimento e na saúde estão se
destacando positivamente neste cenário", afirma.
Confira abaixo
a análise da SEMrush com os setores mais
afetados durante a pandemia.
Quem ganhou!
1-
Plataformas de trabalho remoto
Com as equipes
trabalhando de casa, as empresas precisaram se adequar ao novo modelo e buscar
plataformas para fazer reunião. Plataformas como Zoom e Skype cresceram
significativamente desde o início da quarentena. De acordo com o levantamento
da SEMrush,
o volume de pesquisas pela plataforma Zoom cresceu 233% de fevereiro para março
entre os brasileiros. Enquanto isso, o Skype recebeu 1,5 milhão de buscas em
março, enquanto a média mensal é de 700 mil.
2-
Plataformas de mensagem
Com o
isolamento social, os brasileiros passaram a utilizar muito mais os canais de
mensagens online para se comunicar. Segundo a pesquisa, o Slack, por exemplo,
deve ter um crescimento de 82,73% nas buscas de fevereiro a março deste ano em
mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing.
3-
Plataformas de saúde e fitness
Sem poder sair
de casa, todos estão se adaptando para não perder o ritmo dos exercícios e
buscando alternativas para isso. A busca por cordas de pular e halteres
cresceram 70%, enquanto a demanda por ioga online aumentou 66%. É a preocupação
com a saúde física!
4-
Plataformas de streaming
Fazer maratona
de séries está entre as atividades mais realizadas. E os números comprovam! O
levantamento da SEMrush revela que as pesquisas por Disney+ cresceram 43,5%,
enquanto que as buscas por HBO e Netflix aumentaram 24% e 18%,
respectivamente.
Entre os
brasileiros, a busca por Netflix, em março, teve seu maior
volume de pesquisas no último semestre, totalizando 16 milhões de buscas na
internet. A HBO também seguiu o mesmo caminho, com 2,1 milhões.
5- Empresas
de delivery
Café da manhã,
almoço, jantar, compras no supermercado e até mesmo os produtos dos pets. Os
aplicativos de delivery estão crescendo a cada dia durante este período em que
as pessoas não saem de casa. As pesquisas pelos serviços aumentaram,
mundialmente, em média 80%.
Além de dados
globais, a SEMrush trouxe um recorte regional sobre os brasileiros em
relação às marcas iFood e Uber Eats. A primeira cresceu 50% o
volume de pesquisas entre fevereiro e março deste ano, já a segunda teve um
aumento de 22,3%.
Quem -
infelizmente - perdeu!
1-
Companhias aéreas
Com as
fronteiras de muitos países fechadas, as empresas aéreas estão sofrendo uma das
piores crises da história - se não a pior. No Brasil, os volumes de pesquisa
pelos sites das principais companhias aéreas (Latam, Gol, Azul) apresentaram
aumento de tráfego em março em comparação aos meses anteriores, já que muitas
pessoas passaram horas nos sites das empresas aéreas tentando alterar ou
devolver passagens compradas. Por mais que os acessos tenham aumentado,
entende-se que o contexto para essas companhias tenha sido negativo, já que
remarcações e cancelamentos de tickets acompanham resultados de mercado graves.
O crescimento
no volume de acessos realizados pelos brasileiros no sites você confere abaixo:
- Latam: 2,3%
- Gol: 7,4%
- Azul: 10%
2- Empresas
de eventos
Sem poder
promover shows, festas, apresentações e eventos em geral que dependem do
público, a área de eventos também está entre as mais afetadas negativamente. No
Twitter, os eventos que mais provocaram decepções ao público foram: Ultra Music
Festival, Coachella e Fórmula 1. E entre os emojis mais utilizados nas
discussões deste tópico, claro, estava o de choro simbolizando a tristeza dos
fãs.
3-
Hotelaria
Se não tem
viagem, também não tem hóspedes. As maiores redes de hotéis do mundo estão
sofrendo com seus quartos vazios. O volume de pesquisas para este setor, no
Google, caiu em média 4% entre janeiro e fevereiro e a expectativa é de que o
acumulado de março caia ainda mais, ao contrário das companhias aéreas.
Os mais
atingidos foram os Raffles Luxury Hotels (-33%), Choice Hotels (-19%) e Hotel
Belmont, Aman Resorts, Ritz Carlton e Disney Resort Hotels (todos -18,5%).
Enquanto os
volumes de pesquisa de empresas aéreas devem se recuperar em março, os das
principais redes de hotéis deverão cair ainda mais em março em uma média do
setor de 14,9%.
Quer conferir
o estudo completo? A SEMrush disponibilizou as
informações no site:
Sobre a
SEMrush
A SEMrush é um software de busca competitiva e business intelligence
que entrega dados e análises de buscas pagas e orgânicas, social media e
link-building mundialmente. Com um poderoso conjunto de ferramentas de análise
competitiva, a SEMrush oferece o que é necessário para auxiliar as empresas a
otimizarem sua presença online, como por exemplo, ferramentas de auditoria de
sites, monitoramento de marca e conteúdo. Os principais clientes da SEMrush são
EBay, SkyScanner, HP, SalesForce, Groupon, Kickante, FedEx, além de agências de
marketing e websites de e-commerce.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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