Chef Jun Sakamoto conta como tem utilizado a Tecnologia e o Delivery para se reinventar na Quarentena
Chef que é considerado uma das maiores referências em comida japonesa no Brasil, conta como seus restaurantes tem se reinventado diariamente para continuar atendendo clientes.
A crise
ocasionada pelo coronavírus está forçando os restaurantes a se
reinventarem. O fechamento temporário tem sido um verdadeiro desafio para
os proprietários, que estão buscando novas maneiras de continuarem suas
atividades.
O delivery
- entrega em domicílio, não é nenhuma novidade. No entanto, empresas que
não utilizavam esse recurso passaram a pensar nele como alternativa para
atender seus clientes durante o período de isolamento social.
É o que o
chef Jun
Sakamoto tem feito frente esta nova realidade. Dois de seus três
restaurantes em São Paulo estão funcionando assim: o J1 Sakamoto, no Shopping
Villa Lobos está operando pelo aplicativo Rappi e o Jun Sakamoto, que fica na
Rua Lisboa, preparou um delivery especial. "Eu e meu assistente preparamos os pratos e levo pessoalmente aos
clientes. Sushis e sashimis são servidos em louças de cerâmicas, depois eu
mesmo vou buscá-las”, comenta. Já o Junji Sakamoto, unidade
do Shopping Iguatemi, está fechado por decreto do governo do Estado.
Mas, como
adaptar rapidamente o atendimento presencial ao delivery? Jun responde que a
tecnologia foi fundamental para esta mudança radical sem que perdesse a
qualidade.
Como não teve
tempo de fazer um projeto e nem para desenvolver as plataformas próprias, o
empresário recorreu a parceiros para adequar seus serviços.
Com uma
ferramenta de Gestão Empresarial, o ERP EVEREST, ele conseguiu montar um novo
cardápio, calcular os preços dos insumos, localizar fornecedores que estivessem
abertos e assim chegar a um valor final justo.
“Eu consigo controlar todas as minhas
operações, os custos, diminuir desperdícios, acompanhar as compras, evitar ter
compras irregulares e até controlar o padrão dos pratos através das ordens de
produções", comenta Jun Sakamoto.
Eduardo
Ferreira, diretor comercial da ACOM Sistemas, empresa responsável pelo sistema
ERP, explica que a ferramenta integra as informações mais importantes,
fornecendo relatórios gerenciais do restaurante sobre faturamento, ticket
médio, produtos mais vendidos, margem de lucro, entre outros recursos que
servem de embasamento para tomadas de decisões estratégicas, como promoções,
ações comerciais e de marketing, expansão, precificação, investimentos, etc.
"O sistema realiza toda a gestão de
um restaurante seja qual for a forma de atendimento. Com a readaptação para o
delivery, esta tecnologia está sendo bastante útil também na busca por
fornecedores ativos para realizar a entrega”, conta.
Já para a
busca do cliente final, vale tudo, principalmente a divulgação nas redes
sociais. Outra ferramenta que os estabelecimentos têm utilizado é a GoomerGo:
um aplicativo recém criado que conecta restaurantes e clientes pelo WhatsApp. “Diante dessa realidade, desenvolvemos a
primeira versão do aplicativo em 4 dias no intuito de apoiar e colaborar com o
setor de alimentação neste momento. O GoomerGo é gratuito e sem intermediários
para realização de pedidos online. Não cobra nenhuma taxa de pedido ou comissão
dos estabelecimentos e não envolve a parte logística. Toda a responsabilidade
de realizar a entrega e receber o pagamento fica a cargo do próprio
restaurante. Em menos de um mês, mais de 3 mil restaurantes já estão utilizando
em todo o Brasil”, conta Álvaro Barbosa, gerente de marketing da Gommer,
startup que desenvolveu o aplicativo.
COMO
UTILIZAR AS FERRAMENTAS
Gerenciador
de Restaurantes
O EVEREST
reúne soluções que facilitam e automatizam as demandas de gestão dos
restaurantes. Sua proposta é otimizar as ações rotineiras como: controle de
estoque, fluxo de pagamento, gerenciamento de fornecedores, por exemplo, e
proporcionar mais praticidade e segurança. A ACOM Sistemas auxilia no
aprendizado dos usuários, para que possam aproveitar ao máximo os benefícios da
ferramenta. Por meio de uma plataforma de ajuda on-line e de treinamento EAD,
são disponibilizados cursos e videoaulas, conteúdos e informações para a
utilização correta de todos os recursos.
GommerGo
Para o estabelecimento integrar-se ao aplicativo é bem simples. O
responsável cria tudo online, insere o cardápio com fotos, descrição e valor do
prato em uma página exclusiva em poucos minutos e de forma espontânea. Em
seguida compartilha o link com seus clientes para baixarem o aplicativo. Para
fazer o pedido, o cliente seleciona o que deseja e as informações são direcionadas
automaticamente para o WhatsApp
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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