Pular para o conteúdo principal

O que são as “Dark Kitchens” e como elas estão revolucionando o mercado de Food Service


Restaurantes que oferecem unicamente a opção de delivery reforçam mudança de hábito dos consumidores e surge como tendência de negócio

 


Artigo escrito por: Por Walter Rodrigues, Head de Dark Kitchens Rappi Brasil
Compartilhar é a tendência do momento e não é só isso, vai muito além: é sinônimo de eficiência e redução de custos.

Segmentos diversos oferecem serviços eficazes baseados no propósito de dividir e conviver, seja para locomover-se pela cidade - com os aplicativos de mobilidade que partilham carros e bikes; em uma viagem, para se hospedar em um confortável quarto de hostel; ou para trabalhar e realizar reuniões de negócios nos bem estruturados coworkings espalhados pelas grandes cidades. E essa ideia chegou também ao setor de food service.
As "dark kitchens", estabelecimentos de serviço de alimentação que oferecem unicamente a opção de delivery, já são realidade no Brasil. O conceito, criado nos Estados Unidos, abraça o compartilhamento de uma área comum como peça-chave para o sucesso desta modalidade. Uma "dark kitchen" é uma cozinha compartilhada, um espaço onde diversos restaurantes podem operar em conjunto, cada qual dentro da sua especialidade, porém com o único objetivo de entregar online os pedidos a seus clientes.
A grande vantagem, tanto para o proprietário quanto para o consumidor, é a redução de custos e a melhora na qualidade do serviço. Quanto maior a quantidade de pedidos, maior a probabilidade de redução do valor final - vende-se mais, com mais qualidade e menor custo. "Dark kitchen" é vantagem de ponta a ponta nessa cadeia.
Fica evidente que a tendência de compartilhamento, já testada e aprovada em segmentos diversos, interfere diretamente para o usuário final e para o proprietário. No ramo de comida a domicílio, a lógica é a mesma. Além disso, as empresas que operam "dark kitchens" visam fomentar a criação de novas marcas e ideias, possibilitando, de maneira prática, que elas sejam criadas e testadas a partir do delivery e usufruindo todos os benefícios apresentados por esse novo modelo, com risco menor. Uma "dark kitchen" permite flexibilizar o cardápio, variar menus com mais segurança, maximizar o volume dos pedidos, dar um up nos lucros, tudo isso com um investimento financeiro mais otimizado.
Em grandes cidades, como Nova Iorque e Londres, pesquisas atestam que moradores mais jovens enxergam o ato de cozinhar cada vez mais como um hobby. Eles optam por receber comida em casa, em média, três vezes mais que seus pais. Além disso, e de acordo com estudo elaborado pela consultoria especializada em food service, Galunion, já existem mais de 9 mil pontos exclusivos de delivery, crescimento anual de 7,4% (entre 2014 e 2018) que representa o maior subnicho de alimentação direta ao consumidor. É inquestionável que a tecnologia e os aplicativos de delivery ganham cada vez mais relevância e espaço na vida das pessoas, e ao desenvolver e implementar inovadores modelos e ideias de serviço, como as "dark kitchens", as empresas estimulam e criam novos conceitos no setor de food service brasileiro, sempre alinhados à toda essa cadeia: da cozinha do restaurante até a praticidade de receber um prato de qualidade no aconchego de casa.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...