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Guia de SOBREVIVÊNCIA para Micro e Pequenas Empresas durante a crise do Coronavírus

 Doutor Negócio apresenta Guia de Sobrevivência com 7 Dicas para Micro e Pequenos Empreendedores que precisam continuar com seus negócios ativos durante a crise do COVID-19

 

*Artigo Escrito por: Doutor Negócio


Calma... Calma... E, Calma!

Em qualquer situação em que sua vida esteja correndo grande risco, este é sempre tido por especialistas como o primeiro passo para se obter a sobrevivência. 

Essa importante dica também vale para os negócios, principalmente em momentos como o que vivemos agora, diante de uma grave pandemia global, e enfrentando dia após dia, noticia após noticia, um cenário de incertezas, especulações, e acima de tudo, muito medo.
O que para muitos grandes empresários já é projetada como a pior crise que enfrentaremos desde a quebra da bolsa norte-americana em 1929, apresenta um cenário ainda mais critico quando olhamos para o reflexo que deve atingir os micro e pequenos empresários e trabalhadores informais brasileiros. Em um país de economia frágil como o Brasil, essa faixa do mercado será drasticamente afetada pela crise nos próximos dias, estando todos diante de uma situação com poucas alternativas de solução. 

Lutando diariamente em uma jornada um tanto quanto solitária, o empreendedor brasileiro, precisa de apoio e orientação para fazer deste momento nebuloso uma passagem o menos turbulenta possível. Como tenho dito durante as mentorias e consultorias que realizo, esta não é a hora de pensar em lucros, e sim em sobrevivência, tanto de pessoas, quanto de negócios.

Pensando nisso, elaborei um GUIA DE SOBREVIVÊNCIA para Micro e Pequenas Empresas que precisam se manter ativas neste momento de quarentena e crise, e diante do cenário apocalíptico que se aproxima, construírem um plano estratégico de gestão para que a retomada da economia (não se sabe quando) ofereça novas oportunidades para o seu negócio.

Este GUIA DE SOBREVIVÊNCIA para Micro e Pequenas Empresas foi desenvolvido com base em meus estudos, analises de mercado, e experiências de já ter impactado centenas de negócios de diversos segmentos e portes ao longo de minha jornada como consultor de marketing e negócios.


Vamos as dicas:

1 – GARANTA RECURSOS INDISPENSÁVEIS
Se você, assim como a maioria dos micro e pequenos empreendedores brasileiros não possui uma reserva emergencial para te ajudar a superar momentos como este, é melhor se adiantar e definir uma estratégia muito clara de como poderá enfrentar financeiramente este período. Imaginando o pior dos cenários, calcule que seu negócio ficará fechado, ou com grande queda de receitas durante os próximos 60 dias. Diante desta situação, identifique os custos totais para que o negócio ainda possa estar aberto ao final da quarentena. Por exemplo: Salário de funcionários, aluguel, despesas fixas, estoque, fornecedores, etc. ATENÇÃO!!! Muitas empresas estão oferecendo isenção de cobrança como aluguel e água/luz para micro e pequenos empresários, então, esteja atento para se encaixar nos programas propostos pelo governo e empresas do setor. Caso você não possua capital suficiente para permanecer saudável durante o período, pense de que forma você pode antecipar o recebimento de vendas ou novos contratos, realizar vendas antecipadas de produtos ou serviços, ou ainda, realizar a venda de ativos que possam ser repostos futuramente e não representem uma grande dispensa. Evite processos como demissões, pois além de enfraquecer seu time, isso representará uma relevante fuga de valioso capital a curto prazo.


2 – ESTOQUE
Para empresas que tem a necessidade de gestão de estoque, o controle desse volume pode ser a chave para o seu sucesso ou a pedra fundamental para o seu fracasso. Esteja atento ao volume de produtos em seu estoque, assim como as datas de validade e produtos fora de linha. Caso seja possível, realize promoções e descontos para que a perda seja minimizada, e gere um capital que pode ser um respiro para o negócio. No caso de restaurantes, o abastecimento tende a não ser afetado, segundo informações, mas devido ao grande número de incertezas sobre o futuro da crise, vale à pena ficar atento aos preços e oportunidades para boas compras. LEMBRANDO: Produtos em excesso geram dinheiro parado, tudo que você não precisa neste momento. Então, seja cuidado na gestão do seu estoque!


3 – CONVERSE COM SEUS CLIENTES – ADIE, MAS NÃO CANCELE
Todos estão cientes do cenário promovido pela crise do COVID-19, então, seja franco com seus clientes e apresente alternativas para que eles não precisem cancelar os contratos. Uma boa alternativa, no caso de clientes com pagamento mensal, é que você suspenda o pagamento durante os próximos 30 dias, e dilua este valor nas mensalidades dos próximos meses. Desta forma, você mantem o cliente, e mesmo tendo que abrir mão de um faturamento que pode ser importante, preserva um bom relacionamento e recebimentos futuros.  Entenda a realidade de cada cliente, seja flexível e compreensivo para que sua retomada seja mais rápida e efetiva. Promova o ADIE, MAS NÃO CANCELE!


4 – REVEJA INVESTIMENTOS
Nós do Doutor Negócio, por exemplo, estávamos em um momento de expansão para novos negócios, inclusive com a construção de nossa sede, mas diante da atual situação, precisamos rever nossos cálculos e frear novos investimentos e ações. Isto é comum em cenários como este, e representam cautela para que você não precise se comprometer com novas dividas e ainda mais incertezas. Faça um novo planejamento sobre seu plano de expansão e futuros investimentos, e mantenha tudo em stand by até que possamos ter maior confiança no futuro.


5 – APOSTE NA WEB
A melhor alternativa em tempos de lojas fechadas é a utilização da web como plataforma de vendas e promoção de conteúdo. Abuse das mídias sociais e canais de comunicação com o cliente, como o WhatsApp e Telegram, por exemplo. Para quem não conta com a possibilidade dos deliverys, o que representa a manutenção das vendas, crie uma estratégia para que sua marca continue se comunicando com seu cliente durante este período. Produza conteúdos personalizados que atendam as novas necessidades e rotinas de seus clientes, lembrando que eles também estão confinados.  Por Exemplo: Um salão de belezas pode enviar dicas de cuidados diários com o cabelo e unhas para suas clientes. Desta forma, a marca garante a simpatia e manutenção de relacionamento até o retorno da quarentena. 


6 – NEGOCIE COM FORNECEDORES
Um bate papo sincero pode ser uma boa estratégia na hora de minimizar gastos e conseguir organizar uma reserva de emergência para os primeiros dias de quarentena. Converse com seu locatário e demais fornecedores, apresente uma proposta que seja interessante para ambos os lados, e esteja aberto a contrapropostas. LEMBRE-SE: Não seja oportunista, mantenha sua honestidade e solidariedade também com os fornecedores. Seja parceiro!


7 – CUIDADO COM OS EMPRÉSTIMOS
Em meio a atual crise, muitos bancos e financeiras estão provendo um verdadeiro “leilão” de oportunidades para empréstimos, seja para pessoa física e principalmente para jurídica. Apesar dos juros serem menores, e contar com algumas vantagens como adiamento do primeiro vencimento, lembre-se que este valor precisará ser pago, e que você está contraindo uma nova divida ainda dentro de um cenário econômico e social totalmente incerto. Diante disso, faça seus cálculos com total frieza, e opte por este recurso apenas em último caso!


8 – CUIDADO COM GURUS
Em tempos de crise, muita gente aparece principalmente na web, oferecendo soluções mágicas e fabulosas para salvar seu negócio ou para você ganhar dinheiro sem sair de casa. ATENÇÃO!!! Boa parte dessas propostas são golpes e pirâmides financeiras, e outra parte, composta por empreendedores de palco que desejam apenas vender seus cursos e materiais garantindo que você terá sucesso em poucos passos. O grande problema é que se em boa fase já é impossível identificar uma fórmula mágica, imagine em uma situação atípica como a que vivemos atualmente. Desconfie dos projetos mirabolantes, das ideias que são garantia de sucesso, e dos consultores que prometem resultados sem nem ao menos conhecer o seu negócio. LEMBRE-SE: Seu dinheiro é valioso, e qualquer novo investimento deve ser com o máximo de precisão possível.


9 – VAI PASSAR
Existe apenas uma certeza em relação ao atual cenário de crise... Ele vai passar! Então, aproveite este período para reinventar seu negócio, encontrar novas oportunidades de mercado, expandir seu conhecimento, e fortalecer o networking (ainda que a distância). Colocando em pratica as ações listadas neste GUIA DE SOBREVIVÊNCIA, seu negócio tem boa condição para sair ainda mais forte e estruturado para a retomada. Mantenha a calma, respire fundo para controlar a ansiedade frente as aterrorizantes noticias do mercado, e esteja confiante de que você está no caminho certo.


Em nome de toda a equipe do Doutor Negócio reitero as orientações de que devemos nos manter em casa e cuidando dos mais vulneráveis. 

A vantagem dos negócios perante a vida humana é que nos negócios nós sempre temos uma segunda chance de sucesso!



SOBRE O DOUTOR NEGÓCIO

Somos uma consultoria 360 especializada em tratar as dores da jornada empreendedora do brasileiro, sempre com foco em inovação, otimização de processos, e crescimento economicamente sustentável.

Por meio de uma diferenciada metodologia, nos destacamos por criar soluções estratégicas de negócio e branding, com uma visão ampla, e produzindo projetos personalizados e alinhados as necessidades e objetivos de cada empresa, no que nomeamos como os pilares do Business Plan: Marketing, Comunicação, Mídia, Gestão Pessoal, Comercial e Novos Negócios.

Entre em contato e solicite uma proposta de projeto para o seu negócio!

11 97972-6590



Fonte: Assessoria de Imprensa

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