Pular para o conteúdo principal

Empreendedores apostam em plataforma de permutas para superar crise nas vendas de Páscoa


Ovos-de-páscoa-pandemia-smart-business

Em meio a pandemia e quarentena, doceiras veem possibilidade de ganhar renda extra e divulgação digital  apostando em plataforma de permutas multilaterais. 

 


A Páscoa é um dos momentos mais aguardados no ano pelos comerciantes por causa de seu grande potencial de vendas, assim como outras datas comemorativas. Porém, em virtude da pandemia que pegou o mundo de surpresa, novas formas de compra e venda tem feito frente ao comércio tradicional, uma vez que se fez necessário o isolamento social.

As vendas online são a alternativa para este período e já têm apresentado crescimento. Outro segmento que também tem crescido neste período é o das permutas multilaterais. Segundo o especialista em economia colaborativa, empreendedorismo e inovação, Rafael Barbosa, que é fundador da plataforma de permutas multilaterais XporY.com, só na última semana a demanda por troca de serviços e produtos na plataforma teve aumento de 100%. E com a proximidade da Páscoa, produtoras de doces típicos da época como os famosos ovos de chocolate têm encontrado na plataforma uma alternativa para aumentar a renda e para expor seus produtos digitalmente. 

Na plataforma, empresas e profissionais liberais oferecem os mais variados serviços e produtos em troca de outros. As operações são negociadas na moeda virtual X$, que é equivalente ao Real. Quem resolveu apostar nesse sistema de trocas foi a empresária Diana Correia de Macedo. Ela oferta pirulitos de chocolate e ovos de colher há cinco anos na plataforma e estima em 70% o crescimento das permutas durante a Páscoa.

Junto com o Natal, é o melhor momento do ano. Nesse período, sempre conto com a ajuda do meu esposo e da minha filha para conseguir atender as demandas e atendo a média de 80 pessoas antes e durante a Páscoa. Cada cliente sempre pede mais de uma unidade, o que acaba rendendo bons resultados”, explica a empresária, afirmando que os campeões de vendas são os ovos de colher que ela faz de 250, 350 e 500 gramas. Já os sabores são bem variados, como paçoquinha, mousse de maracujá, prestígio, tentação, brigadeiro e caipirinha. “O cliente sempre tem a liberdade para montar o ovo com os sabores e a cobertura que preferirem”, completa.

Diana ainda afirma que, somente por meio das permutas, durante o período da Páscoa ela consegue uma renda extra média de X$ 1.200. Agora, no período de isolamento, ela recebe os pedidos dos clientes que compram voucher na plataforma e produz a encomenda, que deve ser retirada no local pelo comprador. “É bem prático, pois o interessado escolhe o sabor com antecedência e já fazemos a troca de moeda digital pelo sistema. Depois combinamos a data e horário para ele vir buscar, evitando assim a necessidade de enfrentar filas em mercados para realizar a compra presencialmente”, afirma a microempresária. 

Outra empresária que também aproveita a Páscoa para faturar uma renda extra é Alexandrina Alves. Ela aliou seus dotes culinários e criatividade para abrir a Hamí - Arranjos Comestíveis, onde produz os mais variados arranjos comestíveis, de mini arranjos com bolo de cenoura e brigadeiro a um inusitado buquê de coxinha de frango com catupiry e bacon. Ela também oferece os produtos para troca por meio da XporY.com e ainda realiza a entrega do pedido. Otimista, mesmo nesse desafiador cenário, ela acredita que até a chegada da Páscoa conseguirá continuar suprindo a demanda dos pedidos onlines. 

No ano passado eu criei só um modelo de buquê para a Páscoa e vi que teve uma boa aceitação. Agora, tenho outras três versões e as encomendas estão boas”, conta Alexandrina. Ela conta que a plataforma de permutas tem sido uma boa vitrine, além de receber muitas encomendas em X$. “Os pedidos são muitos e para a próxima semana espero que aumente ainda mais”, afirma. 

De acordo com o fundador da plataforma de permutas, este também é um bom momento para os consumidores que não dispõem de recursos em reais, mas não querem deixar de aproveitar a data. “Às vezes a pessoa não tem dinheiro disponível para comprar chocolates na Páscoa ou até para suprir alguma outra necessidade, mas tem algum produto ou serviço que pode oferecer para troca. Com um cadastro gratuito e simples, ele pode entrar no sistema, fazer a troca e adquirir o que quiser sem ter que investir em reais”, explica. 

Criada em 2014, a XporY.com tem como objetivo promover a economia colaborativa, mostrando uma alternativa para profissionais e empresas gerarem valor com seus serviços e produtos. Na XporY.com tudo é negociado em X$. Os créditos na moeda digital podem ser utilizados para consumir quaisquer produtos ou serviços oferecidos por seus mais de 8 mil associados, poupando o uso de dinheiro em espécie.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...