Pular para o conteúdo principal

Economia Colaborativa é a nova tendência de consumo mundial!

economia-colaborativa-compartilhada-smart-business

Você já ouviu falar em Economia Colaborativa? Especialista chama atenção para iniciativas que têm promovido o combate à produção desenfreada, fomentando o sistema de trocas e reutilizações como tendência mundial.

 


A economia colaborativa tem crescido consideravelmente nos últimos anos. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) o número de pessoas que têm considerado adotar as práticas de consumo colaborativo passou de 68%, em 2018, para 81%, em 2019. A pesquisa feita com 800 brasileiros nas 27 capitais ainda revela que 74% dos entrevistados dizem que já utilizaram os serviços de permutas e compartilhamento de bens e serviços pelo menos uma vez na vida.

A economia colaborativa está presente em feiras, bazares, brechós e até na internet, e alcança cada vez mais novas formas de fazer negócios, os quais estão provando que é possível consumir gastando pouco ou totalmente sem dinheiro, por meio de permutas, por exemplo. Atualmente é possível suprir demandas por bens e serviços com base na troca utilizando meios tecnológicos que aproximam as pessoas e facilitam as transações. 

O especialista em empreendedorismo e inovação e em economia compartilhada, Rafael Barbosa, destaca que o modelo vem ganhando força principalmente desde a ocorrência da crise internacional de 2008, que ainda causa efeitos no Brasil. “O consumo desenfreado está sendo considerado insustentável e as economias colaborativa e compartilhada tem se firmado como alternativas viáveis em substituição”. Segundo ele, os modelos colaborativo e compartilhado se complementam. “Isso ocorre  na medida em que se disponibiliza um bem ou serviço que está ocioso para o uso de outras pessoas, de modo a gerar benefício para quem adquire e receita para o proprietário”, completa.

Estimulado pelo contexto de crise econômica, o Brasil tem se destacado com iniciativas nesse segmento de negócios. A tendência é confirmada por um estudo da IE Business School, publicada em 2016, que revela que das 107 iniciativas analisadas na América Latina, 32% foram fundadas no Brasil. O país ficou bem à frente de Argentina e México, com 13% em ambos casos, e Peru, com 11%.


Permutas
Rafael Barbosa também viu na tendência da economia colaborativa um importante viés para o desenvolvimento do seu negócio. Ele é fundador da plataforma de permutas multilaterais XporY.com. O empresário fundou a empresa em 2014, quando voltou de uma viagem aos Estados Unidos e resolveu apostar nos modelos de plataformas de permutas criadas no país norte-americano. A plataforma surgiu com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor com seus serviços e produtos. A empresa surgiu graças ao incentivo do programa Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e graças a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em âmbito federal. 

A startup, que começou pequena, hoje já está em fase de scale up - fase de escalonamento ou crescimento - tendo alcançado desenvolvimento consolidado no últimos anos, reunindo atualmente mais de 8 mil associados em todo país. 

Na plataforma, profissionais autônomos e empresas oferecem os mais variados serviços e produtos em troca de outros. Tudo é negociado na moeda virtual X$, que é equivalente ao Real. “O associado precifica em X$ seu serviço ou produto anunciada, na mesma proporção que o comercializa em reais, e quando alguém adquire do que ele oferece, o vendedor acumula X$ que podem ser trocados por quaisquer outros serviços e produtos disponíveis dentro da plataforma”, explica Rafael.

De acordo com dados da CNDL e do SPC Brasil, serviços de carona (42%) e aluguel de imóveis (38%) seguem como as modalidades de consumo mais compartilhados. O levantamento ainda destaca que 91% dos usuários se dizem satisfeitos com os serviços e produtos prestados, além de 40% considerar que economizaram recursos.

Rafael relata que pela plataforma são trocados bens novos e usados de qualquer valor, tendo inclusive já realizado permutas de veículos e diversos imóveis. Para se cadastrar gratuitamente na plataforma, o interessado deve acessar o site www.xpory.com. Além da ausência do custo de adesão, os membros da plataforma também não pagam um valor mensal de manutenção e nem comissão sobre as vendas no site. “Com a XporY.com, somente na hora de consumir, é que paga-se apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra”, explica Rafael. 

Ele avalia que, neste cenário de consumo consciente, as práticas que estimulam reaproveitamento de recursos, giro de produtos em estoque e que alavancam a prestação de serviços entre diversos públicos de forma econômica são positivas e acompanham uma tendência de crescimento contínuo. Em sua visão, é necessário que tanto empreendedores quanto consumidores estejam preparados para aproveitar as melhores e inovadoras oportunidades que surgem a cada dia.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...