Especialista apresenta estratégias essenciais para quem deseja tirar o melhor das Feiras de Negócios
*Artigo escrito por: Denise Lefol,
diretora de Marketing da Seal
Participei essa semana de um painel sobre Estratégias de Marketing para feiras de negócios a
convite da APAS – Associação Paulista de Supermercados, que realiza há anos a maior feira de negócios voltada para o setor supermercadista do mundo. Como o tempo era limitado, resolvi colocar aqui algumas dicas importantes, especialmente para quem está começando a carreira em marketing ou participando pela primeira (ou primeiras vezes) de um evento de grande porte.
Ter um estande em uma feira de
negócios é uma das estratégias para atingir alguns objetivos
comerciais e de marketing da companhia, como aumentar o pipeline através da exposição de
produtos, experiência e degustação, brand awareness e relacionamento. Entretanto, a estratégia da participação precisa ser definida em um preparo detalhado pré evento.
comerciais e de marketing da companhia, como aumentar o pipeline através da exposição de
produtos, experiência e degustação, brand awareness e relacionamento. Entretanto, a estratégia da participação precisa ser definida em um preparo detalhado pré evento.
Aqui vão alguns passos meus, para
você se destacar, conseguir medir os resultados e aumentar o ROI.
1 - Manual do Expositor
Toda feira disponibiliza um manual do expositor onde constam as regras e obrigatoriedades da empresa expositora. É um material rico e detalhado que contém datas, prazos, taxas obrigatórias e tudo o que você precisa contratar – com antecedência – para o seu estande. Leia o manual atentamente e programe-se para pagar em dia pois todas as tarefas do manual podem ter multa se solicitadas em atraso, o que vai comprometer o seu budget final.
Toda feira disponibiliza um manual do expositor onde constam as regras e obrigatoriedades da empresa expositora. É um material rico e detalhado que contém datas, prazos, taxas obrigatórias e tudo o que você precisa contratar – com antecedência – para o seu estande. Leia o manual atentamente e programe-se para pagar em dia pois todas as tarefas do manual podem ter multa se solicitadas em atraso, o que vai comprometer o seu budget final.
2 - CAEX
O CAEX é o Centro de Atendimento ao Expositor, que funciona como um ponto de apoio durante o pré e pós evento, no pavilhão, para que o expositor tire duvidas, troque ou compre mais credenciais e faça eventuais pontuações de problemas ou dificuldades. Entretanto, durante os dias da feira as filas ficam muito grandes (quanto mais expositores, mais fila) e você – como um bom gestor de marketing – não deve passar o seu precioso tempo de evento na fila. Elenque alguém de seu time para ser o responsável pelas solicitações e filas no CAEX, ou contrate o serviço de uma agência que poderá disponibilizar um coordenador para fazer essas tarefas para você. Você deve ficar o tempo todo disponível em seu estande para receber os clientes, afinal, é
para isso que você está lá, não é mesmo?
3 - Escolha de Fornecedores
Cada fornecedor contratado por você estará representando a sua marca desde a montagem até o ultimo dia do evento então é imprescindível que esses fornecedores tenham postura, ética e sejam totalmente profissionais. No meu ponto de vista, uma das melhores maneiras de elencar e escolher os fornecedores para uma feira é abrir concorrência, dessa forma, você avalia diante de um mesmo briefing as propostas de cada um. Alguns fornecedores que você deve considerar: montadora, cenografia, agência de eventos, buffet, segurança, fornecedor de itens de áudio e vídeo. Faça quantas reuniões achar necessário até estar seguro de que você está com os melhores fornecedores que o seu budget pode arcar. Construa um relacionamento de parceria e confiança com seus fornecedores.
O CAEX é o Centro de Atendimento ao Expositor, que funciona como um ponto de apoio durante o pré e pós evento, no pavilhão, para que o expositor tire duvidas, troque ou compre mais credenciais e faça eventuais pontuações de problemas ou dificuldades. Entretanto, durante os dias da feira as filas ficam muito grandes (quanto mais expositores, mais fila) e você – como um bom gestor de marketing – não deve passar o seu precioso tempo de evento na fila. Elenque alguém de seu time para ser o responsável pelas solicitações e filas no CAEX, ou contrate o serviço de uma agência que poderá disponibilizar um coordenador para fazer essas tarefas para você. Você deve ficar o tempo todo disponível em seu estande para receber os clientes, afinal, é
para isso que você está lá, não é mesmo?
3 - Escolha de Fornecedores
Cada fornecedor contratado por você estará representando a sua marca desde a montagem até o ultimo dia do evento então é imprescindível que esses fornecedores tenham postura, ética e sejam totalmente profissionais. No meu ponto de vista, uma das melhores maneiras de elencar e escolher os fornecedores para uma feira é abrir concorrência, dessa forma, você avalia diante de um mesmo briefing as propostas de cada um. Alguns fornecedores que você deve considerar: montadora, cenografia, agência de eventos, buffet, segurança, fornecedor de itens de áudio e vídeo. Faça quantas reuniões achar necessário até estar seguro de que você está com os melhores fornecedores que o seu budget pode arcar. Construa um relacionamento de parceria e confiança com seus fornecedores.
4 - Storytelling e Comunicação
Quando falamos de uma feira de negócios, muitas podem ser as estratégias de exposição em um estande. Você pode fazer um estande mais voltado para brand, ou para o lançamento de um produto, por exemplo. Na minha experiência, percebo que contar uma história que envolva tudo isso pode ser muito atrativo. Dando um tema para o seu estande você consegue comunicar previamente a sua participação, despertando a curiosidade do visitante. E quando ele chegar ao estande esperará ver na prática este tema, vivendo uma jornada de experiências que o façam sentir o seu produto e decidir se é bom para o negócio dele. Essa história também te ajuda a se diferenciar no pós evento, de forma que o visitante te reconheça mais facilmente.
Quando falamos de uma feira de negócios, muitas podem ser as estratégias de exposição em um estande. Você pode fazer um estande mais voltado para brand, ou para o lançamento de um produto, por exemplo. Na minha experiência, percebo que contar uma história que envolva tudo isso pode ser muito atrativo. Dando um tema para o seu estande você consegue comunicar previamente a sua participação, despertando a curiosidade do visitante. E quando ele chegar ao estande esperará ver na prática este tema, vivendo uma jornada de experiências que o façam sentir o seu produto e decidir se é bom para o negócio dele. Essa história também te ajuda a se diferenciar no pós evento, de forma que o visitante te reconheça mais facilmente.
5 - Durante a feira
Chegou o grande início da feira. Tudo preparado? Equipe escalada e treinada. Mas, e se os visitantes não aparecerem? Para garantir um fluxo saudável de visitas no estande você pode optar por agendar reuniões prévias, elaborar alguma campanha que envolva métricas de leads para o time comercial, ou fazer ações promocionais. O mais importante é que o seu time esteja a postos para receber o cliente assim que ele chegar.
Chegou o grande início da feira. Tudo preparado? Equipe escalada e treinada. Mas, e se os visitantes não aparecerem? Para garantir um fluxo saudável de visitas no estande você pode optar por agendar reuniões prévias, elaborar alguma campanha que envolva métricas de leads para o time comercial, ou fazer ações promocionais. O mais importante é que o seu time esteja a postos para receber o cliente assim que ele chegar.
6 - Ações Promocionais
Durante uma feira, uma das maneiras de gerar uma experiência ou reforçar a marca são as ações promocionais. Procure optar por ações que tenham sinergia com o seu produto/ solução e com o público-alvo que você espera atingir. Tenha cuidado ao elaborar ações promocionais como sorteios, por exemplo, eles exigem uma autorização de órgãos regulatórios externos, especialmente no ano em a LGPD entra em vigor no Brasil, necessário mais atenção pra não serem multados. Entenda também se sua ação segue as diretrizes de ética e respeito de marketing, afim de, evitar um buzz negativo para o seu estande.
Durante uma feira, uma das maneiras de gerar uma experiência ou reforçar a marca são as ações promocionais. Procure optar por ações que tenham sinergia com o seu produto/ solução e com o público-alvo que você espera atingir. Tenha cuidado ao elaborar ações promocionais como sorteios, por exemplo, eles exigem uma autorização de órgãos regulatórios externos, especialmente no ano em a LGPD entra em vigor no Brasil, necessário mais atenção pra não serem multados. Entenda também se sua ação segue as diretrizes de ética e respeito de marketing, afim de, evitar um buzz negativo para o seu estande.
7 - Pós evento
A feira acabou, o trabalho também? Não. Agora é que ele começa de verdade. Hora de planilhar os leads e trabalhar com o time comercial, com o apoio do CRM. Se você seguiu os passos anteriores certamente terá mais facilidade na hora de seguir com os leads e poderá ter oportunidades de negócios para o ano todo.
Bons negócios!
Fonte: Assessoria de Imprensa
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