Pular para o conteúdo principal

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

motivos-para-nao-criar-um-aplicativo-smart-business

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.

 

De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia. 

Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?.

Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo.

Não existe certo e errado, mas o que faz sentido ou não para a empresa. O aplicativo pode ser um recurso muito rico para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Mas também pode ser inútil e até mesmo um tiro que sai pela culatra. Isso porque esse é um canal que precisa de investimento constante e, sem isso, pode afastar os clientes em vez de atraí-los”, alerta.
O sócio-diretor elencou cinco razões que podem fazer sua empresa repensar o investimento em um aplicativo:


1 - Muitos smartphones estão cheios! 
Os smartphones das gerações mais recentes já resolveram a questão da capacidade de memória. O problema é que eles ainda são muito caros e por isso se concentram na mão de uma pequena parcela da população. Portanto, se o seu público for A/B, provavelmente não haverá problema aqui. Mas se não for, espaço é um obstáculo a ser considerado. 

É preciso compreender que há muito tempo o celular não serve apenas para nos comunicarmos: nossa vida está toda nele! Além dos contatos telefônicos guardamos no smartphone fotos, vídeos, documentos e, claro, dezenas de aplicativos, sendo que alguns são essenciais para a nossa rotina diária. E é esse espaço precioso que o aplicativo da sua empresa vai disputar. Se o que você tem para oferecer não for muito valioso e diferenciado os clientes não vão abrir mão dos seus megabytes para baixar seu app.


2- Aplicativos precisam de diferenciais
O aplicativo só se torna uma ferramenta poderosa de fidelização de clientes quando o usuário encontra diferenciais nele. O que acontece na prática é que, a maioria dos clientes faz o download do app, interage muito pouco e logo desinstala. Para manter os usuários interessados, a empresa terá que fazer uma série de investimentos, como push notifications e ações como descontos, frete grátis, exclusividade de produtos no aplicativo, formas de pagamento diferenciadas e vantagens na experiência do usuário.


3 - O investimento deve ser constante
Além de investir em interações, a empresa também precisará ficar atenta aos bugs e aos retornos dos clientes sobre a usabilidade do app. Isso porque um aplicativo que não funciona ou que não evolui pode não apenas ser ineficiente, mas também deixar os clientes bastante irritados. É aconselhável medir os eventos dentro do aplicativo e investir em ferramentas para entender a origem dos downloads e o retorno dessa aquisição de usuários.


4 - A estratégia errada pode arranhar sua imagem
Há muitas formas de se errar ao desenvolver um aplicativo e é, por isso, que a estratégia precisa ser muito bem desenhada. A começar pelo objetivo desse canal: se ele não tiver um sentido prático, o app não cola e ainda pode ter um efeito inverso, pois cria uma péssima experiência para o cliente. Se a empresa também pesar a mão em estratégias como push notifications pode ganhar a fama de chata e arranhar sua imagem perante o cliente. É preciso entender bem sobre o consumo do cliente para oferecer a dose certa de interação.


5 - Há outros canais eficientes
O aplicativo é só um canal para a empresa se comunicar com seus clientes, mas além dele há diversas outras possibilidades. A empresa precisa avaliar se o seu site e outros canais já suprem sua necessidade de interação com os usuários e, se for esse o caso, não precisará se desgastar com a criação de um app. Além disso, na era do compartilhamento e da resposta imediata, outros canais como Instagram e Whatsapp também são eficientes, dependendo da interação que a empresa espera ter com os usuários.


Sobre a ROCKY 
Fundada em julho de 2018, a ROCKY é uma agência de marketing digital localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo. A empresa faz parte de um grupo que integra as agências Raccoon e Calina, que foram fundadas pelos ex-executivos do Google André Palis e Marco Túlio Kehdi. Assim como as demais empresas do grupo, a ROCKY é composta por profissionais de exatas de universidades públicas como UFSCar e Unesp. A agência trabalha com uma estratégia voltada para resultados de acordo com o negócio de cada cliente. Entre os mais de 30 clientes da ROCKY estão grandes empresas como CVC, Submarino Viagens, Roldão Atacadista e Pirelli. 


Mais informações: https://rocky.ag/


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...