Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.
De acordo com
o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética
-, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás
apenas da Indonésia.
Mas será que
essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?.
Embora esse
canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para
uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer
modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da
empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de
marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de
desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem
essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo.
“Não existe certo e errado, mas o que faz
sentido ou não para a empresa. O aplicativo pode ser um recurso muito rico para
atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Mas também pode ser inútil e até
mesmo um tiro que sai pela culatra. Isso porque esse é um canal que precisa de
investimento constante e, sem isso, pode afastar os clientes em vez de
atraí-los”, alerta.
O
sócio-diretor elencou cinco razões que podem fazer sua empresa repensar o
investimento em um aplicativo:
1
- Muitos smartphones estão cheios!
Os
smartphones das gerações mais recentes já resolveram a questão da capacidade de
memória. O problema é que eles ainda são muito caros e por isso se concentram
na mão de uma pequena parcela da população. Portanto, se o seu público for A/B,
provavelmente não haverá problema aqui. Mas se não for, espaço é um obstáculo a
ser considerado.
É preciso
compreender que há muito tempo o celular não serve apenas para nos
comunicarmos: nossa vida está toda nele! Além dos contatos telefônicos
guardamos no smartphone fotos, vídeos, documentos e, claro, dezenas de
aplicativos, sendo que alguns são essenciais para a nossa rotina diária. E é
esse espaço precioso que o aplicativo da sua empresa vai disputar. Se o que
você tem para oferecer não for muito valioso e diferenciado os clientes não vão
abrir mão dos seus megabytes para baixar seu app.
2-
Aplicativos precisam de diferenciais
O aplicativo
só se torna uma ferramenta poderosa de fidelização de clientes quando o usuário
encontra diferenciais nele. O que acontece na prática é que, a maioria dos
clientes faz o download do app, interage muito pouco e logo desinstala. Para
manter os usuários interessados, a empresa terá que fazer uma série de
investimentos, como push notifications e ações como descontos, frete grátis,
exclusividade de produtos no aplicativo, formas de pagamento diferenciadas e
vantagens na experiência do usuário.
3
- O investimento deve ser constante
Além de
investir em interações, a empresa também precisará ficar atenta aos bugs e aos
retornos dos clientes sobre a usabilidade do app. Isso porque um aplicativo que
não funciona ou que não evolui pode não apenas ser ineficiente, mas também
deixar os clientes bastante irritados. É aconselhável medir os eventos dentro
do aplicativo e investir em ferramentas para entender a origem dos downloads e
o retorno dessa aquisição de usuários.
4
- A estratégia errada pode arranhar sua imagem
Há muitas
formas de se errar ao desenvolver um aplicativo e é, por isso, que a estratégia
precisa ser muito bem desenhada. A começar pelo objetivo desse canal: se ele
não tiver um sentido prático, o app não cola e ainda pode ter um efeito
inverso, pois cria uma péssima experiência para o cliente. Se a empresa também
pesar a mão em estratégias como push notifications pode ganhar a fama de chata
e arranhar sua imagem perante o cliente. É preciso entender bem sobre o consumo
do cliente para oferecer a dose certa de interação.
5
- Há outros canais eficientes
O aplicativo
é só um canal para a empresa se comunicar com seus clientes, mas além dele há
diversas outras possibilidades. A empresa precisa avaliar se o seu site e
outros canais já suprem sua necessidade de interação com os usuários e, se for
esse o caso, não precisará se desgastar com a criação de um app. Além disso, na
era do compartilhamento e da resposta imediata, outros canais como Instagram e
Whatsapp também são eficientes, dependendo da interação que a empresa espera
ter com os usuários.
Sobre
a ROCKY
Fundada em
julho de 2018, a ROCKY é uma agência de marketing digital localizada em
Sorocaba, no interior de São Paulo. A empresa faz parte de um grupo que integra
as agências Raccoon e Calina, que foram fundadas pelos ex-executivos do Google
André Palis e Marco Túlio Kehdi. Assim como as demais empresas do grupo, a
ROCKY é composta por profissionais de exatas de universidades públicas como
UFSCar e Unesp. A agência trabalha com uma estratégia voltada para resultados
de acordo com o negócio de cada cliente. Entre os mais de 30 clientes da ROCKY
estão grandes empresas como CVC, Submarino Viagens, Roldão Atacadista e
Pirelli.
Mais
informações: https://rocky.ag/
Fonte: Assessoria de Imprensa
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