Pular para o conteúdo principal

Brasil abre 2,8 Milhões de empresas em 2019

Empreendedorismo-Brasil-2019-Smart-Business-Blog

Número de novas empresas cresce 18% em comparação com 2018, tendo o regime MEI como o principal responsável pelo crescimento de novos negócios no país. 

 

De acordo com a Receita Federal, o Brasil teve 2,8 milhões de empresas abertas até a última contagem feita em outubro de 2019, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2018. As empresas abertas sobre o regime MEI (Microempreendedor Individual) aumentaram 23%, com um total de 2,2 milhões, enquanto os não-MEI aumentaram 5%, 550 mil registros a mais. O saldo de empresas abertas e empresas baixadas, excluindo o MEI, foi de 223 mil contra 201 mil em 2018, um crescimento de 11%.
"A instabilidade econômica vivida pelo Brasil, que gerou a alta do desemprego, foi um dos acontecimentos que contribuíram para o aumento de CNPJ’s abertos. Muitas pessoas começaram o seu próprio negócio, outras passaram a atuar como profissionais liberais ou freelancers para se adequarem a esse cenário", afirma Vitor Torres, Fundador e CEO da Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do país e pioneiro no desenvolvimento dos serviços online. Agora com a retomada da economia, os números devem ser ainda maiores, haja visto que em 2019, a participação do MEI na abertura de empresas foi de 77%.
"As pessoas já tomaram a iniciativa de empreender durante a crise, agora, com a economia se recuperando, ainda que lentamente, a tendência é que esse seja um caminho ainda melhor e mais forte", analisa o CEO. A região Sudeste aparece com o maior crescimento absoluto em abertura de empresas, com 19,9% frente ao ano anterior, mas é a região Norte que teve o maior percentual de abertura, com 20,3% de incremento. Os estados que mais se destacaram na comparação anual foram: Amazonas (27,3 mil; +24,6%); Pará (54mil; +24,1%); São Paulo (830 mil; +23,7%) e Santa Catarina (137 mil; 22,3%);
Dentre as cidades, três delas têm um maior destaque em crescimento, sendo apenas uma capital: Manaus (+32%), São José dos Campos (43,5%) e Guarulhos (49%). "As regiões Norte e Nordeste, assim como o interior de São Paulo, tem crescido significativamente em número de CNPJ’s, isso porque estas regiões passaram a ser mais vistas e tem mostrado um excelente desenvolvimento como pólo comercial fora das regiões Sul e Sudeste, que já estão mais saturadas", diz Torres.
Um fator muito interessante, de acordo com os dados internos da Contabilizei, é que houve aumento do empreendedorismo feminino, já que 25% das aberturas de empresa feitas por mulheres,indicador que era 18% em 2016. Outro dado que chama atenção é a média de idade desses novos "empreendedores", que fica em 36 anos. Dos 36 aos 50 é a faixa etária que mais cresceu ano a ano, pulando dos 34% em 2018 para 37% em 2019. Ao que tudo indica, 2020 será um ano ainda melhor na economia e a expectativa é que novos CNPJ’s continuem crescendo ano a ano.
Sobre a empresa
Fundada em 2013, a Contabilizei é hoje o maior escritório de contabilidade do país e pioneira em oferecer o serviço totalmente online. Com o objetivo de oferecer mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas e profissionais liberais, a plataforma faz uso da tecnologia para automatizar processos e rotinas garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs. Atualmente possui mais de 10 mil clientes espalhados por mais de 48 cidades no país.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...