Especialista em Micro e Pequenas Empresas lista ações essenciais para quem deseja acelerar o crescimento do negócio, sem a necessidade de investimento externo.
Todo empreendedor sempre está em
busca da expansão dos seus negócios, e no caso de micro e pequenas empresas,
esse crescimento contínuo é fundamental para que o negócio se mantenha
financeiramente saudável e rentável.
Quando uma empresa se encontra
estagnada e não consegue evoluir para um novo patamar de mercado, é comum que
esse cenário reflita em potencial queda no faturamento, dificuldade para
fidelizar clientes, e desmotivação da equipe de funcionários, fazendo com que o
negócio entre em uma perigosa espiral do fracasso. Para sair rapidamente desta
posição, o empreendedor precisa estar atento aos indicadores do negócio, manter
ativo um processo de feedback com a equipe e clientes, e estar de ouvidos e
olhos bem abertos para os movimentos do mercado consumidor.
Para acelerar o crescimento das empresas,
muitos empreendedores recorrem a robustos investimentos financeiros, como forma
de impulsionar o negócio. Estes investimentos podem chegar a empresa por meio
da entrada de um sócio, empréstimos bancários ou familiares, ou reservas de
emergência. Em geral, este “respiro” é utilizado para elevar o volume de ações
de marketing e comunicação, abertura de uma nova unidade, contratação de mais funcionários,
e aquisição de tecnologias mais modernas, tudo como manda a cartilha do bom
empreendedor.
O problema é que nem sempre o
empreendedor tem a visão ampla do cenário, e muitas vezes acabam tomando as
piores decisões na hora de alocar as novas verbas, o que no final das contas,
acaba representando uma nova fonte de desafios e problemas.
Para quebrar o paradigma de que
uma micro ou pequena empresa só consegue um crescimento acelerado investindo
muito dinheiro, o CEO da Olímpio Business Consultancy,
Leandro Silva, listou 8 formas estratégicas e planejadas de mudar uma empresa
de patamar, sem a necessidade de investimentos externos.
Confira a lista:
1 – CONHEÇA SEU CLIENTE
Muitos empreendedores subestimam a
importância das pesquisas de satisfação com clientes e feedbacks com a equipe
de atendimento. Porém, muitas soluções e novas oportunidades podem surgir de
uma simples reunião de sintonia com os funcionários, e de questionários
aplicados de forma periódica com os clientes. Mais importante do que buscar
ideias de fora é olhar para dentro da rotina do próprio negócio e dar voz ao
seu público.
2 – CRIE UM DIFERENCIAL ÚNICO
Em um mercado cada vez mais
competitivo, dinâmico e repleto de novidades, é fundamental que seu negócio se
estruture para ter um diferencial único. Não adianta acreditar que apenas dar “bom
dia” aos clientes, baixar preços, ou entregar o serviço no prazo combinado é um
diferencial relevante para o novo mercado. Os clientes querem se conectar,
buscam por experiências fora da caixa, e estão cada vez mais exigentes e
atentos ao que você oferece. Mais uma vez, ouça o cliente, esteja atento para
sanar uma necessidade ou dor, e busque por soluções praticas e criativas que
possam ser incorporadas ao negócio em um curto espaço de tempo.
3 – INVISTA NO MARKETING DA SUA EMPRESA
Muitos empreendedores ainda tem a
imagem de que investir em marketing é exclusividade apenas de grandes empresas
e luxuosas agências de comunicação. Mas, esse estereótipo já ficou no passado,
e atualmente existem inúmeros profissionais, consultorias e agências que oferecem
serviços de qualidade e resultado para micro e pequenas empresas. Basta uma boa
pesquisa no Google, e uma conversa com outros empreendedores para encontrar
algumas boas soluções na área. Se você não se sente preparado para criar um
plano estratégico de marketing e comunicação para sua empresa, busque por
pessoas qualificadas que façam sua verba, mesmo que curta, ser otimizada,
elevando o nível de visibilidade e potencial de novos negócios. O importante é
não se aventurar com base apenas em vídeos do youtube ou palestras, quando o
dinheiro é curto e a necessidade é “pra ontem”, o melhor é contar com que
entende do assunto. Na dúvida, solicite um orçamento sem compromisso, marque um
café, e esteja aberto para sair da zona de conforto.
4 – BUSQUE PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Uma das melhores formas de
impulsionar e acelerar o crescimento de micro e pequenas empresas é por meio de
parcerias estratégicas. Identifique os hábitos e rotina de consumo de seus
clientes, e estabeleça oportunidades de negócios para empresas que tenham
público semelhante ao seu. Por exemplo, para um salão de belezas, efetivar
parcerias com lojas de moda feminina, academias, e escritórios localizados nas
imediações faz todo sentido e pode render um bom número de novos clientes. O
importante neste caso é que a parceria seja atraente para todos os envolvidos,
inclusive para a empresa que disponibilizará espaço para divulgação da sua
marca. Nestes casos, ofereça a possibilidade de também divulgar a empresa
parceira em seu estabelecimento, e ainda, oferecer descontos e promoções
exclusivas para os clientes que chegarem por intermédio das indicações.
Lembre-se: Todos precisam ganhar!
5 – APOSTE NO NETWORKING
Participe de encontros de
negócios, feiras, workshops, seminários e todas as oportunidades possíveis para
conversar com outros empreendedores. Além do conteúdo e aprendizado que é
disseminado neste tipo de evento, estabelecer novos contatos e discutir
desafios em comum é fundamental para encontrar soluções e novas possibilidades,
afinal de contas, o problema que pode estar tirando o seu sono na hora de
acelerar o crescimento da sua empresa pode ser o mesmo que outro empreendedor
já atravessou. Além disso, neste tipo de encontro é rotina de muitos
empreendedores buscarem por empresas para atender uma demanda ou necessidade
pontual, o que pode ser uma ótima oportunidade para gerar novos negócios.
Esteja atento e não abra mão de trocar cartões!!!
6 – REPENSE SEU MODELO DE NEGÓCIO
Em uma economia cada vez mais
globalizada e dinâmica, o Plano de Negócio precisa ser flexível para atender as
novas demandas de mercado. Alterar seu posicionamento, ou estruturar um novo
produto/serviço pode ser uma interessante saída para atrair um novo nicho de
mercado e abrir caminho para novos mercados. O poder de adaptação do
empreendedor para as novas realidades do consumo pode ser o diferencial para
tirar seu negócio do ponto de estagnação e levar para um novo patamar de
mercado. Pesquise, planeje e execute!
7 – FIQUE ATENTO AO MERCADO
Por mais que o empreendedor tenha
boas ideias e ousadia para trazer novidades para o seu negócio, o mercado tem
sempre a última palavra. Antes de investir dinheiro ou tempo em novas estratégias,
faça um levantamento sobre as tendências no Brasil e no Mundo para o seu
segmento de atuação. Identifique novas oportunidades, e fique atento para as
sugestões que os clientes te ofereçam no dia a dia. Acelerar o crescimento de
uma micro e pequena empresa não é questão de quem faz primeiro, e sim de quem
faz com maior acerto.
8 – OTIMIZE PROCESSOS INTERNOS
Faça um levantamento interno para
identificar os fatores que causam perda de tempo ou recursos na rotina da sua
empresa. Por exemplo, no caso de um restaurante, converse com a equipe da cozinha
para entender como é possível acelerar o preparo dos pratos para que os
clientes tenham uma experiência mais satisfatória. É importante salientar que
muitas vezes a otimização de processos não depende apenas da velocidade dos
profissionais, e sim da estrutura e ferramentas que a empresa disponibiliza no
dia a dia. Com uma analise qualificada sobre cada aspecto é possível
identificar melhorias significativas que gerarão uma nova percepção para a
equipe, clientes e mercado. Com processos otimizados e mais integrados é
possível estabelecer até mesmo um novo diferencial competitivo, e muitas vezes
sem a necessidade de grandes investimentos.
Somos uma consultoria 360
especializada em ACELERAR o
desenvolvimento de MPME’s dos mais
diversos segmentos e nichos de mercado, sempre com foco em inovação, otimização
de processos, e crescimento economicamente sustentável.
Por meio de uma diferenciada
metodologia, nos destacamos por criar soluções estratégicas de negócio e
branding, com uma visão ampla, e produzindo projetos personalizados e alinhados
as necessidades e objetivos de cada empresa, no que nomeamos como os pilares do
Business Plan: Marketing, Comunicação, Mídia, Gestão Pessoal, Comercial e Novos
Negócios.
A Olímpio Business Consultancy
é a solução perfeita para quem deseja levar seu negócio para um novo patamar de
mercado!
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Fonte: Assessoria de Imprensa
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