Pular para o conteúdo principal

8 Passos para Acelerar o crescimento da sua empresa sem investimento externo

Como-acelerar-crescimento-micro-e-pequenas-empresas

Especialista em Micro e Pequenas Empresas lista ações essenciais para quem deseja acelerar o crescimento do negócio, sem a necessidade de investimento externo.

 


Todo empreendedor sempre está em busca da expansão dos seus negócios, e no caso de micro e pequenas empresas, esse crescimento contínuo é fundamental para que o negócio se mantenha financeiramente saudável e rentável. 

Quando uma empresa se encontra estagnada e não consegue evoluir para um novo patamar de mercado, é comum que esse cenário reflita em potencial queda no faturamento, dificuldade para fidelizar clientes, e desmotivação da equipe de funcionários, fazendo com que o negócio entre em uma perigosa espiral do fracasso. Para sair rapidamente desta posição, o empreendedor precisa estar atento aos indicadores do negócio, manter ativo um processo de feedback com a equipe e clientes, e estar de ouvidos e olhos bem abertos para os movimentos do mercado consumidor.

Para acelerar o crescimento das empresas, muitos empreendedores recorrem a robustos investimentos financeiros, como forma de impulsionar o negócio. Estes investimentos podem chegar a empresa por meio da entrada de um sócio, empréstimos bancários ou familiares, ou reservas de emergência. Em geral, este “respiro” é utilizado para elevar o volume de ações de marketing e comunicação, abertura de uma nova unidade, contratação de mais funcionários, e aquisição de tecnologias mais modernas, tudo como manda a cartilha do bom empreendedor. 

O problema é que nem sempre o empreendedor tem a visão ampla do cenário, e muitas vezes acabam tomando as piores decisões na hora de alocar as novas verbas, o que no final das contas, acaba representando uma nova fonte de desafios e problemas.

Para quebrar o paradigma de que uma micro ou pequena empresa só consegue um crescimento acelerado investindo muito dinheiro, o CEO da Olímpio Business Consultancy, Leandro Silva, listou 8 formas estratégicas e planejadas de mudar uma empresa de patamar, sem a necessidade de investimentos externos.

Confira a lista:

1 – CONHEÇA SEU CLIENTE
Muitos empreendedores subestimam a importância das pesquisas de satisfação com clientes e feedbacks com a equipe de atendimento. Porém, muitas soluções e novas oportunidades podem surgir de uma simples reunião de sintonia com os funcionários, e de questionários aplicados de forma periódica com os clientes. Mais importante do que buscar ideias de fora é olhar para dentro da rotina do próprio negócio e dar voz ao seu público.

2 – CRIE UM DIFERENCIAL ÚNICO
Em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e repleto de novidades, é fundamental que seu negócio se estruture para ter um diferencial único. Não adianta acreditar que apenas dar “bom dia” aos clientes, baixar preços, ou entregar o serviço no prazo combinado é um diferencial relevante para o novo mercado. Os clientes querem se conectar, buscam por experiências fora da caixa, e estão cada vez mais exigentes e atentos ao que você oferece. Mais uma vez, ouça o cliente, esteja atento para sanar uma necessidade ou dor, e busque por soluções praticas e criativas que possam ser incorporadas ao negócio em um curto espaço de tempo.

3 – INVISTA NO MARKETING DA SUA EMPRESA
Muitos empreendedores ainda tem a imagem de que investir em marketing é exclusividade apenas de grandes empresas e luxuosas agências de comunicação. Mas, esse estereótipo já ficou no passado, e atualmente existem inúmeros profissionais, consultorias e agências que oferecem serviços de qualidade e resultado para micro e pequenas empresas. Basta uma boa pesquisa no Google, e uma conversa com outros empreendedores para encontrar algumas boas soluções na área. Se você não se sente preparado para criar um plano estratégico de marketing e comunicação para sua empresa, busque por pessoas qualificadas que façam sua verba, mesmo que curta, ser otimizada, elevando o nível de visibilidade e potencial de novos negócios. O importante é não se aventurar com base apenas em vídeos do youtube ou palestras, quando o dinheiro é curto e a necessidade é “pra ontem”, o melhor é contar com que entende do assunto. Na dúvida, solicite um orçamento sem compromisso, marque um café, e esteja aberto para sair da zona de conforto.

4 – BUSQUE PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Uma das melhores formas de impulsionar e acelerar o crescimento de micro e pequenas empresas é por meio de parcerias estratégicas. Identifique os hábitos e rotina de consumo de seus clientes, e estabeleça oportunidades de negócios para empresas que tenham público semelhante ao seu. Por exemplo, para um salão de belezas, efetivar parcerias com lojas de moda feminina, academias, e escritórios localizados nas imediações faz todo sentido e pode render um bom número de novos clientes. O importante neste caso é que a parceria seja atraente para todos os envolvidos, inclusive para a empresa que disponibilizará espaço para divulgação da sua marca. Nestes casos, ofereça a possibilidade de também divulgar a empresa parceira em seu estabelecimento, e ainda, oferecer descontos e promoções exclusivas para os clientes que chegarem por intermédio das indicações. Lembre-se: Todos precisam ganhar!

5 – APOSTE NO NETWORKING
Participe de encontros de negócios, feiras, workshops, seminários e todas as oportunidades possíveis para conversar com outros empreendedores. Além do conteúdo e aprendizado que é disseminado neste tipo de evento, estabelecer novos contatos e discutir desafios em comum é fundamental para encontrar soluções e novas possibilidades, afinal de contas, o problema que pode estar tirando o seu sono na hora de acelerar o crescimento da sua empresa pode ser o mesmo que outro empreendedor já atravessou. Além disso, neste tipo de encontro é rotina de muitos empreendedores buscarem por empresas para atender uma demanda ou necessidade pontual, o que pode ser uma ótima oportunidade para gerar novos negócios. Esteja atento e não abra mão de trocar cartões!!!

6 – REPENSE SEU MODELO DE NEGÓCIO
Em uma economia cada vez mais globalizada e dinâmica, o Plano de Negócio precisa ser flexível para atender as novas demandas de mercado. Alterar seu posicionamento, ou estruturar um novo produto/serviço pode ser uma interessante saída para atrair um novo nicho de mercado e abrir caminho para novos mercados. O poder de adaptação do empreendedor para as novas realidades do consumo pode ser o diferencial para tirar seu negócio do ponto de estagnação e levar para um novo patamar de mercado. Pesquise, planeje e execute!

7 – FIQUE ATENTO AO MERCADO
Por mais que o empreendedor tenha boas ideias e ousadia para trazer novidades para o seu negócio, o mercado tem sempre a última palavra. Antes de investir dinheiro ou tempo em novas estratégias, faça um levantamento sobre as tendências no Brasil e no Mundo para o seu segmento de atuação. Identifique novas oportunidades, e fique atento para as sugestões que os clientes te ofereçam no dia a dia. Acelerar o crescimento de uma micro e pequena empresa não é questão de quem faz primeiro, e sim de quem faz com maior acerto.

8 – OTIMIZE PROCESSOS INTERNOS
Faça um levantamento interno para identificar os fatores que causam perda de tempo ou recursos na rotina da sua empresa. Por exemplo, no caso de um restaurante, converse com a equipe da cozinha para entender como é possível acelerar o preparo dos pratos para que os clientes tenham uma experiência mais satisfatória. É importante salientar que muitas vezes a otimização de processos não depende apenas da velocidade dos profissionais, e sim da estrutura e ferramentas que a empresa disponibiliza no dia a dia. Com uma analise qualificada sobre cada aspecto é possível identificar melhorias significativas que gerarão uma nova percepção para a equipe, clientes e mercado. Com processos otimizados e mais integrados é possível estabelecer até mesmo um novo diferencial competitivo, e muitas vezes sem a necessidade de grandes investimentos.


Somos uma consultoria 360 especializada em ACELERAR o desenvolvimento de MPME’s dos mais diversos segmentos e nichos de mercado, sempre com foco em inovação, otimização de processos, e crescimento economicamente sustentável.

Por meio de uma diferenciada metodologia, nos destacamos por criar soluções estratégicas de negócio e branding, com uma visão ampla, e produzindo projetos personalizados e alinhados as necessidades e objetivos de cada empresa, no que nomeamos como os pilares do Business Plan: Marketing, Comunicação, Mídia, Gestão Pessoal, Comercial e Novos Negócios.

A Olímpio Business Consultancy é a solução perfeita para quem deseja levar seu negócio para um novo patamar de mercado!



Vamos tomar um Café...
11 97972-6590







Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...