Especialista explica quais são as atitudes que devem ser evitadas durante as confraternizações de final de ano que ocorrem nas empresas
Com o final
de ano se aproximando, as celebrações nas empresas também chegam. Nessas festas
é muito importante estar atento, seja como colaborador ou como gestor, e claro,
manter um bom comportamento durante esses momentos.
Com isso em
mente, o especialista em gestão de pessoas e diretor da Associação Brasileira
de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, oferece algumas
dicas de maneiras para essas festas sem esquecer que o momento é de
comemorações. “Esse é o momento de as
pessoas serem de fato quem elas são e mostrar isso. Tem que se divertir e
brincar também. Embora muitos líderes fiquem receosos com isso, é importante
lembrar que essa é uma oportunidade de conhecer melhor a equipe”, conta.
A maioria das
empresas tem o costume de permitir o consumo de bebidas alcoólicas e, segundo
Slivnik, realmente não há motivos para vetar, ainda mais por ser uma época em
que se celebram os resultados e as conquistas do ano. No entanto, é muito
importante manter os bons modos para que a presença não se torne inconveniente.
O
especialista reforça que é preciso ter bom senso em todas as situações.
“Qualquer tipo de atitude que foge dessa norma, não necessariamente deve ser
repreendida, mas se a conduta vai contra os valores da empresa, é essencial dar
o feedback para esse colaborador. Se a situação se repetir além de duas vezes,
pode ser que desligar esse colaborador seja uma opção, afinal, um
desalinhamento de valores é péssimo para o resultados das empresas”, explica o
Alexandre.
O colaborador
pode sim se soltar, mas apenas até o momento em que ele acredita que pode se
controlar. E aí está o desafio: muitos acham que estão sob controle e, no
entanto, perante os outros não estão. “É claro que os superiores estão sempre
de olho nos funcionários e esse é um momento de análise, então os excessos
podem ser prejudiciais. Embora seja um ambiente profissional, os trabalhadores
devem se permitir e agir como são normalmente, se divertir, brincar, mas sem
perder o senso comum”, aponta.
Esse é o
momento onde o colaborador extravasa, então o momento de alegria é importante,
ele pode comemorar, celebrar o ano que passou, desde que as atitudes não
interfiram na vida de outras pessoas. “A partir do momento em que isso
acontece, a festa acaba”, finaliza.
Alexandre Slivnik é
reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com
habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do
best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for
Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral
do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da
Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent
Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na
área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em
excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos
EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD
(Graduate School of Education - Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos