Pular para o conteúdo principal

BeGreen inaugura a 1ª Fazenda Urbana dentro de uma indústria no Mundo


Startup localizada dentro da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo-SP, produz hortaliças 100% livres de agrotóxicos.

 


O cenário é um refeitório industrial. À mesa, hortaliças frescas, 100% livres de agrotóxicos, colhidas no dia, logo ali, no quintal da fábrica. A novidade, inédita no mundo, é uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a startup BeGreen.  A iniciativa está beneficiando os mais de 8.000 funcionários, além de suas famílias, uma vez que a produção é vendida a preço promocional e pode ser levada para casa. A BeGreen utiliza técnicas inovadoras de aquaponia para produzir hortaliças orgânicas em larga escala e em metade do tempo, consumindo 90% menos água em relação ao método tradicional de cultivo.

Esta é a primeira Fazenda Urbana do mundo instalada dentro de uma indústria. Do plantio à colheita, tudo é feito no local. Com a parceria, a BeGreen começou a produzir hortaliças frescas e saudáveis para consumo nos refeitórios da Mercedes-Benz. Alface baby (verde e roxa), rúcula, espinafre, agrião, chicória, salsinha, hortelã, cebolinha, coentro e manjericão já são cultivados no local que, em breve, também iniciará a produção de tomate e berinjela. Estima-se que cerca de 2,7 mil quilos de hortaliças ou 44 mil pés de verduras, ervas e temperos serão colhidos ao mês.

De acordo com Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen, além de mais saudável, o modelo é ecológica e socialmente correto. “Desenvolvemos um modelo capaz de produzir até 28 vezes mais do que no modelo tradicional, no campo. Além disso, utilizamos a água de forma inteligente, não usamos nenhum tipo de substância química e estimulamos a hortaliça de forma que cresça em um período até 40% menor. Vale ressaltar que hoje, 70% do que se produz no campo é descartado antes mesmo de chegar à mesa do consumidor. A BeGreen chegou para tornar a cadeia produtiva mais sustentável, eliminando o seu maior entrave: que é a distância entre o produtor e o consumidor”, afirma.


PRONTA PARA CRESCER
O modelo de negócio já está em estudo de implantação em diversos segmentos: fábricas, shoppings, indústrias, empresas e outros. Giuliano afirma que as empresas interessadas em aderir ao projeto podem fazê-lo sem necessidade de investimento. “Queremos levar o negócio para todo o Brasil. Para isso, basta que a empresa ceda o espaço que nós implantamos e administramos a Fazenda Urbana. Estudos da Health Affairs mostram que a cada R$ 3,00 investidos em saúde, se economizam R$ 6,00 em gastos médicos, sem falar na redução de quase 50% no absenteísmo”, destaca Bittencourt.

Outro ponto que vale destacar é que a BeGreen abrange o bem-estar e boa alimentação até na prática de atividades físicas. Nas estufas, além de produzidas as hortaliças, é possível, de acordo com o interesse do parceiro, realizar aulas coletivas de Yoga, exercícios funcionais, zumba, dentre outros, visando sempre a saúde e bem-estar dos colaboradores daquela unidade. Mais saúde, mais coletividade, mais sorrisos, tudo isso, em um único local.


EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
Em Belo Horizonte, onde a BeGreen nasceu, um projeto semelhante foi implantando em 2017, em uma parte do estacionamento de um shopping center. A concepção foi a primeira Fazenda Urbana da América Latina e se baseia na produção e comercialização dos alimentos, na utilização do espaço para eventos e na organização de visitas guiadas à estufa, que tem aproximadamente 1500m² e produz 40 mil hortaliças por mês. “Recebemos cerca de 1.500 visitantes por mês. São alunos de escolas públicas e particulares, comunidade e clientes do mall que passam pela estufa todos os meses. Eles têm acompanhamento com orientações e conteúdo pedagógico, com ênfase para ciência e botânica. É uma oportunidade principalmente para que as crianças conheçam o processo de produção dos alimentos que consomem”, enfatiza Giuliano.


BOX SAUDÁVEL
Em Belo Horizonte, a BeGreen também oferece um “delivery”. Os interessados podem fazer uma assinatura mensal pelo site, recebendo semanalmente, em casa, uma cesta de hortaliças cultivadas de forma orgânica, totalmente livres de agrotóxicos, proporcionando uma alimentação mais saudável.

Na unidade Mercedes-Benz, o "Box BeGreen MB" é oferecido aos colaboradores, que podem retirar toda semana direto na loja BeGreen, uma cesta composta por quatro pés de alface baby, duas hortaliças (folha de beterraba, agrião, rúcula etc) e um tempero (tomilho, basilicão, cebolinha etc) por um valor fixo mensal.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...