Startup localizada dentro da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo-SP, produz hortaliças 100% livres de agrotóxicos.
O cenário é
um refeitório industrial. À mesa, hortaliças frescas, 100% livres de
agrotóxicos, colhidas no dia, logo ali, no quintal da fábrica. A novidade,
inédita no mundo, é uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a startup
BeGreen.
A iniciativa está beneficiando os mais de 8.000 funcionários, além de
suas famílias, uma vez que a produção é vendida a preço promocional e pode ser
levada para casa. A BeGreen utiliza técnicas inovadoras de aquaponia para produzir
hortaliças orgânicas em larga escala e em metade do tempo, consumindo 90% menos
água em relação ao método tradicional de cultivo.
Esta é a
primeira Fazenda Urbana do mundo instalada dentro de uma indústria. Do plantio
à colheita, tudo é feito no local. Com a parceria, a BeGreen começou a
produzir hortaliças frescas e saudáveis para consumo nos refeitórios da
Mercedes-Benz. Alface baby (verde e roxa), rúcula, espinafre, agrião, chicória,
salsinha, hortelã, cebolinha, coentro e manjericão já são cultivados no local
que, em breve, também iniciará a produção de tomate e berinjela. Estima-se que
cerca de 2,7 mil quilos de hortaliças ou 44 mil pés de verduras, ervas e
temperos serão colhidos ao mês.
De acordo com
Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen, além de mais saudável, o
modelo é ecológica e socialmente correto. “Desenvolvemos um modelo capaz de
produzir até 28 vezes mais do que no modelo tradicional, no campo. Além disso,
utilizamos a água de forma inteligente, não usamos nenhum tipo de substância
química e estimulamos a hortaliça de forma que cresça em um período até 40%
menor. Vale ressaltar que hoje, 70% do que se produz no campo é descartado
antes mesmo de chegar à mesa do consumidor. A BeGreen chegou para tornar a cadeia produtiva mais sustentável,
eliminando o seu maior entrave: que é a distância entre o produtor e o
consumidor”, afirma.
PRONTA PARA
CRESCER
O modelo de
negócio já está em estudo de implantação em diversos segmentos: fábricas,
shoppings, indústrias, empresas e outros. Giuliano afirma que as empresas
interessadas em aderir ao projeto podem fazê-lo sem necessidade de
investimento. “Queremos levar o negócio
para todo o Brasil. Para isso, basta que a empresa ceda o espaço que nós
implantamos e administramos a Fazenda Urbana. Estudos da Health Affairs mostram
que a cada R$ 3,00 investidos em saúde, se economizam R$ 6,00 em gastos
médicos, sem falar na redução de quase 50% no absenteísmo”, destaca
Bittencourt.
Outro ponto
que vale destacar é que a BeGreen abrange o bem-estar e boa
alimentação até na prática de atividades físicas. Nas estufas, além de
produzidas as hortaliças, é possível, de acordo com o interesse do parceiro,
realizar aulas coletivas de Yoga, exercícios funcionais, zumba, dentre outros,
visando sempre a saúde e bem-estar dos colaboradores daquela unidade. Mais
saúde, mais coletividade, mais sorrisos, tudo isso, em um único local.
EXPERIÊNCIA
EDUCACIONAL
Em Belo
Horizonte, onde a BeGreen nasceu, um projeto semelhante foi implantando em 2017,
em uma parte do estacionamento de um shopping center. A concepção foi a
primeira Fazenda Urbana da América Latina e se baseia na produção e
comercialização dos alimentos, na utilização do espaço para eventos e na
organização de visitas guiadas à estufa, que tem aproximadamente 1500m² e
produz 40 mil hortaliças por mês. “Recebemos
cerca de 1.500 visitantes por mês. São alunos de escolas públicas e
particulares, comunidade e clientes do mall
que passam pela estufa todos os meses. Eles têm acompanhamento com orientações
e conteúdo pedagógico, com ênfase para ciência e botânica. É uma oportunidade
principalmente para que as crianças conheçam o processo de produção dos
alimentos que consomem”, enfatiza Giuliano.
BOX SAUDÁVEL
Em Belo Horizonte, a BeGreen
também oferece um “delivery”. Os interessados podem fazer uma assinatura
mensal pelo site, recebendo semanalmente, em casa, uma cesta de hortaliças
cultivadas de forma orgânica, totalmente livres de agrotóxicos,
proporcionando uma alimentação mais saudável.
Na unidade Mercedes-Benz, o
"Box BeGreen MB" é oferecido aos colaboradores, que podem retirar
toda semana direto na loja BeGreen, uma cesta composta por
quatro pés de alface baby, duas hortaliças (folha de beterraba, agrião,
rúcula etc) e um tempero (tomilho, basilicão, cebolinha etc) por um valor
fixo mensal.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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