Especialista aponta 10 Dicas essenciais para quem deseja criar um Pitch Deck de sucesso e captar investimentos para o seu negócio
Startups de todo o mundo concentram seus esforços em captar recursos
para seus negócios e para isso, precisam ter o chamado "Pitch Deck":
uma apresentação que mostrará o negócio e seus objetivos inovadores para bancas
de investidores e fundos de investimento. No final do dia, o pitch deck é uma
sequencia de slides. A questão é que não pode ser qualquer slide ou qualquer
sequência. Para captar dinheiro, a história tem que ser muito bem contada.
Desafio? Na maioria das rodadas de investimento, em 3 minutos, a
startup tem que apresentar para os investidores porque vale a pena investir no
seu negócio, e muitas vezes nem tudo acontece conforme planejado.
No Brasil, a fase de captação de startups também já virou negócio.
A 2Simple,
empresa com sede em São Paulo é especialista no assunto para garantir uma
captação eficaz, auxiliando desde o momento da concepção da ideia da startup,
até o grande momento da apresentação do pitch deck aos investidores.
"Identificamos também
que uma das maiores dores dos empreendedores é encontrar o investidor ideal
para seu negócio. E por incrível que pareça, para os investidores encontrarem a
startup certa também é um desafio. Por isso, além de criarmos os materiais e
auxiliarmos com o roteiro dos Pitch Decks, nós fazemos a conexão entre quem
busca investimento, com quem quer investir. Em pouco mais de 1 ano de trabalho,
já ajudamos a captar mais de R$ 10 milhões, seja criando e guiando o
empreendedor nessa jornada, ou apresentando a empresa para grandes
investidores." Explica Renato Gil, sócio da 2simple.
"Em 3 minutos a startup
tem que apresentar para investidores porque vale a pena investir no seu
negócio, e nem sempre as coisas saem como planejado, aliás, na maioria das
vezes, a apresentação não contempla o esperado pelos investidores, e soma-se a
isso o nervosismo de estar frente a frente com possíveis financiadores do seu
projeto" explica Leandro Lange, sócio da 2simple.
Abaixo, seguem 10 dicas de sucesso da 2simple para todas as
startups que pretendem captar recursos, e como fazer para obter resultados:
1 - Faça uma abertura de Impacto
Os primeiros segundos da apresentação valem ouro. Comece de forma
profissional, com uma frase simples, objetiva e poderosa, mas que fale muito
sobre o seu negócio. Procure voltar no tempo e se lembrar de quando foi a
concepção da ideia. Qual foi a epifania por trás dela? Talvez a sua frase
esteja lá.
2 - Qual Problema você irá solucionar?
É extremamente importante que a startup descreva qual é a dor que
o negócio irá resolver. Tem que ser enfática, clara e objetiva, lembrando a
todos qual o problema vivem hoje e como a startup irá resolvê-lo. Se o começo
da apresentação vale ouro, esse momento é o diamante lapidado.
3 - Reason to Believe
Vestir e amar a camisa é muito valioso para os investidores, por
isso, confira se em sua apresentação você está respondendo a perguntas como:
por que você se importaria em solucionar esse problema? Qual o propósito do seu
negócio? Como vidas serão afetadas por essa indústria? Por que a sua audiência
deve se envolver com o seu negócio? Sempre com amor e paixão pela ideia. Não é
só sobre dinheiro. É sobre inovar e mudar o mundo.
4. Produto
Descrever o produto é essencial, mas mostrar para os investidores
um produto mesmo que seja um protótipo é realmente critico para que eles
entendam melhor a sua ideia.
É importante mostrar que além de idealizadores, são
profissionais que sabem como executar suas ideias. O ideal é ter telas ou
vídeos para mostrar.
5. Diferenciais
O que é diferente sobre você̂ com relação a concorrência? Conte
sobre o que você̂ tem de melhor e seja direto. É importante mostrar que você
estudou os players que já existem no mercado e quais são os diferenciais
competitivos do seu negócio. É como se vender para uma vaga valiosa em uma
empresa. Por que você será o melhor líder?
6. Modelo de Negócios
Diga apenas o básico, não passe detalhes.
Seja claro para que os investidores entendam sua linha de raciocínio
e vejam o negócio como algo rentável. Mostre de forma simples como a sua
empresa pode obter lucro. Afinal, não tem investimento se não tiver expectativa
de retorno. Do contrário, não seria um investimento, e sim, uma simples doação.
E isso não existe no mundo das Startups.
7. Tração de Clientes
Você̂ já tem clientes? Se sim, coloque os números de clientes já
atendidos. Aqui é importante trazer números consistentes que comprovem a tração
de sua empresa. Número de usuários, ticket médio, CAC são alguns dados dos
quais investidores estão sempre atrás.
8. Investimento
No PitchDeck é necessário oferecer uma visão do investimento
pretendido e qual será o destino do valor captado. Em quais áreas de sua
empresa o dinheiro será investido? É importante que o investidor tenha clareza
do split que será feito.
Ex: 30% da verba para Marketing / 30% para equipe / 40%
infraestrutura
9. Time
Mostre claramente quem é o time e o papel de cada um no negócio.
Tenha orgulho do seu time e mostre os motivos.
10. Grande Encerramento
Termine com uma frase forte que passe a mensagem. "Isso é
quem nós somos, isso é o que fazemos e isso é o que queremos que você
faça. Obrigado."
Fonte: Assessoria de Imprensa
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