Daniella Cor, Co-Fundadora da Fair&Sale, aposta em feira criativa nas principais praças públicas da cidade para impulsionar micro-empreendedores e criar um novo hábito de lazer nos bairros.
Em
meio à manutenção do alto índice de desemprego no Brasil,
pequenos negócios resultantes de jovens empreendedores passam a ser a
nova constante no cenário do empreendedorismo criativo nacional. Uma das
iniciativas, cada vez mais, consolidadas no roteiro cultural paulistano é
a Fair&Sale, feira que reúne 100 expositores de diversos
segmentos a cada edição na cidade e promove o reconhecimento de projetos
criativos por meio do viés empreendedor.
Sendo
um dos grandes destaques do segmento de feiras criativas, visitamos a Fair&Sale,
em sua edição realizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente ao metrô
Moema. Em nossa visita, batemos um papo descontraído com Daniella Cor,
Co-Fundadora e responsável pela comunicação da marca.
A
ex-jornalista conta que a ideia inicial da Fair&Sale surgiu de uma dor
comum aos empreendedores. “Em 2012, eu e
meu sócio Michel Flamarion, trabalhávamos com duas marcas autorais, as quais
eram vendidas em lojas colaborativas, e em algumas feiras artesanais. Na época,
senti que ainda havia muito espaço para novas feiras no segmento, e principalmente
no bairro de Moema e Zona Sul da cidade”. Segundo Daniella, a vida cultural
na região estava muito ligada a passear em shoppings centers e ir a
restaurantes, o que deixava a empreendedora inconformada em ver um bairro com
tantas praças, árvores e ruas planas subaproveitadas aos finais de semana.
Foi
então, que em 2017, Daniella e Michel decidiram fundar a Fair&Sale, uma feira
criativa idealizada para a exposição de micro-negócios que na maioria das vezes
ficava com as vendas restritas apenas as mídias sociais, lojas colaborativas e
amigos. Na 1ª edição, Daniella conta que identificou a Avenida Sabiá como um
ponto interessante para a realização do evento, e deu iniciou a uma longa
jornada em busca de informações sobre como organizar uma feira neste modelo. “Não havia (e ainda não há) manual sobre como
fazer uma feira. Enfrentamos muita burocracia, ligações para subprefeituras,
trocas de e-mails e mensagens para entendermos quais os procedimentos para tirar
nosso sonho do papel”, afirma Daniella.
Após
conseguir aprovação para a utilização do espaço, Daniella iniciou a prospecção
de expositores, e conseguiu chegar ao número de 40 empreendedores para a 1ª
edição, o que a deixa com grande orgulho e satisfação. “Naquele momento ninguém sabia ao certo o que a Fair&Sale seria, nem nós mesmos, foi uma aposta mutua que deu
muito certo, pois vemos que até hoje alguns expositores continuam participando
das edições”.
Para
a 2ª edição a Fair&Sale alcançou o número de 100 inscritos, o que fez
Daniella iniciar o processo de curadorias sobre as marcas expositoras. Em 2018,
após 3 edições realizadas na Avenida Sabiá, e com mais de 80 expositores em
média, Daniella começou a identificar problemas estruturais que impediam o
crescimento e expansão do negócio. “Questões
como locais de estacionamento e espaço físico para os expositores nos fizeram
buscar por outras regiões de melhor acesso e fluxo. Foi então que em conversa
com a prefeitura surgiu a ideia de levar o evento para as praças públicas”.
À
partir deste momento, a Fair&Sale iniciava uma nova Era,
com sua 1ª edição de 2018 sendo realizada na praça Cidade de Milão, o que
posicionou a feira em um novo patamar de mercado para expositores e público
consumidor. Para Daniella, levar a Fair&Sale para as praças
públicas foi um grande acerto, pois ela tem como filosofia o objetivo de levar
as pessoas para o convívio em praças e ruas da cidade, como uma forma de
redescobrir os bairros onde moram.
Apesar
do grande número de feiras que possuem posicionamento similar a Fair&Sale
atualmente na cidade de São Paulo, Daniella mostra que não se incomoda com a “concorrência”.
“Apoio o surgimento e consolidação de
novas feiras neste formato, pois acredito que este movimento com mais pessoas
frequentando as praças melhora o desenvolvimento dos negócios, criando um
hábito de consumo e estilo de vida que favorece a todos os negócios inseridos
neste universo. Todo final de semana tem pelo menos umas 15 feiras espalhadas pela
cidade, o que só reforça que tem muita gente querendo empreender, e a grande
necessidade por mais espaços como este”, completa Daniella.
Atualmente,
a Fair&Sale
já passa de 30 edições, e conta com uma média de 70 a 100 expositores em seu
modelo tradicional, e uma média de 40 no caso dos eventos em formato pocket. Em
geral, mais de 500 marcas se inscrevem para cada edição, e ao todo, são mais de
1600 inscritos na base de dados da empresa. Segundo Daniella, a maior parte dos
expositores são marcas autorais, mas também existe uma fatia que são de
revendedores que “garimpam” produtos criativos. “Existe um árduo processo de curadoria para cada edição. Definimos um
número ideal de expositores por segmento, e tentamos realizar um rodizio para
dar oportunidade para todos participarem, assim oferecemos maior diversidade ao
público. Além disso, levamos em conta o perfil dos moradores da região, faixa
de preço, e hábitos de consumo locais para definir a grade de participantes. Em
geral, a cada edição contamos com 30% de novos expositores”, complementa
Daniella.
Os expositores selecionados pagam uma taxa de inscrição
única no valor de R$350,00 que garante acesso a utilização da tenda e energia
elétrica, sendo que por apenas mais R$20,00 o empreendedor também tem direito a uma mesa
para exposição dos produtos. Para a empreendedora, o objetivo da Fair&Sale
é ser o mais acessível possível para os negócios, facilitando a geração de
lucros e crescimento de cada expositor. “Queremos
colocar o empreendedor criativo no centro do negócio, oferecendo soluções que o
coloquem no mapa, e tornem viável a apresentação de sua marca e produtos para
um público cada vez maior”.
Para Daniella, um dos grandes diferenciais da Fair&Sale
está no atendimento que valoriza e oferece suporte aos expositores em todos os
momentos do processo. “As experiências da
época de empreendedor nas feiras auxiliaram na criação desses diferenciais,
pois vimos muitos erros sendo cometidos, e utilizamos esse conhecimento para
oferecer o melhor para nossos expositores e clientes. Nosso objetivo é mostrar
que estamos juntos nesse rolê”, complementa Daniella.
Comemorando o momento de expansão do negócio, Daniella
tem como planos para o futuro consolidar a marca como referência na cidade de
São Paulo, garantindo um calendário semanal, e levando o evento para outras
cidades. “Além do crescimento do negócio,
queremos oferecer mais capacitação e conhecimento aos expositores, pois
sentimos que muitos ainda necessitam de informações, treinamentos, e
estratégias para impulsionar as vendas”. Para Daniella, o mais legal de
todo o processo é poder acompanhar o desenvolvimento de cada empreendedor, e
ver de perto a melhoria dos produtos, e evolução no atendimento/vendas.
O sucesso da venda nas feiras está 100% atrelada a
participação do empreendedor, e de que forma ele consegue encantar os clientes
com sua história e diferenciais, criando uma verdadeira conexão de fidelidade e
engajamento único com cada marca. “O público gosta de conhecer a história do
negócio, diferenciais do produto, valor agregado em cada marca, e ter a
sensação de exclusividade em um processo artesanal... Tudo isso faz o cliente
se sentir especial e único na relação com as marcas”.
Para este ano a Fair&Sale está inaugurando um
espaço físico na Casa B2Mamy, o que representa uma novidade para os
empreendedores. Segundo Daniella, o espaço está sendo projetado com base nas
sugestões dos frequentadores da casa, mas já adianta que não será um café, nem
mesmo uma loja colaborativa. “Não
queremos impor o que o cliente precisa comprar, e sim o que ele quer comprar!
Vamos Criar soluções para que os empreendedores criativos conquistem seu espaço
no mundo, projetando sua voz e marca, e ocupando espaços que eles não poderiam
atingir em um modelo mais tradicional e engessado”.
Nós do site Smart Business agradecemos a empreendedora
e toda equipe da assessoria de comunicação pela oportunidade de conhecer mais
sobre este incrível e inspirador projeto, e estaremos sempre à disposição para
contar boas histórias de negócios, e mostrar empreendedores que pensam fora da
caixa com o desejo de construir um mundo melhor!!!
Parabéns a toda equipe Fair&Sale e aos
empreendedores que dia a dia ajudam a fomentar essa história de sucesso!!!
Saiba Mais: https://www.fairesale.com
Instagram: @FairSale
Fonte: Redação Smart Business
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos