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Empreendedora funda Feira criativa e impulsiona micro-negócios em São Paulo

Fair - Sale - Smart - Business

Daniella Cor, Co-Fundadora da Fair&Sale, aposta em feira criativa nas principais praças públicas da cidade para impulsionar micro-empreendedores e criar um novo hábito de lazer nos bairros.

 


Em meio à manutenção do alto índice de desemprego no Brasil, pequenos negócios resultantes de jovens empreendedores passam a ser a nova constante no cenário do empreendedorismo criativo nacional. Uma das iniciativas, cada vez mais, consolidadas no roteiro cultural paulistano é a Fair&Sale, feira que reúne 100 expositores de diversos segmentos a cada edição na cidade e promove o reconhecimento de projetos criativos por meio do viés empreendedor. 

Sendo um dos grandes destaques do segmento de feiras criativas, visitamos a Fair&Sale, em sua edição realizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente ao metrô Moema. Em nossa visita, batemos um papo descontraído com Daniella Cor, Co-Fundadora e responsável pela comunicação da marca. 

A ex-jornalista conta que a ideia inicial da Fair&Sale surgiu de uma dor comum aos empreendedores. “Em 2012, eu e meu sócio Michel Flamarion, trabalhávamos com duas marcas autorais, as quais eram vendidas em lojas colaborativas, e em algumas feiras artesanais. Na época, senti que ainda havia muito espaço para novas feiras no segmento, e principalmente no bairro de Moema e Zona Sul da cidade”. Segundo Daniella, a vida cultural na região estava muito ligada a passear em shoppings centers e ir a restaurantes, o que deixava a empreendedora inconformada em ver um bairro com tantas praças, árvores e ruas planas subaproveitadas aos finais de semana.

Foi então, que em 2017, Daniella e Michel decidiram fundar a Fair&Sale, uma feira criativa idealizada para a exposição de micro-negócios que na maioria das vezes ficava com as vendas restritas apenas as mídias sociais, lojas colaborativas e amigos. Na 1ª edição, Daniella conta que identificou a Avenida Sabiá como um ponto interessante para a realização do evento, e deu iniciou a uma longa jornada em busca de informações sobre como organizar uma feira neste modelo. “Não havia (e ainda não há) manual sobre como fazer uma feira. Enfrentamos muita burocracia, ligações para subprefeituras, trocas de e-mails e mensagens para entendermos quais os procedimentos para tirar nosso sonho do papel”, afirma Daniella.
Após conseguir aprovação para a utilização do espaço, Daniella iniciou a prospecção de expositores, e conseguiu chegar ao número de 40 empreendedores para a 1ª edição, o que a deixa com grande orgulho e satisfação. “Naquele momento ninguém sabia ao certo o que a Fair&Sale seria, nem nós mesmos, foi uma aposta mutua que deu muito certo, pois vemos que até hoje alguns expositores continuam participando das edições”.

Fair-Sale-Feira-Criativa-Smart-Business

Para a 2ª edição a Fair&Sale alcançou o número de 100 inscritos, o que fez Daniella iniciar o processo de curadorias sobre as marcas expositoras. Em 2018, após 3 edições realizadas na Avenida Sabiá, e com mais de 80 expositores em média, Daniella começou a identificar problemas estruturais que impediam o crescimento e expansão do negócio. “Questões como locais de estacionamento e espaço físico para os expositores nos fizeram buscar por outras regiões de melhor acesso e fluxo. Foi então que em conversa com a prefeitura surgiu a ideia de levar o evento para as praças públicas”.

À partir deste momento, a Fair&Sale iniciava uma nova Era, com sua 1ª edição de 2018 sendo realizada na praça Cidade de Milão, o que posicionou a feira em um novo patamar de mercado para expositores e público consumidor. Para Daniella, levar a Fair&Sale para as praças públicas foi um grande acerto, pois ela tem como filosofia o objetivo de levar as pessoas para o convívio em praças e ruas da cidade, como uma forma de redescobrir os bairros onde moram.

Apesar do grande número de feiras que possuem posicionamento similar a Fair&Sale atualmente na cidade de São Paulo, Daniella mostra que não se incomoda com a “concorrência”. “Apoio o surgimento e consolidação de novas feiras neste formato, pois acredito que este movimento com mais pessoas frequentando as praças melhora o desenvolvimento dos negócios, criando um hábito de consumo e estilo de vida que favorece a todos os negócios inseridos neste universo. Todo final de semana tem pelo menos umas 15 feiras espalhadas pela cidade, o que só reforça que tem muita gente querendo empreender, e a grande necessidade por mais espaços como este”, completa Daniella.

Atualmente, a Fair&Sale já passa de 30 edições, e conta com uma média de 70 a 100 expositores em seu modelo tradicional, e uma média de 40 no caso dos eventos em formato pocket. Em geral, mais de 500 marcas se inscrevem para cada edição, e ao todo, são mais de 1600 inscritos na base de dados da empresa. Segundo Daniella, a maior parte dos expositores são marcas autorais, mas também existe uma fatia que são de revendedores que “garimpam” produtos criativos. “Existe um árduo processo de curadoria para cada edição. Definimos um número ideal de expositores por segmento, e tentamos realizar um rodizio para dar oportunidade para todos participarem, assim oferecemos maior diversidade ao público. Além disso, levamos em conta o perfil dos moradores da região, faixa de preço, e hábitos de consumo locais para definir a grade de participantes. Em geral, a cada edição contamos com 30% de novos expositores”, complementa Daniella.

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Os expositores selecionados pagam uma taxa de inscrição única no valor de R$350,00 que garante acesso a utilização da tenda e energia elétrica, sendo que por apenas mais R$20,00  o empreendedor também tem direito a uma mesa para exposição dos produtos. Para a empreendedora, o objetivo da Fair&Sale é ser o mais acessível possível para os negócios, facilitando a geração de lucros e crescimento de cada expositor. “Queremos colocar o empreendedor criativo no centro do negócio, oferecendo soluções que o coloquem no mapa, e tornem viável a apresentação de sua marca e produtos para um público cada vez maior”.
Para Daniella, um dos grandes diferenciais da Fair&Sale está no atendimento que valoriza e oferece suporte aos expositores em todos os momentos do processo. “As experiências da época de empreendedor nas feiras auxiliaram na criação desses diferenciais, pois vimos muitos erros sendo cometidos, e utilizamos esse conhecimento para oferecer o melhor para nossos expositores e clientes. Nosso objetivo é mostrar que estamos juntos nesse rolê”, complementa Daniella.

Comemorando o momento de expansão do negócio, Daniella tem como planos para o futuro consolidar a marca como referência na cidade de São Paulo, garantindo um calendário semanal, e levando o evento para outras cidades. “Além do crescimento do negócio, queremos oferecer mais capacitação e conhecimento aos expositores, pois sentimos que muitos ainda necessitam de informações, treinamentos, e estratégias para impulsionar as vendas”. Para Daniella, o mais legal de todo o processo é poder acompanhar o desenvolvimento de cada empreendedor, e ver de perto a melhoria dos produtos, e evolução no atendimento/vendas.

O sucesso da venda nas feiras está 100% atrelada a participação do empreendedor, e de que forma ele consegue encantar os clientes com sua história e diferenciais, criando uma verdadeira conexão de fidelidade e engajamento único com cada marca.  O público gosta de conhecer a história do negócio, diferenciais do produto, valor agregado em cada marca, e ter a sensação de exclusividade em um processo artesanal... Tudo isso faz o cliente se sentir especial e único na relação com as marcas”.

Para este ano a Fair&Sale está inaugurando um espaço físico na Casa B2Mamy, o que representa uma novidade para os empreendedores. Segundo Daniella, o espaço está sendo projetado com base nas sugestões dos frequentadores da casa, mas já adianta que não será um café, nem mesmo uma loja colaborativa. “Não queremos impor o que o cliente precisa comprar, e sim o que ele quer comprar! Vamos Criar soluções para que os empreendedores criativos conquistem seu espaço no mundo, projetando sua voz e marca, e ocupando espaços que eles não poderiam atingir em um modelo mais tradicional e engessado”. 

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Nós do site Smart Business agradecemos a empreendedora e toda equipe da assessoria de comunicação pela oportunidade de conhecer mais sobre este incrível e inspirador projeto, e estaremos sempre à disposição para contar boas histórias de negócios, e mostrar empreendedores que pensam fora da caixa com o desejo de construir um mundo melhor!!!
Parabéns a toda equipe Fair&Sale e aos empreendedores que dia a dia ajudam a fomentar essa história de sucesso!!!

Instagram: @FairSale


Fonte: Redação Smart Business


 

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