Preparado para o futuro? Estudo da Cognizant aponta as principais tendências para a área nos próximos cinco e dez anos
A Cognizant, uma das empresas líderes mundiais em tecnologia e
negócios, apresenta estudo que aponta as 21 profissões do futuro na área de
marketing. A pesquisa faz parte de uma iniciativa da Cognizant, por meio do seu
Centro para o Futuro do Trabalho, para identificar e analisar as principais
tendências do mercado de trabalho e o impacto da tecnologia -- principalmente
da inteligência artificial (IA) -- no futuro das profissões.
“Em 2009, ninguém imaginava
a existência de influenciadores em redes sociais. Só isso já demonstra o quanto
o mundo do marketing passa por mudanças constantes e velozes”, comenta
Erica Yoshioka, Head de Marketing da Cognizant no Brasil. “O trabalho no marketing já foi mais simples: era só chamar a atenção
das pessoas. Atualmente, já não é mais assim. As marcas agora utilizam
algoritmos para prever o que oferecer para seus clientes, quando e como.”
Para o presidente da Cognizant no Brasil, João Lúcio de
Azevedo Filho, a área de marketing está incrivelmente complexa. “Um passo em falso pode destruir uma
reputação construída por anos. Por isso, o profissional de marketing de sucesso
precisa ser ágil e capaz de se adaptar a dinâmicas de consumo que podem mudar
num piscar de olhos.”
Confira a lista:
1. Algorithm Bias Auditor (Auditor de Viés Algorítmico)
Com o advento da inteligência artificial, esse profissional será
responsável por monitorar cada elemento de IA utilizado em chatbots, desde
desenvolvimento de produtos, análise de vendas, recrutamento e revisão de
contratos para garantir que todos os algoritmos sejam usados de forma legal e
alinhados com os valores da empresa. O candidato ideal para esse cargo deverá
saber criar jornadas de consumo acessíveis e inclusivas.
2. Data Ethnographer (Etnógrafo de Dados)
O etnógrafo de dados não apenas analisa números, mas os utiliza
para contar uma história sobre como os consumidores interagem com sua marca. É
um papel essencial na era digital, por causa da enorme quantidade de dados
coletados por meio de transações online, internet das coisas, wearables,
dispositivos mobile e outros pontos de contato on-line e off-line. O
profissional deve encontrar os dados corretos e extrair o melhor deles para
melhorar a experiência do consumidor.
3. Purpose Planner (Planejador de Missão e Valores)
Esse profissional vai ajudar seus clientes a definir e articular
suas contribuições para a sociedade e seus propósitos para consumidores e
funcionários. Esse cargo exige total compreensão de ambientes corporativos e o
uso de várias redes sociais para construir, manter, gerenciar e polir discursos
empresariais em um mercado cada vez mais concorrido.
4. Neuro A/B Tester (Neurotestador A/B)
Quando as marcas conhecem seus clientes na vida real, por meio de
campanhas experimentais ou sensoriais, é uma oportunidade de conseguir dados
brutos sobre o que eles acham de seus produtos e serviços. O testador A/B
deverá elaborar relatórios sobre a atividade cerebral de consumidores quando
eles entram em contato com a marca durante campanhas físicas. Se você tem
formação em neurociência e é apaixonado por experiência de consumo, então esse
cargo é para você.
5. Loyalty Engineer (Engenheiro de Lealdade)
A engenharia de lealdade é um conjunto de habilidades no marketing
que pensa nos clientes como parceiros de negócios. Os engenheiros de lealdade
escutam e identificam as necessidades de clientes e utilizam esses insights
para criar tutoriais on-line, eventos, oportunidades exclusivas e adaptações
aos programas de fidelidade tradicionais. O candidato ideal para essa vaga deve
conhecer os programas de fidelidade corporativos, marketing B2B e iniciativas
de community marketing.
6. Mood & Empathy Manager (Gerente de Humor e Empatia)
A habilidade de criar o equilíbrio perfeito de emoções e causar a
resposta certa de empatia dos consumidores é imprescindível para o marketing
moderno. Os gerentes de humor e empatia têm papel importante em indústrias como
a do varejo, em que a competição de preços e produtos se estagnou e as emoções
constituem o próximo campo de batalha. Esse profissional deve analisar toda a
situação de interação do cliente com a marca, qualificar as emoções envolvidas
e propor estratégias para atingir a experiência ideal.
7. Personal Feedback & Appraisal Designer (Designer de
Feedback e Avaliações)
Os clientes ficam engajados por mais tempo quando têm acesso a
experiências personalizadas. O problema é que as empresas interagem com milhões
de clientes e possíveis leads por meio de centenas de canais. Por isso, é
necessário um profissional para desenvolver e automatizar o feedback, e
mecanismos de loop na jornada de consumo da marca. O designer de feedback
pessoal vai criar, testar e ajustar os mecanismos de IA que captam os feedbacks
do cliente, e os converter em melhorias na jornada de consumo.
8. Interbrand Marketer (Analista de Marketing Entre Marcas)
Na última década, muitas empresas passaram a oferecer plataformas
de vendas por meio de IA e algoritmos que levam os consumidores a produtos e
serviços de terceiros. Com isso, os consumidores não precisam mais pensar no
que gostariam de comprar ou fazer porque as máquinas já fazem todo o trabalho
operacional. Esse profissional será responsável por catalisar as relações entre
empresas e marcas em expansão.
9. Sixth Sense Analyst (Analista de Sexto Sentido)
Você é capaz de prever uma tendência que pode inspirar nossa
próxima campanha de vendas? Em caso positivo, seu trabalho será auxiliar a área
de desenvolvimento de produtos e serviços que vão definir e estender o
relacionamento com a mídia e influenciadores. O analista de sexto sentido deve
conhecer e ter acesso a uma vasta rede de influenciadores dos mercados de seus
clientes, de modo que garanta a credibilidade dessa próxima tendência.
10. Machine Personality Designer (Designer de Personalidade de
Máquinas)
Você gosta de pessoas e de máquinas? Então, esse é o trabalho
certo para você. Como designer de personalidade de máquina, você vai dar voz e
personalidade a produtos e serviços digitais por meio da conciliação das
necessidades de seus clientes com a experiência ideal. O candidato deve ter
intuição afiada, paixão por trabalhar com pessoas e conhecimentos em cultura,
etnografia, sociologia e branding.
11. Simulation Assistant (Assistente de Simulação)
O que acha de ajudar seus clientes a tomar as melhores decisões? O
gerenciamento de expectativas e a divulgação dos benefícios de longo prazo de
um relacionamento com o consumidor são recursos de marketing poderosos quando
utilizados corretamente por meio de simulações. Assim, o assistente de
simulação será responsável por coletar e apresentar previsões para modelar
futuros cenários de uso para os serviços e produtos oferecidos.
12. Customer Wellbeing Specialist (Especialista em Bem-Estar)
Você gosta de saúde, práticas esportivas e nutrição? É a hora de
usar esse conhecimento. Os especialistas em bem-estar complementam nossos
produtos e serviços com expertise sobre como fazer escolhas mais saudáveis ao
criar momentos personalizados na hora certa da jornada do consumidor. O
profissional ideal deverá ter conhecimentos em nutrição, educação física, saúde
mental e vida saudável.
13. Subscription Strategist (Planejador de Assinaturas)
De músicas a carros, os hábitos de consumo migram cada vez mais
para um sistema de assinaturas. É por isso que os times de marketing precisarão
de um planejador de assinaturas. Esse profissional será responsável por criar
um framework de assinaturas conectadas para conquistar a lealdade dos clientes
e estabelecer um canal direto de vendas. Sua principal função será analisar
todas as situações em que o cliente tem contato com a marca, qualificar suas
emoções e propor uma estratégia que permita atender às necessidades observadas.
14. Haptic Planner (Planejador Tátil)
O peso e a textura corretos podem transformar um aparelho barato
em um item de luxo, além de enriquecer a experiência do cliente. Com novos
materiais e a habilidade de programar texturas responsivas, surge a
oportunidade de usar superfícies táteis para criar desejo ou interesse pelo
toque. O planejador tátil deverá encontrar texturas, materiais e vibrações que
estimulem o tato e se conectem ao público. Esse profissional será responsável
por repassar para os times de criação e engenharia informações com os
resultados esperados e as ações subsequentes para criar uma experiência tátil.
15. Science Liaision/Bio-Marketing Specialist (Especialista em
Biomarketing)
Você ama ciência e marketing? Então por que não investir na
carreira de especialista em biomarketing? Os dados biométricos oferecem
insights valiosos sobre nossos clientes, que podem ser utilizados para
feedbacks imediatos ou armazenar conhecimento para análise posterior. Como
especialista em biomarketing, é seu papel encontrar oportunidades para
aproximar os consumidores das marcas. Você será capaz de identificar
oportunidades para agregar valor aos esforços de marketing na construção da
jornada do consumidor.
16. Machine & People Ethics Manager (Gerente de Ética para
Pessoas e Robôs)
A habilidade de construir uma marca forte e vendê-la com
eficiência depende de como os colaboradores -- e as máquinas inteligentes com
as quais os clientes interagem -- transmitem os valores de sua empresa. Por
isso, é necessário um funcionário do time de marketing especializado em
garantir que todos na empresa sigam seus valores corporativos. Como gerente de
ética para pessoas e robôs, você deverá analisar os dados de cada departamento
para entender o que colaboradores e máquinas pensam dos valores da companhia e
como isso é posto em prática.
17. Micro-Interaction Marketing Specialist (Especialista em
Marketing de Microinterações)
As microinterações acontecem a qualquer hora em qualquer lugar, e
podem fortalecer as mensagens da marca e diferenciar relações entre os
consumidores. Por isso, precisamos entender esse fenômeno e aprender a
catalisá-lo. O especialista em marketing de microinterações deverá mapear todas
as regras e todos os feedbacks para encontrar oportunidades que possam
influenciar uma decisão ou percepção. Trabalhando nessa área, você será
responsável por dissecar cada momento, a fim de descobrir caminhos para
conquistar a fidelidade do consumidor.
18. Head of Bot Creative (Diretor de Robôs Criativos)
Você está pronto para comandar um exército de robôs com o toque de
um botão? Em pouco tempo, boa parte do marketing criativo será realizada por
uma força-tarefa de robôs. Enquanto economiza tempo e reduz erros humanos, essa
abordagem racional significa que as campanhas de marketing podem ficar
insípidas. O diretor de bots criativos precisa garantir que eles criem
experiências atraentes e autênticas, que possam se conectar aos clientes em um
nível emocional.
19. In-World Marketing Architect (Arquiteto de Marketing Virtual)
Realidade virtual, realidade aumentada, videogames e filmes
impactam nossas vidas diariamente. Assim, ignorar as oportunidades de marketing
dessa área significa perder dinheiro. Como arquiteto de marketing virtual, você
deverá entender as motivações, os desejos e a jornada dos consumidores no
espaço virtual, bem como identificar as oportunidades mais naturais e atraentes
para influenciar os clientes. O candidato ideal deve ter experiência em
publicidade, design de interiores, arquitetura ou produção de eventos, além de
conhecer as principais tendências de AR e VR.
20. Object Persuasion Manager (Gerente de Persuasão)
No mundo conectado dos smart devices, não serão mais as pessoas
fazendo recomendações para seus amigos, mas sim uma combinação de pessoas e
algoritmos orientados por IA e machine learning. A disputa por espaço nos
buscadores ficará cada vez mais acirrada, e para isso precisaremos de um
profissional que ajude uma máquina a vender. O cargo de gerente de persuasão
requer uma pessoa de extenso conhecimento em marketing, capaz de construir
recomendações automatizadas do zero e persuadir os buscadores a considerar seus
produtos e serviços em lugar dos concorrentes.
21. Master Storyteller (Especialista em Storytelling)
Boas histórias vendem, e é preciso um bom contador de histórias
para unificar as mensagens presentes em milhares de pontos de contato com
clientes ao redor do mundo. O especialista em storytelling vai organizar os
conteúdos gerados automaticamente nas nossas mídias e garantir que não haja
cacofonia entre vozes e ações automatizadas. Esse profissional usará a lógica
humana no fluxo de comunicações geradas por máquinas para ajustar e alterar as
mensagens com o objetivo de manter a autenticidade e consistência da marca.
Sobre a Cognizant
A Cognizant (NASDAQ-100: CTSH) é uma das empresas líderes mundiais
em serviços profissionais que transporta os modelos de negócios, operacional e
de tecnologia de seus clientes para a era digital. Nossa abordagem consultiva
única, baseada em profundos conhecimentos das indústrias em que atuamos,
auxilia clientes a visualizar, construir e administrar negócios cada vez mais
inovadores e eficientes. Com sede nos Estados Unidos, a Cognizant ocupa a 193.ª
colocação no ranking da Fortune 500 e é consistentemente listada entre as
empresas mais admiradas do mundo. Veja como a Cognizant ajuda clientes a ser
líderes no mundo digital em www.cognizant.com.br, ou
siga-nos: @Cognizant.
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos