Pular para o conteúdo principal

A ascensão dos Brechós e a busca pela Moda Sustentável

Brechos-em-sp-Smart-Business-Blog

Cada vez mais comum e rentável, consumidores da geração millenium focam no resgate de peças usadas e o consumo consciente

 


Os millennials, a primeira geração de nativos digitais, cresceram e em breve serão a maioria no mercado de trabalho. Isso significa que, tão rápido eles amadureçam, o mercado ganhará um novo dinamismo e um forte senso comum, características dessa turma que nasceu após os anos 1980. Com uma tendência de condenar a busca por lucro desenfreado, os jovens preferem levar uma vida cada vez mais sustentável, investindo em opções que vão ao encontro de seus ideais. 

Segundo um artigo recente, publicado pelo New York Times, a mudança de hábitos dos jovens tem provocado reviravoltas no mercado, principalmente no da moda, uma das mais agressivas ao meio ambiente. O segmento de fast fashion, ou seja, aquele representado pelas grandes redes e marcas de departamento têxtil, que ofertam modelos baratos e bastante procurados, tem despertado em consumidores inúmeros questionamentos quanto ao processo de produção e descarte de roupas, o que resultou em uma significativa mudança de comportamento.

Quem ganhou com essa transformação foram os brechós, que até pouco tempo não possuíam aderência por consumidores e ainda eram estigmatizados de forma bastante pejorativa. Agora, o slow fashion, ou o ato de repassar peças usadas ou de segunda mão para frente, conquistou o público e tem caído no gosto de jovens consumidores. De todos os tipos, eles podem ser voltados para vários setores do mundo da moda, inclusive para os de luxo, com peças exclusivas de grandes estilistas e alfaiates.

Atentas a essa transição, as empresárias Siomara Leite e Danielle Kono, fundadoras do Brechó Agora É Meu, rede de brechós de luxo, adentraram no ramo confiantes com a tendência que se abre a frente. “Abraçamos a causa por uma moda mais sustentável, que é um movimento que só cresce. Prolongamos a vida das peças que já existem no mercado e que já foram produzidas, ou seja, a roupa mais sustentável que se tem no mercado é a de brechó! Por um preço mais acessível, vendemos um look completo, totalmente alinhado à sustentabilidade têxtil”, destaca Danielle Kono, consultora de moda e co-fundadora da marca.

A forma com que esse tipo de negócio vem se consolidando, ganha cada vez mais visibilidade entre os consumidores, resultando no sucesso da rede, que, com menos de dois anos, já começou a franquear. “Independente da classe social de quem compra, é uma ótima maneira de ter peças semi-novas e ainda cooperar com a economia e com a moda circular. É um mercado com tanto potencial que é possível explorar e expandir às boas práticas de sustentabilidade para todas as regiões do Brasil. Não queremos somente vender, e sim plantar uma sementinha na cabeça de que é possível se vestir bem com peças usadas”, comenta Siomara. “Para quem está alinhado com tais práticas, o mundo tem soado bastante promissor”, finaliza a empresária.


Sobre o Brechó Agora é Meu
Criado em 2017 por Siomara Leite e Danielle Kono, o Brechó Agora é Meu é uma franquia especializada na venda de artigos de luxo em segunda mão. Com lojas em conceito boutique, a marca possui um rigoroso processo de curadoria das peças, que saem lavada e prontas para vestir.  A sede da rede, onde são feitas as seleções e distribuições das peças, fica na capital paulista e, aos interessados em empreender, possuem dois modelos de negócios, loja e a Brechó Bag. 


Mais informações: www.brechoagoraemeu.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...