Especialista aponta 5 Dicas que são essenciais na hora de definir as metas de vendas para o seu negócio
Muitos gestores e equipes sabem
que as metas são fundamentais para manter os números em crescimento, pois sem
objetivos claros e estruturados é difícil analisar o desempenho dos
funcionários e da empresa no geral. O grande problema é que nem todos sabem
como defini-las.
Afinal, para serem estimulantes e
cumprirem o seu papel, elas devem ser desafiadoras, mas também possíveis de
serem alcançadas. Do contrário, acabam causando o efeito oposto, prejudicando o
desempenho dos funcionários e, por consequência, interferindo de forma negativa
em todo o planejamento estratégico.
Veja algumas dicas que a Followize, plataforma
de gestão de leads e vendas, elencou para ajudar as empresas a definirem metas
alcançáveis e estimulantes:
Busque entender o contexto do
mercado
Antes de olhar para dentro da
empresa, é preciso considerar o que está acontecendo em seu exterior.
Informações sobre o último percentual de crescimento do seu segmento de atuação
e também estimativas futuras devem ser consideradas.
Os dados sobre crescimento do
setor podem ser facilmente encontrados em revistas especializadas, jornais ou
pela internet. Por exemplo, se para o setor industrial a estimativa de
crescimento é de 2,50%, definir metas de vendas superiores a esse número podem
ser consideradas inatingíveis.
Considere a sazonalidade
A quantidade de feriados ou mesmo
uma Copa do Mundo influenciam na demanda pelo produto ou serviço. Para entender
melhor, imagine que o gerente comercial de uma fábrica de sorvete aumenta as
metas do mês de julho, tendo como base as vendas do mês de janeiro, pleno
verão, sem considerar que, no inverno, a procura por sorvete é naturalmente
mais baixa. Certamente as metas não serão batidas e ele perderá credibilidade
com a equipe.
Por isso, é importante ter acesso
ao histórico da empresa e entender como funciona o desempenho das vendas em
diferentes contextos. Se ela for nova e ainda não tiver histórico para se
basear, converse com profissionais ou consultores que já atuam no segmento e
descubra como o mercado costuma desempenhar nessas épocas.
Avalie a capacidade de entrega da
equipe
Um erro bastante comum cometido
pelos gestores é definir metas sem analisar a capacidade produtiva da empresa –
de vendas e de entrega. De que adianta definir metas super agressivas, investir
em grandes campanhas de marketing e não ter mão de obra suficiente para dar
conta de tudo?
Portanto, antes de definir as
metas, é importante ter em mãos números das equipes de vendas e responsáveis
pela entrega. Algumas questões, como: Qual o número máximo de produtos fabricados
semanal e mensalmente? Qual a capacidade máxima do estoque e quantas entregas
podem ser feitas no período devem ser analisadas. Inclua todas as questões
relevantes para ter um panorama completo sobre a logística atual da empresa. Em
cima disso, trabalhe eventuais melhorias, seja de maquinário ou de mão de obra,
que possam otimizar a entrega.
Para entender melhor a capacidade
produtiva da equipe de vendas, busque responder questões, como: Qual é o canal
por onde vem o maior número de leads? Qual o número de contatos que o time de
vendas faz por dia? Desses contatos, quantos deles são convertidos em vendas?
Há um controle automatizado de recebimento e distribuição de leads? As metas
devem estar todas de acordo com o tamanho da equipe e os recursos oferecidos
pela própria empresa para alcançá-la.
Use a tecnologia a seu favor
Com o avanço da tecnologia, cada
dia que passa surgem novas ferramentas para facilitar o trabalho de gestores.
Um exemplo disso é o software de Gestão de Leads,
que pode ajudar tanto na criação das metas como em seu cumprimento, devido às
suas várias funções:
- Decisões rápidas: a empresa acaba de criar uma campanha de divulgação de determinado produto ou serviço, e quer avaliar o desempenho para saber se vale ou não a pena continuar com ela. Por meio da gestão de leads é possível avaliar se os anúncios publicados estão atraindo a atenção do público-alvo, por meio da análise da origem dos novos leads. Dessa forma, é possível, rapidamente, tomar uma decisão sobre a continuidade ou não de uma campanha e implantação de mudanças necessárias – sejam elas de mudança na abordagem ou aumento na verba de divulgação, por exemplo.
- Análise do histórico: como explicamos anteriormente, para criar metas atingíveis, é fundamental que a empresa as defina com base também em seu histórico. Por meio da gestão de leads esse histórico pode ser facilmente acessado.
- Follow up preciso: para evitar que oportunidades de negócio sejam perdidas ou contatos esquecidos, a ferramenta permite que a equipe crie alertas para acompanhamento total. Assim, é possível aumentar as chances de conversão e também a satisfação dos leads com o atendimento, evitando que esses contatos optem por escolher outra empresa na hora de fechar negócio.
Sabendo de todas essas dicas, é
hora de passar as metas para o papel e terminar o ano com chave de ouro.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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