Pular para o conteúdo principal

'Uber do resíduo' promete solução sustentável e tecnológica para um dos maiores problemas das grandes cidades

uber-do-lixo-smart-business-blog
Aplicativo Biothanks une geradores, coletores e recicladores, garantindo segurança, comodidade, destinação correta dos resíduos e geração de renda!



Você sabia que cada brasileiro produz anualmente 387 quilos de lixo, mas pouco mais da metade disso (58%) recebe a destinação adequada? E, pior, uma parcela muito menor (cerca de 13% apenas) é reciclada? Visando amenizar o impacto deste problema e ao mesmo tempo gerar benefícios à sociedade, como o aumento da renda e de oportunidades para transportadores e recicladores, a startup Biothanks investiu no desenvolvimento de um aplicativo que conecta donos de veículos utilitários a pessoas que precisam descartar ou transportar materiais como móveis, entulho de obra e podas de árvores, entre outros.

Criado com base nos conceitos de reuso, economia circular e mobilidade sustentável, o app funciona como uma espécie de "Uber do resíduo", permitindo aos usuários chamar transportadores para recolher resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento. Com o aplicativo, a empresa pretende oferecer uma opção para ajudar a solucionar a retirada de resíduos sólidos, um grave problema das grandes cidades na atualidade.

No aplicativo, o usuário informa o endereço e descreve o que deve ser recolhido, escolhe o tamanho do carro, efetua o pagamento online e, aguarda a chegada do transportador, além de ficar sabendo sobre a destinação do que foi retirado.

Para se cadastrar no app, os coletores de materiais precisam passar por uma avaliação, que leva em conta por exemplo a verificação de antecedentes criminais. Assim, além da praticidade, a plataforma proporciona aos usuários uma solução segura, ágil e ambientalmente correta dos resíduos.

"O maior custo impeditivo para a reciclagem em larga escala é a logística. É aí que o Biothanks atua, viabilizando a coleta rápida e segura de resíduos, mesmo que em pequenas quantidades, e gerando, ao mesmo tempo, trabalho e renda para diversas pessoas", afirma Marcel Wars, fundador da empresa, ao lado do sócio Fernando Vargas. 

Lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, o aplicativo levou nove meses para ser desenvolvido. Nos primeiros meses em operação, o app pode ser utilizado na capital de São Paulo, para coleta de entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e móveis usados. Posteriormente, a área de cobertura será expandida, assim como a lista de materiais a serem recolhidos.

Os criadores do aplicativo estimam gerar para os coletores um ganho de 20% a 30% superior ao oferecido aos motoristas que atuam em aplicativos como o Uber. "Nosso objetivo é que no futuro, após o churrasco do fim de semana, por exemplo, as pessoas automaticamente chamem a Biothanks para levar as latinhas e embalagens de papelão de suas casas", afirma Wars. 


MAIS INFORMAÇÕES

O que: aplicativo Biothanks

Para que serve: a plataforma faz a intermediação do processo de descarte de resíduos sólidos, aproximando o cidadão que tem material para descartar e um coletor interessado em realizar a coleta para reaproveitamento, reciclagem ou descarte ambientalmente correto.

Como funciona: o primeiro passo é o usuário cadastrar-se na Biothanks. Ao fazer o pedido de coleta, ele informa o endereço e o tipo de resíduo descartado (entulho doméstico, móveis e eletrodomésticos usados, papelão, alumínio ou ferro garrafas PET). A seguir, comunica se o entulho já está ensacado ou não, a quantidade aproximada de material e se é necessário um ajudante para o carregamento. Depois disso, escolhe o tipo de veículo necessário, com a possibilidade de pedir a coleta imediata ou agendar a melhor data e o melhor horário. Feito o pedido, o profissional da Biothanks vai até o local realizar a coleta do material, levando-o em seguida a um ponto de coleta seletiva. Após o recolhimento dos resíduos, o usuário avalia o profissional conforme a qualidade do serviço.

Como baixar: o aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser baixado na Google Play e na App Store.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...