Itaú, Bradesco e Skol se mantêm no top 3
com Magalu tendo o maior crescimento em um ano, e
SulAmérica e Atacadão entrando
pela primeira vez na classificação
A Interbrand, consultoria global de
marcas, anuncia o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas em 2019. A
divulgação oficial ocorreu no começo de setembro, durante evento no Insper, na
capital paulista.
As cinco primeiras posições são Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco
do Brasil. Este ano, duas novas marcas integram o ranking: SulAmérica, ocupando
a 21ª posição, com um valor de marca de R$
554 milhões, e a varejista Atacadão, com R$ 529 milhões,
ocupando a 23ª posição.
Dezenove marcas da lista apresentaram uma
variação positiva em 2019 e quatro tiveram crescimento percentuais relevantes
em seus valores de marca em comparação com 2018: Magalu, com 46%,
apresentando o salto mais expressivo do ranking, CVC e Localiza, ambos com
21%, e
Assaí,
que mesmo entrando na classificação somente há um ano, apresentou um incremento
de 20%.
O valor total do portfólio das 25 marcas
que compõem a edição deste ano do ranking cresceu 7,65%, ultrapassando
os R$ 129 bilhões.
De todas as marcas ranqueadas, somente quatro perderam valor – Antarctica, Cielo, BTG Pactual e
Casas Bahia –, comparadas a 2018, ano em que nove marcas
registraram desvalorização.
Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no
Brasil, a análise do ranking de 2019 revela o sucesso das marcas que tiveram a
habilidade de conectar experiências relevantes com propósitos inspiradores para
seus consumidores.
"Analisamos
que as marcas que apresentaram os maiores percentuais de crescimento foram
aquelas que efetivamente conectaram experiências de marca relevantes, a fim de
aprimorar a experiência do consumidor e fornecer consistência, o que cria valor
a curto prazo. Ao mesmo tempo, as marcas que articularam mensagens poderosas e
autênticas para construir um posicionamento enraizado com seu propósito,
obtiveram as maiores notas em força de marca. Não por acaso, isso fortalece a
reputação e garante a lealdade a longo prazo", explica
Almeida.
Essas duas estratégias combinadas foram as
responsáveis pelo bom desempenho tanto do Itaú quanto da Magalu no ranking
deste ano. "A marca
de maior crescimento e a marca mais valiosa do ano são dois excelentes exemplos
da boa coordenação de gerar relevância e causa, o que leva a um nirvana da
marca no engajamento, defesa e valor sustentável", afirma o
CEO da Interbrand no Brasil.
Metodologia
Determinado a partir de uma metodologia
exclusiva e certificada de Brand
Valuation, desenvolvida em 1988 em parceria com a London Business
School, o ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas existe desde 2001, sendo
resultado de estudos que analisam e inter-relacionam performance financeira,
percepção e influência das marcas junto aos consumidores.
Em parceria com a Provokers, foi realizada
uma pesquisa em todo o Brasil, que reuniu mais de mil entrevistados que
avaliaram cerca de cem marcas, resultando em um amplo panorama do cenário atual
e impressões positivas e negativas de diferentes marcas em diversos segmentos.
Os requisitos para uma marca estar na lista
das mais valiosas do Brasil são: ter origem nacional e divulgar suas
informações financeiras. Abaixo, confira na íntegra o ranking das 25 Marcas
Brasileiras Mais Valiosas 2019 (valores em R$ milhões) ou acesse também: www.interbrand.com/br/best-brands/best-brazilian-brands/2019/
Sobre a Interbrand
A Interbrand acredita que o crescimento é alcançado
quando uma organização possui uma estratégia clara, oferecendo aos seus
clientes experiências excepcionais por meio de uma combinação de estratégia,
criatividade e tecnologia. Com uma rede de 18 escritórios em 14 países, a
Interbrand é uma consultoria global de marca que ajuda a impulsionar o
crescimento das marcas e negócios ao redor do mundo. Publica anualmente os
estudos Best Global Brands, Breakthrough Brands e Marcas Brasileiras Mais
Valiosas, além do canal de branding com maior relevância mundial, o
brandchannel. Internacionalmente, a Interbrand faz parte do Grupo Omnicom Inc.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos