Artigo Escrito Por: Rafael Reolon
É possível listar boas razões para
iniciar um projeto de e-commerce. Há quem diga, por exemplo, que toda a
estrutura de uma loja, da vitrine ao escritório, passa a funcionar dentro de um
computador, e que milhares de clientes estão online. Isso nos leva a imaginar
que eles aguardam ansiosamente a publicação de uma nova loja virtual para
devorarem os estoques, não é mesmo?
Entretanto, não é tão simples
assim obter sucesso neste meio. Para guiar o plano de sucesso da sua loja,
vamos navegar no encantador varejo digital, que estimula as marcas a se
reinventarem, por meio de uma importante pergunta: estou
preparado para abrir uma filial com um modelo de negócio diferente e
desafiador?
Inaugurar um comércio eletrônico,
apesar de parecido com um físico, envolve um modelo de negócio distinto. Isso
porque o planejamento elenca outros requisitos, a inauguração envolve novas
decisões, a demanda por tecnologias tende a aumentar, os investimentos têm
outras finalidades e o processo de venda é completamente diferente. Em resumo:
pessoas, processos e tecnologias de um e-commerce divergem da operação de uma
loja física.
A venda, em um comércio
eletrônico, inicia em um catálogo de produtos bem organizado, que depende das
descrições ricas de informação, chega ao carrinho de compras, passa pela
aprovação do pagamento, separação da mercadoria, expedição do pedido e,
finalmente, chega ao consumidor. Esse processo leva alguns dias, o que
significa que o espaço de tempo para se relacionar com os clientes é maior no e-commerce.
É tudo muito desafiador, mas para
se sobressair neste meio, existem alguns crucias primeiros passos. Primeiro, é
necessário entender os seus diferenciais e, para isso, listar os pontos fortes
da sua loja física, como o atendimento de qualidade, uma vitrine atraente,
agilidade no processo de compra, novidades e produtos exclusivos, entre outros.
Listados? Então, vamos para o
próximo passo, que é projetar a aplicação destes atributos no seu comércio
eletrônico:
- Atendimento de qualidade: mantenha este requisito no e-commerce e, para isso, explique todos os detalhes dos produtos que estiver oferecendo e, também, envie para o seu cliente, via e-mail ou mensagem de texto, o acompanhamento do seu pedido e, assim, abra um canal para que ele possa se comunicar. Um processo que humaniza e aproxima o consumidor;
- Loja bonita e vitrine atraente: invista nos recursos visuais do seu site, no design, bem como nas facilidades para torná-lo atrativo e proporcionar uma boa experiência de consumo ao seu cliente. Aposte, também, nos anúncios;
- Agilidade na compra: proporcione uma experiência rápida e assertiva. E, o mais importante, jogue limpo com o consumidor, sendo claro sobre o processo de entrega em seu e-commerce e os dias que demorarão para que o produto chegue em determinada localidade. Isso evita alguns descontentamentos por parte dos clientes;
- Novidades e produtos exclusivos: atualize, imediatamente, a sua loja eletrônica com as mercadorias novas que chegaram na física e organize alguns descontos apenas para as compras realizadas no e-commerce, isso estimula o tráfego dos consumidores.
Analisando estes passos, você
concluirá que no âmbito do varejo digital, os conceitos estão interligados e o
elo é a tecnologia. Portanto, para garantir a produtividade da sua loja virtual
e eliminar retrabalhos, é muito importante possuir um sistema de gerenciamento
que se comunique com a plataforma de e-commerce. O objetivo é automatizar uma
série de rotinas e processos que, sem a conexão das informações, precisariam
ser feitos de forma manual.
Pronto, agora, você está mais preparado para se
desafiar no mundo do e-commerce!
Fonte: Assessoria de Imprensa
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