Estudo realizado com 1.100 internautas, com 15 anos ou mais, de
todas as classes sociais e regiões do Brasil mostra
força dos influenciadores no hábito de consumo dos brasileiros
Estudo
realizado pelo Instituto Qualibest, pioneiro na realização de pesquisa digital
no Brasil, em parceria com a Spark, referência em marketing de
influência, apontou que ao menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram
produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. Esse número
aumenta para 82% entre as pessoas que prestam atenção nas publicações pagas. Os
dados foram apresentados por Rafael Coca, sócio-fundador da Spark, nesta
quarta-feira, durante o Youpix Summit.
Os números
também desmistificam o sentimento de desconfiança dos internautas em relação ao
trabalho dos influenciadores digitais: os seguidores, de fato, os enxergam como
disseminadores de conteúdo relevante. "Era
comum um creator fazer um post patrocinado e não divulgar que foi pago para
promover determinado produto por receio de o post não ter engajamento. Hoje, a
sinalização de que a postagem é um publi reforça a transparência do conteúdo",
explica Coca.
O estudo
mostrou, ainda, que a maior parte dos internautas sabe como identificar os
posts patrocinados, e consideram importante essa identificação. O
reconhecimento de que o conteúdo é publicidade paga praticamente não diminui a
interação ou o engajamento. "Os
posts patrocinados não prejudicam a confiança no influenciador ou na marca,
desde que a comunicação preserve o sentimento de autenticidade e liberdade do
Influenciador, ele tem que ser autêntico", completa Daniela Malouf, do
Instituto QualiBest.
Instagram é a
preferida
O
levantamento apontou, ainda, que as redes mais usadas para seguir
influenciadores são: Instagram (81%), Youtube (81%) e, em um segundo patamar,
Facebook (49%). No que diz respeito ao Instagram, o estudo revela, também, que
41% dos internautas assistem os stories com o áudio desligado e admitem que só
ativam o volume se o conteúdo for relevante. Além disso, apesar das mudanças
realizadas recentemente pela rede social em relação à ocultação do número de
likes, 42% deles não alterou a forma como interage no aplicativo.
Por fim, o
levantamento mostra quais são os itens mais comprados a partir da indicação de
um influenciador digital. Em primeiro lugar estão os produtos de beleza (52%),
seguido por livros (42%), que empatam com moda e acessórios. Na sequência,
alimentos e bebidas - alcoólicas ou não - (30%), celulares e smartphone (29%) e
produtos de cuidado com a casa (23%).
A pesquisa foi realizada entre os
dias 6 e 9 de agosto de 2019 com 1.100 pessoas de todos os gêneros e classes
sociais, e com abrangência nacional. O perfil dos entrevistados incluía o
acesso ao mínimo duas redes sociais, e seguidores de influenciadores digitais.
Sobre a Spark
Fundada em 2015 pelos sócios
Rafael Coca e Raphael Pinho, ao lado do empresário Marcus Buaiz, a Spark é uma
das principais empresas de marketing de influência do país. A empresa tornou-se
referência no desenvolvimento e gerenciamento de projetos de ativação de marcas
por meio das redes sociais de influenciadores digitais, apoiados por uma
plataforma tecnológica proprietária, que aplica inteligência em todas as etapas
do processo de uma campanha.
Há quase cinco anos no mercado, a
Spark é uma das principais empresas de marketing de influência do país, parte
do maior grupo do segmento na América Latina, o Fluvip, e a única com
escritórios em sete cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília,
Curitiba, Manaus, Vitória e Porto Alegre.
Sobre o Instituto Qualibest
Fundado em 2000, o Instituto
QualiBest é pioneiro no segmento de pesquisa digital no Brasil e realiza, por
meio do painel com 250mil cadastrados e outras diversas fontes de dados,
estudos qualitativos e quantitativos com técnicas inovadoras e tecnologia de
ponta. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa já desenvolveu mais de 5 mil
estudos, atendendo a mais de 400 clientes em diferentes setores.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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