Visitamos a Y&R e conhecemos um pouco do dia a dia da agência de publicidade que é líder no ranking brasileiro.
O universo das agências de
publicidade sempre foi cercado por muitos estereótipos e percepções. Apesar de
a profissão estar longe de ser uma novidade no mercado, muita gente ainda tem a
imagem de que ser publicitário é um trabalho onde boa parte da rotina está
atrelada a almoços luxuosos, drinks com clientes, reuniões descontraídas, e escritórios
que mais parecem parques de diversões.
Sim, a atividade até oferece
regalias e flexibilidades que não fazem parte da rotina de muita gente, mas
este é o bônus por um trabalho que exige alto nível de concentração,
informação, organização, comprometimento, e acima de tudo, criatividade.
Para desmistificar alguns desses
conceitos e conhecer um pouco mais sobre o universo das agências de
publicidade, em nossa matéria especial, visitamos aquela que é sonho de consumo
de 10 entre 10 estudantes da área, e que representa um dos maiores ícones do
segmento no país, a Y&R.
Líder no ranking brasileiro de
agências de publicidade, segundo levantamento divulgado pela Kantar
Ibope Media, que considera os investimentos brutos dos anunciantes, a Y&R
se mantém no topo com investimento de R$4.8 Bilhões ao longo de 2018.
Em uma visita guiada pelo Diretor
de Relações Públicas da agência, Jeferson Martins, adentramos todos
os departamentos que compõem a sede, localizada há poucos metros do shopping
Vila Lobos. Durante nosso bate papo exclusivo conhecemos um pouco mais sobre a
filosofia da empresa, e curiosidades do dia a dia de quem movimenta bilhões de reais
em publicidade para algumas das maiores marcas do Brasil e do Mundo.
Acompanhe os principais pontos de nosso bate papo:
DEPARTAMENTOS
Acessando as
diversas salas da agência, visitamos todos os departamentos que compõem a
agência, entre eles: Criação, Planejamento/Estratégia, Conteúdo, Social Media, RH,
e o que segundo Jeferson é o coração da agência, o Departamento de RTV, o qual
torna realidade tudo aquilo que é pensado e criado pelos profissionais.
Apesar do
grande número de colaboradores, todos os departamentos são bem organizados e
constituem um ambiente leve e agradável, fundamental para o desenvolvimento das
atividades da empresa. Segundo Jeferson, mesmo com a divisão por salas e
andares, todas as áreas se conectam pelo viés criativo e estratégico que faz
parte da essência da agência. Com tantos projetos acontecendo ao mesmo tempo e
considerando as marcas de tamanho global que fazem parte do portfólio da agência,
fica evidente que a organização e planejamento são pontos destacados no dia a
dia da Y&R.
Segundo, Jeferson,
atualmente, cerca de 350 colaboradores trabalham na sede, mas a agência ainda
conta com cerca de outros 70 profissionais atuando em escritórios de clientes,
como Habib’s, Casas Bahia, Via Varejo e Ponto Frio.
BEM ESTAR
Durante nossa
visita conhecemos espaços de descompressão, áreas de convívio criadas para que
a equipe possa espairecer e aliviar as tensões. Na área do subsolo
(estacionamento) encontramos mesa de pingue-pongue, sala de massagem, sala de
manicure, refeitório, e estúdio de conteúdo. Além disso, toda a última sexta
feira do mês é realizado um Happy Hour com toda a agência. Segundo, Jeferson,
essa ação é importante para que as pessoas possam interagir em outro âmbito,
visto que na maior parte do tempo todos estão focados em seus projetos e
equipes.
“Nos preocupamos com o bem estar dos
colaboradores, tudo que é feito em prol da rotina tem um custo financeiro,
custo de disposição, mas acredito que todo esforço é válido para proporcionar
maior bem estar no trabalho. Por exemplo, a cada 15 dias temos uma reunião com
toda a agência, onde se compartilha o que cada área vem realizando, assim como
projetos pessoais, novos negócios, etc. Fomentamos uma comunicação cada vez
mais aberta em que o colaborador se sinta parte do negócio como um todo. Fazemos o possível para tornar o trabalho cada
vez mais agradável, pois as pessoas precisam gostar de estar aqui na agência, já
que nosso resultado depende muito da disponibilidade e motivação em fazer o seu
melhor”, complementa Jeferson.
HORÁRIOS
Apesar de
existir um horário oficial de trabalho (das 09:30hs as 19:00hs), não há uma
cobrança rigorosa nesse sentido. Segundo Jeferson, é comum que em alguns dias
as pessoas cheguem mais tarde, saiam mais cedo, ou faça hora extra, tudo
depende da demanda e necessidade de cada projeto, onde no final o mais
importante é sempre a entrega do que precisa ser realizado.
PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS
Uma das
grandes curiosidades sobre o dia a dia da Y&R se diz respeito a prospecção
de novos negócios. Segundo Jeferson, as grandes marcas já possuem suas
agências, e esse processo ocorre na maioria das vezes por concorrência, onde a
empresa procura por novas ideias em busca do que o mercado tem a oferecer. “Existem concorrências de 3 agencias, 18 agências,
não existe uma regra, mas esse processo consiste em várias reuniões,
apresentações, propostas, etc. É comum que grandes marcas possuam mais de uma
agência, de acordo a área de especialização, isso é extremamente comum em
marcas com muitos produtos”, afirma Jeferson.
Outro caminho
adotado nos novos negócios é o próprio relacionamento de mercado que nossos
executivos possuem, onde vez ou outra são contatados sobre oportunidades.
TRABALHAR NA MAIOR AGÊNCIA DO BRASIL
Para Jeferson,
a agência tem passado por um processo de maior entendimento sobre o significado
desse posto. “Estamos cada vez mais
cientes que a qualidade do nosso trabalho tem nos colocado no hall entre as
maiores agências. Definitivamente não ficamos acomodados nesse posto, pois
estamos sempre de olho em novos negócios, na atuação dos concorrentes, na
qualidade dos trabalhos desenvolvidos, e na composição dos profissionais da
equipe. No final das contas, esse patamar de maior agência é muito mais para
fora do que para dentro, somos muito centrados no que é o nosso negócio, e como
podemos continuar sendo um negócio criativo e lucrativo”.
FOCO EM PESSOAS
Um dos pontos
que mais nos chamou atenção na visita foi conhecer o trabalho que a agência
desenvolve na área de diversidade. “Temos um coletivo de diversidade, em que há
alguns grupos principais como: grupo de negritude, grupo de mulheres, grupo
LGBTQ+, grupo de acessos com pessoas com corpos dissidentes (deficiências físicas,
intelectuais, etc.)”.
“Além disso, estamos desenvolvendo o Projeto
Rua, onde em breve vamos aproximar pessoas com perfis diferentes do que
geralmente temos no mercado publicitário. Vamos dar aulas para um grupo de
pessoas, onde elas passarão o sábado estudando com grandes nomes do mercado. Após
este período de capacitação, tentaremos absorver, ou encaminhar este grupo para
outras agências. O projeto dará espaço para a diversidade de pessoas, focando
em universidades periféricas, considerando a questão socioeconômica. Em geral,
o mercado publicitário sempre foi muito elitizado, e vemos neste projeto uma
oportunidade de contar com pessoas que possuem uma experiência e conhecimentos
que são muito importantes para a vivência de nosso negócio”, complementa
Jeferson.
Para nossa
equipe foi uma grande honra e prazer conhecer em maiores detalhes o dia a dia e
filosofias que constroem a Y&R, principalmente todo o papel
que a empresa possui na preocupação com o bem estar, qualidade de vida, e
motivação de seus colaboradores.
Agradecemos
em especial ao Jeferson Martins, Diretor de Relações Públicas, por todo o
carinho e receptividade que nos ofereceu durante a visita.
E você,
gostou da matéria?
Qual outra pauta você tem curiosidade de ler por
aqui?
Fonte: Redação Smart Business
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos