Pular para o conteúdo principal

O Dia a Dia da Maior agência de Publicidade do Brasil

smart-business-y&r

Visitamos a Y&R e conhecemos um pouco do dia a dia da agência de publicidade que é líder no ranking brasileiro.

 


O universo das agências de publicidade sempre foi cercado por muitos estereótipos e percepções. Apesar de a profissão estar longe de ser uma novidade no mercado, muita gente ainda tem a imagem de que ser publicitário é um trabalho onde boa parte da rotina está atrelada a almoços luxuosos, drinks com clientes, reuniões descontraídas, e escritórios que mais parecem parques de diversões. 

Sim, a atividade até oferece regalias e flexibilidades que não fazem parte da rotina de muita gente, mas este é o bônus por um trabalho que exige alto nível de concentração, informação, organização, comprometimento, e acima de tudo, criatividade.

Para desmistificar alguns desses conceitos e conhecer um pouco mais sobre o universo das agências de publicidade, em nossa matéria especial, visitamos aquela que é sonho de consumo de 10 entre 10 estudantes da área, e que representa um dos maiores ícones do segmento no país, a Y&R.

smart-business-y&r

Líder no ranking brasileiro de agências de publicidade, segundo levantamento divulgado pela Kantar Ibope Media, que considera os investimentos brutos dos anunciantes, a Y&R se mantém no topo com investimento de R$4.8 Bilhões ao longo de 2018. 

Em uma visita guiada pelo Diretor de Relações Públicas da agência, Jeferson Martins, adentramos todos os departamentos que compõem a sede, localizada há poucos metros do shopping Vila Lobos. Durante nosso bate papo exclusivo conhecemos um pouco mais sobre a filosofia da empresa, e curiosidades do dia a dia de quem movimenta bilhões de reais em publicidade para algumas das maiores marcas do Brasil e do Mundo. 


Acompanhe os principais pontos de nosso bate papo:


DEPARTAMENTOS
Acessando as diversas salas da agência, visitamos todos os departamentos que compõem a agência, entre eles: Criação, Planejamento/Estratégia, Conteúdo, Social Media, RH, e o que segundo Jeferson é o coração da agência, o Departamento de RTV, o qual torna realidade tudo aquilo que é pensado e criado pelos profissionais.

Apesar do grande número de colaboradores, todos os departamentos são bem organizados e constituem um ambiente leve e agradável, fundamental para o desenvolvimento das atividades da empresa. Segundo Jeferson, mesmo com a divisão por salas e andares, todas as áreas se conectam pelo viés criativo e estratégico que faz parte da essência da agência. Com tantos projetos acontecendo ao mesmo tempo e considerando as marcas de tamanho global que fazem parte do portfólio da agência, fica evidente que a organização e planejamento são pontos destacados no dia a dia da Y&R.

Segundo, Jeferson, atualmente, cerca de 350 colaboradores trabalham na sede, mas a agência ainda conta com cerca de outros 70 profissionais atuando em escritórios de clientes, como Habib’s, Casas Bahia, Via Varejo e Ponto Frio.

 smart-business-y&r


BEM ESTAR
Durante nossa visita conhecemos espaços de descompressão, áreas de convívio criadas para que a equipe possa espairecer e aliviar as tensões. Na área do subsolo (estacionamento) encontramos mesa de pingue-pongue, sala de massagem, sala de manicure, refeitório, e estúdio de conteúdo. Além disso, toda a última sexta feira do mês é realizado um Happy Hour com toda a agência. Segundo, Jeferson, essa ação é importante para que as pessoas possam interagir em outro âmbito, visto que na maior parte do tempo todos estão focados em seus projetos e equipes. 

Nos preocupamos com o bem estar dos colaboradores, tudo que é feito em prol da rotina tem um custo financeiro, custo de disposição, mas acredito que todo esforço é válido para proporcionar maior bem estar no trabalho. Por exemplo, a cada 15 dias temos uma reunião com toda a agência, onde se compartilha o que cada área vem realizando, assim como projetos pessoais, novos negócios, etc. Fomentamos uma comunicação cada vez mais aberta em que o colaborador se sinta parte do negócio como um todo. Fazemos o possível para tornar o trabalho cada vez mais agradável, pois as pessoas precisam gostar de estar aqui na agência, já que nosso resultado depende muito da disponibilidade e motivação em fazer o seu melhor”, complementa Jeferson. 

smart-business-y&r-agencia


HORÁRIOS
Apesar de existir um horário oficial de trabalho (das 09:30hs as 19:00hs), não há uma cobrança rigorosa nesse sentido. Segundo Jeferson, é comum que em alguns dias as pessoas cheguem mais tarde, saiam mais cedo, ou faça hora extra, tudo depende da demanda e necessidade de cada projeto, onde no final o mais importante é sempre a entrega do que precisa ser realizado. 

smart-business-y&r-negocios


PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS
Uma das grandes curiosidades sobre o dia a dia da Y&R se diz respeito a prospecção de novos negócios. Segundo Jeferson, as grandes marcas já possuem suas agências, e esse processo ocorre na maioria das vezes por concorrência, onde a empresa procura por novas ideias em busca do que o mercado tem a oferecer. “Existem concorrências de 3 agencias, 18 agências, não existe uma regra, mas esse processo consiste em várias reuniões, apresentações, propostas, etc. É comum que grandes marcas possuam mais de uma agência, de acordo a área de especialização, isso é extremamente comum em marcas com muitos produtos”, afirma Jeferson.

Outro caminho adotado nos novos negócios é o próprio relacionamento de mercado que nossos executivos possuem, onde vez ou outra são contatados sobre oportunidades. 


smart-business-y&r


TRABALHAR NA MAIOR AGÊNCIA DO BRASIL
Para Jeferson, a agência tem passado por um processo de maior entendimento sobre o significado desse posto. “Estamos cada vez mais cientes que a qualidade do nosso trabalho tem nos colocado no hall entre as maiores agências. Definitivamente não ficamos acomodados nesse posto, pois estamos sempre de olho em novos negócios, na atuação dos concorrentes, na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, e na composição dos profissionais da equipe. No final das contas, esse patamar de maior agência é muito mais para fora do que para dentro, somos muito centrados no que é o nosso negócio, e como podemos continuar sendo um negócio criativo e lucrativo”.


smart-business-y&r

 
FOCO EM PESSOAS
Um dos pontos que mais nos chamou atenção na visita foi conhecer o trabalho que a agência desenvolve na área de diversidade. “Temos um coletivo de diversidade, em que há alguns grupos principais como: grupo de negritude, grupo de mulheres, grupo LGBTQ+, grupo de acessos com pessoas com corpos dissidentes (deficiências físicas, intelectuais, etc.)”. 

Além disso, estamos desenvolvendo o Projeto Rua, onde em breve vamos aproximar pessoas com perfis diferentes do que geralmente temos no mercado publicitário. Vamos dar aulas para um grupo de pessoas, onde elas passarão o sábado estudando com grandes nomes do mercado. Após este período de capacitação, tentaremos absorver, ou encaminhar este grupo para outras agências. O projeto dará espaço para a diversidade de pessoas, focando em universidades periféricas, considerando a questão socioeconômica. Em geral, o mercado publicitário sempre foi muito elitizado, e vemos neste projeto uma oportunidade de contar com pessoas que possuem uma experiência e conhecimentos que são muito importantes para a vivência de nosso negócio”, complementa Jeferson.


smart-business-y&r


Para nossa equipe foi uma grande honra e prazer conhecer em maiores detalhes o dia a dia e filosofias que constroem a Y&R, principalmente todo o papel que a empresa possui na preocupação com o bem estar, qualidade de vida, e motivação de seus colaboradores. 


Agradecemos em especial ao Jeferson Martins, Diretor de Relações Públicas, por todo o carinho e receptividade que nos ofereceu durante a visita.


E você, gostou da matéria?
Qual outra pauta você tem curiosidade de ler por aqui?


Fonte: Redação Smart Business

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...