Pular para o conteúdo principal

O Dia a Dia da Maior agência de Publicidade do Brasil

smart-business-y&r

Visitamos a Y&R e conhecemos um pouco do dia a dia da agência de publicidade que é líder no ranking brasileiro.

 


O universo das agências de publicidade sempre foi cercado por muitos estereótipos e percepções. Apesar de a profissão estar longe de ser uma novidade no mercado, muita gente ainda tem a imagem de que ser publicitário é um trabalho onde boa parte da rotina está atrelada a almoços luxuosos, drinks com clientes, reuniões descontraídas, e escritórios que mais parecem parques de diversões. 

Sim, a atividade até oferece regalias e flexibilidades que não fazem parte da rotina de muita gente, mas este é o bônus por um trabalho que exige alto nível de concentração, informação, organização, comprometimento, e acima de tudo, criatividade.

Para desmistificar alguns desses conceitos e conhecer um pouco mais sobre o universo das agências de publicidade, em nossa matéria especial, visitamos aquela que é sonho de consumo de 10 entre 10 estudantes da área, e que representa um dos maiores ícones do segmento no país, a Y&R.

smart-business-y&r

Líder no ranking brasileiro de agências de publicidade, segundo levantamento divulgado pela Kantar Ibope Media, que considera os investimentos brutos dos anunciantes, a Y&R se mantém no topo com investimento de R$4.8 Bilhões ao longo de 2018. 

Em uma visita guiada pelo Diretor de Relações Públicas da agência, Jeferson Martins, adentramos todos os departamentos que compõem a sede, localizada há poucos metros do shopping Vila Lobos. Durante nosso bate papo exclusivo conhecemos um pouco mais sobre a filosofia da empresa, e curiosidades do dia a dia de quem movimenta bilhões de reais em publicidade para algumas das maiores marcas do Brasil e do Mundo. 


Acompanhe os principais pontos de nosso bate papo:


DEPARTAMENTOS
Acessando as diversas salas da agência, visitamos todos os departamentos que compõem a agência, entre eles: Criação, Planejamento/Estratégia, Conteúdo, Social Media, RH, e o que segundo Jeferson é o coração da agência, o Departamento de RTV, o qual torna realidade tudo aquilo que é pensado e criado pelos profissionais.

Apesar do grande número de colaboradores, todos os departamentos são bem organizados e constituem um ambiente leve e agradável, fundamental para o desenvolvimento das atividades da empresa. Segundo Jeferson, mesmo com a divisão por salas e andares, todas as áreas se conectam pelo viés criativo e estratégico que faz parte da essência da agência. Com tantos projetos acontecendo ao mesmo tempo e considerando as marcas de tamanho global que fazem parte do portfólio da agência, fica evidente que a organização e planejamento são pontos destacados no dia a dia da Y&R.

Segundo, Jeferson, atualmente, cerca de 350 colaboradores trabalham na sede, mas a agência ainda conta com cerca de outros 70 profissionais atuando em escritórios de clientes, como Habib’s, Casas Bahia, Via Varejo e Ponto Frio.

 smart-business-y&r


BEM ESTAR
Durante nossa visita conhecemos espaços de descompressão, áreas de convívio criadas para que a equipe possa espairecer e aliviar as tensões. Na área do subsolo (estacionamento) encontramos mesa de pingue-pongue, sala de massagem, sala de manicure, refeitório, e estúdio de conteúdo. Além disso, toda a última sexta feira do mês é realizado um Happy Hour com toda a agência. Segundo, Jeferson, essa ação é importante para que as pessoas possam interagir em outro âmbito, visto que na maior parte do tempo todos estão focados em seus projetos e equipes. 

Nos preocupamos com o bem estar dos colaboradores, tudo que é feito em prol da rotina tem um custo financeiro, custo de disposição, mas acredito que todo esforço é válido para proporcionar maior bem estar no trabalho. Por exemplo, a cada 15 dias temos uma reunião com toda a agência, onde se compartilha o que cada área vem realizando, assim como projetos pessoais, novos negócios, etc. Fomentamos uma comunicação cada vez mais aberta em que o colaborador se sinta parte do negócio como um todo. Fazemos o possível para tornar o trabalho cada vez mais agradável, pois as pessoas precisam gostar de estar aqui na agência, já que nosso resultado depende muito da disponibilidade e motivação em fazer o seu melhor”, complementa Jeferson. 

smart-business-y&r-agencia


HORÁRIOS
Apesar de existir um horário oficial de trabalho (das 09:30hs as 19:00hs), não há uma cobrança rigorosa nesse sentido. Segundo Jeferson, é comum que em alguns dias as pessoas cheguem mais tarde, saiam mais cedo, ou faça hora extra, tudo depende da demanda e necessidade de cada projeto, onde no final o mais importante é sempre a entrega do que precisa ser realizado. 

smart-business-y&r-negocios


PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS
Uma das grandes curiosidades sobre o dia a dia da Y&R se diz respeito a prospecção de novos negócios. Segundo Jeferson, as grandes marcas já possuem suas agências, e esse processo ocorre na maioria das vezes por concorrência, onde a empresa procura por novas ideias em busca do que o mercado tem a oferecer. “Existem concorrências de 3 agencias, 18 agências, não existe uma regra, mas esse processo consiste em várias reuniões, apresentações, propostas, etc. É comum que grandes marcas possuam mais de uma agência, de acordo a área de especialização, isso é extremamente comum em marcas com muitos produtos”, afirma Jeferson.

Outro caminho adotado nos novos negócios é o próprio relacionamento de mercado que nossos executivos possuem, onde vez ou outra são contatados sobre oportunidades. 


smart-business-y&r


TRABALHAR NA MAIOR AGÊNCIA DO BRASIL
Para Jeferson, a agência tem passado por um processo de maior entendimento sobre o significado desse posto. “Estamos cada vez mais cientes que a qualidade do nosso trabalho tem nos colocado no hall entre as maiores agências. Definitivamente não ficamos acomodados nesse posto, pois estamos sempre de olho em novos negócios, na atuação dos concorrentes, na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, e na composição dos profissionais da equipe. No final das contas, esse patamar de maior agência é muito mais para fora do que para dentro, somos muito centrados no que é o nosso negócio, e como podemos continuar sendo um negócio criativo e lucrativo”.


smart-business-y&r

 
FOCO EM PESSOAS
Um dos pontos que mais nos chamou atenção na visita foi conhecer o trabalho que a agência desenvolve na área de diversidade. “Temos um coletivo de diversidade, em que há alguns grupos principais como: grupo de negritude, grupo de mulheres, grupo LGBTQ+, grupo de acessos com pessoas com corpos dissidentes (deficiências físicas, intelectuais, etc.)”. 

Além disso, estamos desenvolvendo o Projeto Rua, onde em breve vamos aproximar pessoas com perfis diferentes do que geralmente temos no mercado publicitário. Vamos dar aulas para um grupo de pessoas, onde elas passarão o sábado estudando com grandes nomes do mercado. Após este período de capacitação, tentaremos absorver, ou encaminhar este grupo para outras agências. O projeto dará espaço para a diversidade de pessoas, focando em universidades periféricas, considerando a questão socioeconômica. Em geral, o mercado publicitário sempre foi muito elitizado, e vemos neste projeto uma oportunidade de contar com pessoas que possuem uma experiência e conhecimentos que são muito importantes para a vivência de nosso negócio”, complementa Jeferson.


smart-business-y&r


Para nossa equipe foi uma grande honra e prazer conhecer em maiores detalhes o dia a dia e filosofias que constroem a Y&R, principalmente todo o papel que a empresa possui na preocupação com o bem estar, qualidade de vida, e motivação de seus colaboradores. 


Agradecemos em especial ao Jeferson Martins, Diretor de Relações Públicas, por todo o carinho e receptividade que nos ofereceu durante a visita.


E você, gostou da matéria?
Qual outra pauta você tem curiosidade de ler por aqui?


Fonte: Redação Smart Business

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...