Pular para o conteúdo principal

Como você deve responder aos clientes que perguntam sobre o seu preço

smart-business-blog

Artigo Escrito por: Rodrigo Padilha


Quero começar esse artigo comentando algo que vai de encontro ao senso comum, sempre fale que o seu preço é caro. Muitas vezes quando as pessoas perguntam sobre o valor do seu trabalho, imaginam que deve ser muito caro e como forma de trazer a pessoa para o seu lado, você vai dizer que não. 

Eu proponho fazer o que eu sempre fiz como advogado. Quando alguém me pergunta sobre valores, eu digo que é caro sim. Ou antes mesmo de perguntarem, quando querem saber de questões jurídicas, eu afirmo que meu tempo é caro. Vou explicar o motivo, quando você diz que seu valor é barato, acaba por ancorar o preço no cérebro das pessoas, e aí quando você contar o preço, vai ser caro de qualquer maneira. 

Mas quando já ancorou o seu custo lá em cima, o possível cliente já vai esperar algo absurdo e pode ser surpreendido com um valor abaixo do que já estava imaginando. 

O ponto é o seguinte: se o serviço é caro, avise que é caro e dê o preço. As pessoas já esperam isso, pois quando se ancora o preço, é isso que acontece. Posso dar um exemplo cotidiano, recentemente eu fui comprar uma churrasqueira para casa e estava imaginando gastar X. Ao chegar no lugar me deparei com produtos que custavam 3X mais do que o valor que eu imaginei. Quando achei uma churrasqueira com o valor 2X, já estava achando barata. Claro que eu queria gastar muito menos, mas ela estava bem barata comparada a ancoragem no momento em que eu cheguei na loja. Então com esse valor eu fechei. É assim.
Imagine que você queira gastar R$100 em uma blusa. A primeira que você vê custa R$300, então se você achar uma de R$200 você vai levar, porque queria gastar menos. 

Então diga que você é caro, não jogue contra o seu patrimônio. Segundo o neuromarketing, existe um gatilho na cabeça das pessoas de que o que é caro, é bom. Se eu disse que conheço dois profissionais, uma que vale R$200.000 e outro R$500, quem você acha que é o melhor? Automaticamente o de R$200.000 seria assimilado como o melhor. Isto posto, você quer ser conhecido como o melhor ou como o baratinho? Tome cuidado com como você ancora o seu preço.


Sobre Rodrigo Padilha
Formado em Marketing e Direito, Rodrigo Padilha é professor, empreendedor e investidor. Há décadas desenvolve técnicas empreendedoras, e atualmente desenvolve suas empresas no Brasil e nos EUA. Como investidor opera nas bolsas norte-americanas e sempre dá dicas em suas redes sociais de como empreender e investir. Rodrigo Padilha ministrou diversas palestras em todas as regiões do Brasil e cidades dos EUA. Emprestou o seu perfil arrojado e inovador também para o Direito, deu aulas mais divertidas, leves, sem perder a verticalidade. Escreveu oito livros, concluiu seu mestrado em Direito Público no Brasil e revalidou nos EUA. Foi empossado Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB – Seccional Rio de Janeiro, mandato já findado. É considerado um dos maiores professores de Direito Constitucional do Brasil. Hoje, se dedica a ensinar pessoas a conquistarem sucesso na carreira, através dos métodos criados e aplicados por ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida. 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...