Artigo Escrito por: Rodrigo Padilha
Quero começar esse artigo comentando algo que vai de encontro ao senso
comum, sempre fale que o seu preço é caro. Muitas vezes quando as pessoas
perguntam sobre o valor do seu trabalho, imaginam que deve ser muito caro e
como forma de trazer a pessoa para o seu lado, você vai dizer que não.
Eu proponho fazer o que eu sempre fiz como advogado. Quando alguém me
pergunta sobre valores, eu digo que é caro sim. Ou antes mesmo de perguntarem,
quando querem saber de questões jurídicas, eu afirmo que meu tempo é caro. Vou
explicar o motivo, quando você diz que seu valor é barato, acaba por ancorar o
preço no cérebro das pessoas, e aí quando você contar o preço, vai ser caro de
qualquer maneira.
Mas quando já ancorou o seu custo lá em cima, o possível cliente já vai
esperar algo absurdo e pode ser surpreendido com um valor abaixo do que já
estava imaginando.
O ponto é o seguinte: se o serviço é caro, avise que é caro e dê o
preço. As pessoas já esperam isso, pois quando se ancora o preço, é isso que
acontece. Posso dar um exemplo cotidiano, recentemente eu fui comprar uma
churrasqueira para casa e estava imaginando gastar X. Ao chegar no lugar me
deparei com produtos que custavam 3X mais do que o valor que eu imaginei.
Quando achei uma churrasqueira com o valor 2X, já estava achando barata. Claro
que eu queria gastar muito menos, mas ela estava bem barata comparada a
ancoragem no momento em que eu cheguei na loja. Então com esse valor eu fechei.
É assim.
Imagine que você queira gastar R$100 em uma blusa. A primeira que você
vê custa R$300, então se você achar uma de R$200 você vai levar, porque queria
gastar menos.
Então diga que você é caro, não jogue contra o seu patrimônio. Segundo o
neuromarketing, existe um gatilho na cabeça das pessoas de que o que é caro, é
bom. Se eu disse que conheço dois profissionais, uma que vale R$200.000 e outro
R$500, quem você acha que é o melhor? Automaticamente o de R$200.000 seria
assimilado como o melhor. Isto posto, você quer ser conhecido como o melhor ou
como o baratinho? Tome cuidado com como você ancora o seu preço.
Sobre Rodrigo Padilha
Formado em Marketing
e Direito, Rodrigo Padilha é professor, empreendedor e investidor. Há décadas
desenvolve técnicas empreendedoras, e atualmente desenvolve suas empresas no
Brasil e nos EUA. Como investidor opera nas bolsas norte-americanas e sempre dá
dicas em suas redes sociais de como empreender e investir. Rodrigo Padilha
ministrou diversas palestras em todas as regiões do Brasil e cidades dos EUA.
Emprestou o seu perfil arrojado e inovador também para o Direito, deu aulas
mais divertidas, leves, sem perder a verticalidade. Escreveu oito livros,
concluiu seu mestrado em Direito Público no Brasil e revalidou nos EUA. Foi empossado
Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB – Seccional Rio de
Janeiro, mandato já findado. É considerado um dos maiores professores de
Direito Constitucional do Brasil. Hoje, se dedica a ensinar pessoas a
conquistarem sucesso na carreira, através dos métodos criados e aplicados por
ele para alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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