Na contramão
dos demais setores, o franchising se mostra uma ótima
opção para quem deseja obter seu próprio negócio. Segundo dados da ABF –
Associação Brasileira de Franchising – no primeiro trimestre deste ano,
o faturamento do setor de franquias atingiu o número de 41,464 bilhões de
reais, um aumento de 7% em comparação com o ano anterior.
Considerado
destaque entre os segmentos, o setor de alimentação segue mantendo a
liderança em número de franqueadores e de operações. De acordo com o estudo,
esse crescimento constante da receita gerada acontece principalmente pelo
aumento de consumo de refeições fora do lar, com o brasileiro gastando cerca de
25% de sua renda nessa modalidade.
Além
disso, a eficiência das marcas também auxiliou para que o setor gerasse um bom
resultado, como por exemplo, investimentos em inovação, seja ela no processo de
operação ou em ações de comunicação. O grande impulso no setor pode ser
explicado também pelas novas plataformas de delivery e pela
capilaridade de operações, que facilitam a logística de acesso ao
consumidor.
A ABF
em parceria com a ECD Food Service divulgou recentemente a 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service,
que mostra que, 78% das redes pesquisadas pretendem investir em tecnologias de
serviços delivery em 2019 ante 66% no ano passado.
Consolidado,
o segmento de alimentação é individualmente o mais representativo do franchising
brasileiro. Dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira
de Franchising de 2019 indicam que as franquias de food service tiveram
um crescimento de 7,4% em sua receita comparado ao mesmo período do ano
anterior.
Para Rafael
Matos, sócio do N1 Chicken, o
segmento de delivery vem ganhando mais espaço pois permite que o brasileiro
empreenda com um valor mais justo. “O
delivery exige um espaço menor e o franqueado não precisa necessariamente ter
um ponto estratégico – que normalmente acaba elevando o custo. Esse tipo de
negócio traz maior praticidade para o empresário, e consequentemente, uma
melhoria na gestão”, comenta.
Fundada
em 2017, o N1 Chicken se apoia
três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade. Como o próprio nome
diz, seu carro chefe é a produção de frango frito crocante, e foi criada com foco no delivery. “Todo nosso negócio foi estruturado para excelência do delivery, tornando o processo bastante
lucrativo”, afirma Matos.
Um levantamento feito pelo Sebrae reforça a
preferência dos consumidores por locais que ofereçam entrega em domicílio.
Metade dos restaurantes e lanchonetes atendidos pela instituição em todo o país
oferecem o serviço, sem terceirização, para dar mais comodidade ao cliente.
Ainda segundo a pesquisa, 12% deles não possuem loja física, trabalhando
exclusivamente por meio de entregas, sem portas abertas para a rua.
Já de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de
Bares e Restaurantes (ABRASEL), o crescimento do número de pedidos via
aplicativo gira em torno de R$ 1 bilhão a cada ano. O número, que em média é um
aumento de 12%, faz com que o setor no Brasil movimente em torno de R$11
bilhões a cada 12 meses. A ABF, informa que a perspectiva para
este ano é que o setor de franchising tenha uma alta de faturamento
entre 8% e 10% e que haja um incremento de 5% na geração de empregos.
Com menos de um ano executando o projeto de expansão, a
rede fechou o ano de 2018 com 24 unidades e hoje já conta com 38 unidades
comercializadas pelo país. “O ano passado
foi um de muito desenvolvimento para a empresa, nossa meta de crescimento era
20 unidades espalhadas pelo país em 2018, e logo conseguimos superá-la”,
comenta o sócio. Para 2019, as expectativas são altas “Nossa meta é alcançar a
meta de 100 unidades comercializadas”, finaliza.
Sobre o N1
Chicken
O N1 Chicken é uma marca brasileira,
trabalha exclusivamente com delivery e se apoia em três pilares para conquistar
um número cada vez maior de clientes: criatividade, colaboração e simplicidade.
O carro chefe da marca é a produção de frango frito, preparado a partir de
alimentos e condimentos de alta qualidade: temperos exclusivos, 100% naturais e
de origem brasileira.Fonte: Assessoria de Imprensa
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