Pular para o conteúdo principal

Os Destaques da ABF Franchising Expo 2019


Visitamos a 28ª ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, e conferimos as novidades e tendências para o mercado! Confira nosso resumo sobre o que de mais interessante vimos pelos estandes na edição de 2019




Foram 4 dias de Feira, onde 400 marcas apresentaram seus produtos e serviços para mais de 66 mil visitantes, onde boa parte desses estava em busca de oportunidades de negócios para empreender. 

Já faz tempo que o segmento de franquias se tornou uma opção atrativa para novos empreendedores, e os motivos são muitos, entre eles, a solidez das marcas, estrutura oferecida, rentabilidade, confiança do mercado, e acima de tudo, um modelo de negócio testado e aprovado pelos consumidores, o que torna o empreendimento uma quase garantia de sucesso.

Neste cenário, a Feira de Franquias da ABF é o cenário perfeito para quem deseja investir no próprio negocio, pois além de reunir as principais marcas do mercado brasileiro em um único lugar e ao mesmo tempo, ainda oferece espaços diferenciados com palestras, workshops, e contato direto com os expositores, o que torna a Feira um evento imperdível para quem vai investir em franquias, e também para quem busca por novidades e tendências de mercado.

Com uma relevância tão acentuada no mercado empreendedor brasileiro, nossa equipe não poderia deixar de acompanhar o evento. Nosso editor-chefe esteve presente ao evento durante o 1º dia da Feira, onde pôde visitar estandes de marcas que tem se destacado no universo das franquias, e conversar com aqueles que estão iniciando a aventura empreendedora neste mercado.

Confira um resumo com os estandes que foram destaques na Feira de Franquias da ABF 2019!




SUPER GEEKS


 
A primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação. Com 50 unidades em operação no país, a marca inicia seu projeto de expansão dentro do Brasil e em outros países, iniciando por Portugal, Estados Unidos e regiões de língua espanhola, já com demanda para o Japão. A rede oferece modelos de negócios com investimentos que variam entre R$22 mil e R$200 mil.

No estande da marca pudemos conhecer um pouco mais sobre a metodologia de ensino aplicada pela marca, que permite que as crianças e jovens aprendam na pratica à partir do desenvolvimento de games, conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistema web, incluindo questões de redes de computadores e servidores. 

Ficamos surpresos com o crescimento da franquia nos últimos anos, e principalmente pela estrutura oferecida aos fraqueados, tornando-se um dos mais interessantes e rentáveis modelos de franquias de ensino que tivemos a oportunidade de conhecer na ABF.




Co.WOK


Inspirado na culinária tailandesa, conhecida pela picância em seu tempero, o restaurante Co.WOK, franquia gerida pelo Grupo Bonaparte, mantém as bases da sua influência, mas traz adequações ao paladar do Brasileiro. Ao observar o cardápio exposto nas lojas, o destaque fica por conta dos diferentes níveis de ardência entre os tradicionais molhos da casa. As classificações vão de “Para Humanos” até “Pimenta Profissa”.

Entre os diferenciais da marca que o destacam no segmento de alimentação Fast Food estão, o baixo custo de implantação, reduzido quadro de funcionários, e contínuo treinamento oferecido a equipe, o que garante baixo turnover.

O Co.WOK foi uma grata surpresa em um ambiente repleto de marcas testadas e aprovadas no segmento de alimentação, confesso que o conceito “Spoleto” de comida tailandesa me agrada, e acredito que impulsionado pelo grande número de consumidores que estão em busca de novas culinárias, a marca será um sucesso nos próximos anos, e uma boa aposta para quem está iniciando no mercado de franquias. Vale a pena ficar de olho




PITICAS


Uma das maiores redes de vestuário voltado à cultura pop e geek do Brasil, a Piticas apresentou dois modelos de negócios: Loja e Quiosque. Segundo Felipe Rossetti, sócio-fundador da empresa, os quiosques permitem que a marca chegue cidades menores, onde não há shopping centers. O principal objetivo da Piticas na Feira ABF foi dar ênfase à busca de novos franqueados para a expansão da marca na Região Sul, em Fortaleza e no Espirito Santo, onde ainda há muitas oportunidades de abertura de unidades novas.

Atualmente a marca possui mais de 350 unidades abertas em território nacional, mix de produtos 100% licenciados, reposição semanal de produtos, consultoria de campo especializada, e cerca de 34% de crescimento do faturamento das franquias/ano.

Sem dúvidas trata-se de um dos melhores modelos de investimento no momento, visto o grande impulso de consumo gerado pelos filmes de super-heróis nos últimos anos. O que parecia ser apenas uma moda “geek” se tornou um negócio altamente rentável, e que possibilita a criação de um negócio divertido, inclusivo, e dinâmico para novos empreendedores. O grande plano de expansão criado pela franqueadora nos últimos anos permitiu uma mudança de posicionamento da marca, saindo de pequenos quiosques divertidos e curiosos para se tornar uma loja referência em shoppings.
 

  


BANCA DO AUTOMÓVEL


Com produtos de fabricação nacional e marca própria (StopCar), que vão desde capas, artigos para celular, aromatizantes, linha Pet e Baby, a franquia que atua no modelo de quiosques surgiu com o propósito de sanar as necessidades do setor, criando um espaço onde o proprietário do carro pudesse encontrar em um mesmo lugar uma grande diversidade de acessórios necessários para os cuidados diários do veículo. 

Fundada em 2017 por Rafael Prandini, o negócio com investimento inicial  de cerca de R$75 Mil e com prazo de retorno abaixo da média, em torno de 10 a 14 meses, a franquia tem como diferencial a cobrança de royalties, que já incluem os fundos de marketing  e publicidade, apenas sobre a compra de produtos chancelados. Além disso, a utilização de um sistema inteligente de vendas permite uma economia de tempo através da compra automática. 

Em nossa visita ao estande da marca pudemos ver de perto a numerosa e diferenciada linha de produtos da franquia, o que nos chama a atenção devido o fato de todos os itens serem de marca própria, e com pesquisa e chancela do próprio fundador. Com esse toque pessoal e uma linha que conta com novidades que atendem as tendências do mercado e novos hábitos dos consumidores, a Banca do Automóvel se torna uma interessante opção de investimento para quem está em busca de uma oportunidade na linha automotiva, tanto pelo potencial de crescimento do negócio, quanto por seu posicionamento diferenciado e atraente.




FINI


Empresa líder no segmento de balas de gelatina no Brasil, a marca aposta cada vez mais no sucesso da franquia como modelo de negócio. A marca esteve presente na ABF com o objetivo de reforçar para o mercado o modelo diferenciado de franquias em shopping centers, que valoriza a operação e gestão simples, oferecendo uma experiência única de compra a granel e dispõe de um portfólio exclusivo, com produtos que acompanham as principais tendências mundiais do segmento de candies.

Atualmente, a marca possui mais de 70 quiosques pelo Brasil, com mais de 100 produtos exclusivos, e lucratividade do negócio entre 13% e 15%, tendo retorno de investimento de 20 a 26 meses. 

A FINI ofereceu aos visitantes da Feira ABF o estande mais doce e encantador de todo o evento, sem dúvidas. Com uma enorme variedade de produtos, inclusive itens exclusivos que são comercializados apenas nos quiosques da franquia, a FINI mostra força e diferenciação que a coloca em um importante patamar como oportunidade de investimento. Com um produto que já está inserido no hábito de consumo de crianças e adolescentes, o crescimento da presença em shoppings centers com quiosques de 7 a 9m² permite a penetração de novos produtos e sabores exóticos ao paladar do consumidor, e cima de tudo, uma rentável e “divertida” opção de investimento como franquia.
 



YES! COSMETICS


A franquia de cosméticos que já possui mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil, apresentou na Feira da ABF uma estrutura invejável, com direito a estande com uma loja e um quiosque em tamanho real, além de espaço para palestras e interação com futuros franqueados. O foco da expansão da marca são as regiões do Sul e Sudeste, especialmente as capitais e regiões metropolitanas. 

Com excelente relação custo-benefício, investimento inicial à partir de R$105 Mil, faturamento médio de R$60 Mil por unidade e rentabilidade de 15%, a franquia se destaca como uma atrativa opção para quem deseja ser o dono do próprio negócio. Com design inovador e ultramoderno, as unidades YES! são coloridas e convidativas, favorecendo a experimentação dos produtos, e consequentemente, aumentando as vendas.

Ambiente convidativo para clientes e produtos de qualidade com preço competitivo fazem da YES! Cosmetics uma interessante oportunidade de investimento, principalmente por estar localizada em um segmento que mesmo em tempos de crise não para de crescer no país, e apresenta boas margens de rentabilidade e fidelização de clientes.




ALLES BLAU


A Ascensão do mercado cervejeiro está impulsionando novos negócios. Pensando nisso, a Alles Blau, de Blumenau (SC), é pioneira entre as marcas artesanais ao levar esse segmento para franquias. O modelo foi desenvolvido através de uma aliança com o Grupo Bonaparte e foi lançado oficialmente na ABF Expo. A expectativa é que, através das franquias, a marca dissemine o sabor da cerveja artesanal para todos os estados brasileiros. Ao todo serão 5 formatos de negócios, onde o maior investimento será para o Alles Blau Brewpub, onde o local contará com uma estrutura de produção de cerveja sob acompanhamento técnico da marca. Neste formato, será levado o conceito de consumo de bebida mais fresca possível, aliado a um menu já testado em duas unidades que funcionam em Santa Catarina.

Visitar o estande da Alles Blau foi a oportunidade perfeita para fechar nosso visitação a Expo ABF com chave de ouro. No espaço participamos de uma saborosa degustação de cervejas artesanais, e pudemos conhecer um pouco mais sobre os detalhes de produção das cervejas, algo realmente incrível. 

Mais que o sabor da cerveja e o agradável happy hour que participamos, a Alle Blau se mostra uma inovadora opção de investimentos no segmento de franquias, pois consegue conciliar uma estrutura sólida e rentável ao momento de aquecimento do mercado de cervejas artesanais, se destacando pela qualidade do produto e ótimo custo-benefício de negócio como um todo.

Em resumo, nossa visita a EXPO ABF foi muito positiva, pois além de identificar novas tendências de mercado, pudemos acompanhar de perto o crescimento e consolidação de muitas marcas que chegam para conquistar seu espaço no universo das franquias.


E você, já pensou em empreender com uma franquia? Deixe seu comentário sobre as marcas que compartilhamos e com qual delas você mais de identificou...
Obrigado pela leitura!!!
 


Fonte: Redação Smart Business

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...