Visitamos a 28ª ABF
Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, e conferimos as novidades
e tendências para o mercado! Confira nosso resumo sobre o que de mais
interessante vimos pelos estandes na edição de 2019
Foram 4 dias de Feira, onde
400 marcas apresentaram seus produtos e serviços para mais de 66 mil visitantes,
onde boa parte desses estava em busca de oportunidades de negócios para
empreender.
Já faz tempo que o segmento
de franquias se tornou uma opção atrativa para novos empreendedores, e os
motivos são muitos, entre eles, a solidez das marcas, estrutura oferecida,
rentabilidade, confiança do mercado, e acima de tudo, um modelo de negócio
testado e aprovado pelos consumidores, o que torna o empreendimento uma quase
garantia de sucesso.
Neste cenário, a Feira de
Franquias da ABF é o cenário perfeito para quem deseja investir no próprio
negocio, pois além de reunir as principais marcas do mercado brasileiro em um
único lugar e ao mesmo tempo, ainda oferece espaços diferenciados com
palestras, workshops, e contato direto com os expositores, o que torna a Feira
um evento imperdível para quem vai investir em franquias, e também para quem
busca por novidades e tendências de mercado.
Com uma relevância tão
acentuada no mercado empreendedor brasileiro, nossa equipe não poderia deixar
de acompanhar o evento. Nosso editor-chefe esteve presente ao evento durante o
1º dia da Feira, onde pôde visitar estandes de marcas que tem se destacado no
universo das franquias, e conversar com aqueles que estão iniciando a aventura
empreendedora neste mercado.
Confira um resumo com os
estandes que foram destaques na Feira de Franquias da ABF 2019!
SUPER GEEKS
A primeira e maior escola de
Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5
mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem
cursos para aprender Ciência da Computação. Com 50 unidades em operação no
país, a marca inicia seu projeto de expansão dentro do Brasil e em outros
países, iniciando por Portugal, Estados Unidos e regiões de língua espanhola,
já com demanda para o Japão. A rede oferece modelos de negócios com
investimentos que variam entre R$22 mil e R$200 mil.
No estande da marca pudemos
conhecer um pouco mais sobre a metodologia de ensino aplicada pela marca, que
permite que as crianças e jovens aprendam na pratica à partir do
desenvolvimento de games, conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e
Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos
e sistema web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.
Ficamos surpresos com o
crescimento da franquia nos últimos anos, e principalmente pela estrutura oferecida
aos fraqueados, tornando-se um dos mais interessantes e rentáveis modelos de franquias
de ensino que tivemos a oportunidade de conhecer na ABF.
Co.WOK
Inspirado na culinária
tailandesa, conhecida pela picância em seu tempero, o restaurante Co.WOK,
franquia gerida pelo Grupo Bonaparte, mantém as bases da sua influência, mas
traz adequações ao paladar do Brasileiro. Ao observar o cardápio exposto nas
lojas, o destaque fica por conta dos diferentes níveis de ardência entre os
tradicionais molhos da casa. As classificações vão de “Para Humanos” até “Pimenta
Profissa”.
Entre os diferenciais da
marca que o destacam no segmento de alimentação Fast Food estão, o baixo custo
de implantação, reduzido quadro de funcionários, e contínuo treinamento
oferecido a equipe, o que garante baixo turnover.
O Co.WOK foi uma grata
surpresa em um ambiente repleto de marcas testadas e aprovadas no segmento de
alimentação, confesso que o conceito “Spoleto” de comida tailandesa me agrada,
e acredito que impulsionado pelo grande número de consumidores que estão em
busca de novas culinárias, a marca será um sucesso nos próximos anos, e uma boa
aposta para quem está iniciando no mercado de franquias. Vale a pena ficar de
olho
PITICAS
Uma das maiores redes de
vestuário voltado à cultura pop e geek do Brasil, a Piticas apresentou dois
modelos de negócios: Loja e Quiosque. Segundo Felipe Rossetti, sócio-fundador
da empresa, os quiosques permitem que a marca chegue cidades menores, onde não
há shopping centers. O principal objetivo da Piticas na Feira ABF foi dar ênfase
à busca de novos franqueados para a expansão da marca na Região Sul, em
Fortaleza e no Espirito Santo, onde ainda há muitas oportunidades de abertura
de unidades novas.
Atualmente a marca possui mais
de 350 unidades abertas em território nacional, mix de produtos 100%
licenciados, reposição semanal de produtos, consultoria de campo especializada,
e cerca de 34% de crescimento do faturamento das franquias/ano.
Sem dúvidas trata-se de um
dos melhores modelos de investimento no momento, visto o grande impulso de consumo
gerado pelos filmes de super-heróis nos últimos anos. O que parecia ser apenas
uma moda “geek” se tornou um negócio altamente rentável, e que possibilita a
criação de um negócio divertido, inclusivo, e dinâmico para novos empreendedores.
O grande plano de expansão criado pela franqueadora nos últimos anos permitiu
uma mudança de posicionamento da marca, saindo de pequenos quiosques divertidos
e curiosos para se tornar uma loja referência em shoppings.
BANCA DO AUTOMÓVEL
Com produtos de fabricação
nacional e marca própria (StopCar), que vão desde capas, artigos para celular,
aromatizantes, linha Pet e Baby, a franquia que atua no modelo de quiosques
surgiu com o propósito de sanar as necessidades do setor, criando um espaço
onde o proprietário do carro pudesse encontrar em um mesmo lugar uma grande
diversidade de acessórios necessários para os cuidados diários do veículo.
Fundada em 2017 por Rafael Prandini, o negócio com investimento inicial de cerca de R$75 Mil e com prazo de retorno
abaixo da média, em torno de 10 a 14 meses, a franquia tem como diferencial a
cobrança de royalties, que já incluem os fundos de marketing e publicidade, apenas sobre a compra de
produtos chancelados. Além disso, a utilização de um sistema inteligente de
vendas permite uma economia de tempo através da compra automática.
Em nossa visita ao estande
da marca pudemos ver de perto a numerosa e diferenciada linha de produtos da
franquia, o que nos chama a atenção devido o fato de todos os itens serem de
marca própria, e com pesquisa e chancela do próprio fundador. Com esse toque
pessoal e uma linha que conta com novidades que atendem as tendências do
mercado e novos hábitos dos consumidores, a Banca do Automóvel se torna uma
interessante opção de investimento para quem está em busca de uma oportunidade
na linha automotiva, tanto pelo potencial de crescimento do negócio, quanto por
seu posicionamento diferenciado e atraente.
FINI
Empresa líder no segmento de
balas de gelatina no Brasil, a marca aposta cada vez mais no sucesso da
franquia como modelo de negócio. A marca esteve presente na ABF com o objetivo
de reforçar para o mercado o modelo diferenciado de franquias em shopping
centers, que valoriza a operação e gestão simples, oferecendo uma experiência única
de compra a granel e dispõe de um portfólio exclusivo, com produtos que
acompanham as principais tendências mundiais do segmento de candies.
Atualmente, a marca possui
mais de 70 quiosques pelo Brasil, com mais de 100 produtos exclusivos, e
lucratividade do negócio entre 13% e 15%, tendo retorno de investimento de 20 a
26 meses.
A FINI ofereceu aos
visitantes da Feira ABF o estande mais doce e encantador de todo o evento, sem
dúvidas. Com uma enorme variedade de produtos, inclusive itens exclusivos que
são comercializados apenas nos quiosques da franquia, a FINI mostra força e
diferenciação que a coloca em um importante patamar como oportunidade de
investimento. Com um produto que já está inserido no hábito de consumo de
crianças e adolescentes, o crescimento da presença em shoppings centers com
quiosques de 7 a 9m² permite a penetração de novos produtos e sabores exóticos
ao paladar do consumidor, e cima de tudo, uma rentável e “divertida” opção de
investimento como franquia.
YES! COSMETICS
A franquia de cosméticos que
já possui mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil, apresentou na Feira da
ABF uma estrutura invejável, com direito a estande com uma loja e um quiosque
em tamanho real, além de espaço para palestras e interação com futuros
franqueados. O foco da expansão da marca são as regiões do Sul e Sudeste,
especialmente as capitais e regiões metropolitanas.
Com excelente relação custo-benefício,
investimento inicial à partir de R$105 Mil, faturamento médio de R$60 Mil por
unidade e rentabilidade de 15%, a franquia se destaca como uma atrativa opção
para quem deseja ser o dono do próprio negócio. Com design inovador e
ultramoderno, as unidades YES! são coloridas e convidativas, favorecendo a
experimentação dos produtos, e consequentemente, aumentando as vendas.
Ambiente convidativo para
clientes e produtos de qualidade com preço competitivo fazem da YES! Cosmetics
uma interessante oportunidade de investimento, principalmente por estar
localizada em um segmento que mesmo em tempos de crise não para de crescer no
país, e apresenta boas margens de rentabilidade e fidelização de clientes.
ALLES BLAU
A Ascensão do mercado
cervejeiro está impulsionando novos negócios. Pensando nisso, a Alles Blau, de
Blumenau (SC), é pioneira entre as marcas artesanais ao levar esse segmento
para franquias. O modelo foi desenvolvido através de uma aliança com o Grupo
Bonaparte e foi lançado oficialmente na ABF Expo. A expectativa é que, através
das franquias, a marca dissemine o sabor da cerveja artesanal para todos os
estados brasileiros. Ao todo serão 5 formatos de negócios, onde o maior
investimento será para o Alles Blau Brewpub, onde o local contará com uma estrutura
de produção de cerveja sob acompanhamento técnico da marca. Neste formato, será
levado o conceito de consumo de bebida mais fresca possível, aliado a um menu
já testado em duas unidades que funcionam em Santa Catarina.
Visitar o estande da Alles
Blau foi a oportunidade perfeita para fechar nosso visitação a Expo ABF com
chave de ouro. No espaço participamos de uma saborosa degustação de cervejas
artesanais, e pudemos conhecer um pouco mais sobre os detalhes de produção das
cervejas, algo realmente incrível.
Mais que o sabor da cerveja
e o agradável happy hour que participamos, a Alle Blau se mostra uma inovadora
opção de investimentos no segmento de franquias, pois consegue conciliar uma estrutura
sólida e rentável ao momento de aquecimento do mercado de cervejas artesanais,
se destacando pela qualidade do produto e ótimo custo-benefício de negócio como
um todo.
Em resumo, nossa visita a
EXPO ABF foi muito positiva, pois além de identificar novas tendências de
mercado, pudemos acompanhar de perto o crescimento e consolidação de muitas
marcas que chegam para conquistar seu espaço no universo das franquias.
E você, já pensou em
empreender com uma franquia? Deixe seu comentário sobre as marcas que
compartilhamos e com qual delas você mais de identificou...
Obrigado pela leitura!!!
Fonte: Redação Smart Business
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos