Fundada em maio de 2017, o GO SHOP já conta com dez edições em
seu repertório, sediadas no Jardins e na Vila Madalena, em São
Paulo, e tem à frente as sócias Marcela Doreto, Raquel Nasser e Ana
Guimarães, responsáveis não apenas pela curadoria minuciosa dos
expositores, mas também por todo o processo de logística, organização,
divulgação e marketing do negócio.
Ao todo, mais de 200 marcas já passaram pelo bazar, e as
categorias abrangem moda feminina e masculina, acessórios, arte, beleza e
bem-estar, artesanato, infantil e pet, além de seção gastronômica. Com o
propósito de gerar conexões, o GO SHOP marca, sobretudo, um novo
capítulo no roteiro cultural paulistano, graças ao apoio de criativos que
unem-se para promover o jovem empreendedorismo por meio de ferramentas atuais,
como a rede de influenciadores digitais apoiadores do bazar.
Com edições realizadas em alguns dos pontos mais badalados e
charmosos da cidade, o GO SHOP se destaca por seu
abrangente modelo, tornando-se uma grande ferramenta de fomentação e apoio a
micro e pequenos empreendedores. Hoje, o GO SHOP se posiciona com lugar
cativo entre expositores e frequentadores, alcançando números como o de 72
expositores inscritos em apenas 30 minutos de cadastramento para o bazar.
Com pioneirismo e diferenciais competitivos que fazem do GO
SHOP um case de sucesso em seu segmento, nossa redação foi ao encontro
das empresárias que dão forma a este incrível negócio, e em um descontraído
bate papo conversamos sobre a origem da empresa, desafios do mercado, concorrência,
visão de futuro, além de colhermos valiosas dicas para os empreendedores que
também desejam se destacar em seus negócios.
Confira os principais pontos de nossa entrevista:
PIONEIRISMO GO SHOP
Mais importante do que comercializar espaços para expositores, as
empresárias se preocupam em criar um evento atrativo ao público, e que tenha
alinhamento com o perfil da empresa. Por isso, antes de fechar contrato com os
expositores, as sócias realizam uma ampla curadoria sobre cada marca
interessada, identificando perfis que estejam de acordo ao modelo proposto.
Esta curadoria permite que a feira seja adequada aos hábitos de consumo do
público frequentador, e garanta satisfação a todas as partes envolvidas. Outra
curiosidade do GO SHOP é que 90% dos expositores são mulheres, e boa parte das
marcas é de produção autoral, refletindo a preocupação da empresa em fomentar o
empreendedorismo e oferecer ferramentas para o surgimento de novas marcas no
mercado.
Segundo Marcela Doreto, atualmente, a grande
parte dos expositores entra em contato com o GO SHOP por meio das
mídias sociais, principalmente o Instagram, devido à repercussão de cada edição
do bazar. Para ela, este é um canal perfeito, pois possibilita inclusive a
visualização do tipo de produto que o potencial expositor comercializa, já
iniciando um processo de curadoria para as próximas edições. Além das mídias
sociais, os potenciais expositores também entram em contato seguindo indicações
de participantes de edições anteriores, o que só reforça o excelente trabalhado
realizado pelas sócias durante todo o processo de cada evento.
DIFERENCIAIS GO SHOP
Para Ana Guimarães, um dos grandes diferenciais que destacam o GO
SHOP em comparação com eventos similares está no suporte que a empresa
oferece aos expositores. Durante todo o período pré evento, a equipe se responsabiliza
pela divulgação do bazar em diferentes plataformas, além de assessoria de
imprensa, ativações no local, como open bar, e gestão do espaço com segurança,
dj, limpeza, entre outros pontos essenciais para o bom funcionamento do evento.
E mais, as 3 sócias estão presentes no evento durante os 3 dias, atendendo a
todos os expositores para solucionar problemas e auxiliar para uma melhor
experiência de todos os envolvidos. Desta forma, o expositor fica 100% focado
em apresentar seu produto para conversão em vendas e novos negócios. Cada
estande é 100% responsabilidade do expositor, não havendo participação do GO
SHOP sobre faturamento, mantendo total liberdade para o empreendedor na
organização, exposição de produtos, precificação, promoções, etc.
Além disso, o processo de curadoria realizado pelas empresárias
permite que o bazar tenha um layout atrativo ao público, com produtos
diferenciados, e organizados de maneira que dois expositores similares não
concorram diretamente pelo mesmo cliente em um mesmo espaço. “Não queremos apenas comercializar espaços,
nosso objetivo é criar um modelo que conecte pessoas e impulsione negócios”,
afirma Ana.
DESAFIOS DO MERCADO
Para Raquel Nasser, o maior desafio do GO SHOP está em manter a constância
com qualidade, ou seja, realizar o evento de 1 a 2 vezes por mês, sem abrir mão
do número de expositores e principalmente de marcas que tenham algo a oferecer
ao público. “O momento econômico em que
vive o país tem dificultado a prospecção de novos expositores, mas mantendo o
trabalho de curadoria, assessoria, marketing e mídia tem sido possível construir
eventos cada vez mais engajados e atraentes”, afirma Raquel. “Para nós é gratificante sempre que chegamos
ao final do bazar e recebemos um feedback positivo dos expositores. Muitos
deles inclusive já querem se inscrever para as próximas edições logo ao final
de cada bazar, isso é muito gratificante”, complemente Ana.
Outra preocupação constante da equipe GO SHOP está em sempre
buscar por novidades e tendências para o público e expositores, desta forma, as
3 sóciais ficam atentas a todos os movimentos do mercado, identificando
possíveis melhorias a serem implantadas para as próximas edições. “Ao final de cada evento os expositores
recebem um formulário de feedback, onde podem informar sobre suas experiências
com o bazar e sugerir melhorias para as próximas edições.”, afirma Ana.
DICAS PARA “SE DAR BEM” NO GO SHOP
Em média, cada edição do GO SHOP conta com 50 expositores, e
as sócias dão algumas dicas para quem deseja participar do bazar e conquistar
bons negócios:
A primeira dica é caprichar no visual do estande, afinal de
contas, este será o primeiro contato que os clientes terão com seu produto,
então se preocupe em criar uma experiência que o fisgue pelos olhos. Em segundo
lugar, por mais que você coloque seu melhor vendedor no estande, este é um tipo
de evento onde a presença do dono pode fazer toda a diferença. Além de oferecer
maiores informações aos clientes, esta é uma oportunidade para fazer
networking, identificar potenciais parceiros, e iniciar a construção de sua
imagem no mercado, por isso, não abra mão de estar presente e participar de
tudo isso de perto. “Já tivemos grandes
exemplos de expositores que mesmo não vendendo bem no evento, conseguiram
mostrar seus produtos, e construir uma relação pós evento com muitos
visitantes. A visibilidade e networking oferecidos são essenciais para a
empresa”, complementa Marcela.
Como terceira dica, e talvez a mais importante, tenha sempre um
produto de alta qualidade, ofereça ao seu cliente apenas o melhor, pois isso é
garantia de que ele retornará em breve.
IMPORTÂNCIA DO GO SHOP PARA EMPREENDEDORES
Muitos micro e pequenos empreendedores que são produtores autorais
e não possuem viabilidade financeira para abrir uma loja própria em um ponto
badalado da cidade utilizam como único canal de vendas a internet e mídias
sociais. O problema é que hoje em dia a concorrência se tornou absurda, e as
próprias mídias sociais já não entregam o mesmo resultado de algum tempo atrás.
Para Marcela, participar de bazares como o GO SHOP ajuda estes empreendedores a
levarem seus produtos para um público abrangente em áreas da cidade que seriam inviáveis
financeiramente. “O GO SHOP oferece aos expositores uma excelente vitrine, com espaço
bem elaborado, diante de um público alvo ansioso por novidades, e permitindo um
contato direto com potenciais negócios”, afirma a empresária.
A mudança de endereço faz parte da estratégia da empresa, indo de
encontro a novos públicos em áreas com grande fluxo de pessoas, desta forma, os
expositores ganham maior abrangência para suas marcas, e garante um evento
sempre renovado a cada edição.
FUTURO GO SHOP
Segundo as sócias, o grande objetivo para o futuro do GO
SHOP é criar ferramentas para oferecer mentoria qualificada aos
expositores, ajudando cada marca a melhorar seus resultados dentro do evento e
enriquecendo seu conhecimento sobre negócios para além do bazar. “No dia
a dia do evento vemos alguns erros que podem minar as vendas, mas infelizmente
nem sempre temos abertura com o expositor para propor novas ações”, afirma
Ana. “Uma assessoria/mentoria nessa parte
ajudaria e muito no crescimento de cada expositor, pois além de ajudar no
evento, poderia oferecer dicas sobre posicionamento nas mídias sociais, perfil
de produto, precificação, entre outros assuntos fundamentais para a construção
de um negócio bem sucedido”, complementa Raquel.
Outro objetivo do GO SHOP para o futuro é levar o
evento para outras cidades e até Estados, em uma ousada estratégia de expansão
que coloca o negócio a caminho do faturamento de R$ 1 Milhão projetado para
2020.
DICAS PARA EMPREENDEDORES
Em um país onde o empreendedorismo é cada vez mais desafiador, as sócias
da GO
SHOP deixam valiosas dicas para quem está ou pretende entrar neste
universo;
1 – Não pense
apenas no ganho financeiro! Trabalhe com algo que realmente te satisfaça e
motive você a levantar da cama todos os dias. Empreender apenas pelo dinheiro é
uma jornada sem sentido.
2 – Esteja
atento ao mercado! Mantenha os olhos abertos para as oportunidades e
necessidades do consumidor, esta é a chave para construir um produto/serviço de
impacto e relevância.
3 – Qualidade!
Não abra mão da qualidade, seja um produto ou serviço. Oferecer o melhor para
seu cliente é a garantia de que ele irá voltar, e também indicar sua empresa.
4 – Não seja
Engessado! Mantenha seu negócio flexível as mudanças do mercado, e fique de
olhos abertos para identificar quais caminhos o consumidor está adotando para
você esteja sempre ao encontro dele.
A redação do Smart Business agradece a Bossa
Comunicação, em especial ao Rodolfo, por nos oferecer esta oportunidade
de conhecer um negócio de sucesso como o GO SHOP e as 3 sócias que fazem
desta empresa uma referencia para todos nós empreendedores!
Parabéns pelo trabalho e sucesso a todos...
Fonte: Redação
Smart Business
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