Pular para o conteúdo principal

Como transformar o E-mail Marketing em um aliado do seu negócio

Especialista em serviços de internet explica as principais dicas para pequenas e médias empresas terem sucesso neste meio de comunicação




Em uma primeira análise, o e-mail marketing pode parecer um recurso ultrapassado para atrair e reter clientes, mas na verdade é um grande aliado dos negócios. Principalmente para pequenas e médias empresas, que não possuem um orçamento tão grande para a área. 

Neste contexto, a Locaweb Serviços de Internet - unidade de negócios do Grupo Locaweb voltada ao Varejo identificou um fluxo de 54.730 e-mails enviados pela plataforma sendo que mais de 36 mil deles foram realmente abertos pelos usuários finais. Ou seja, a partir do canal de comunicação, é possível transmitir a mensagem correta e na hora certa para determinado público-alvo. 

De acordo com Higor Franco, diretor de Varejo da Locaweb Serviços de Internet, entre as vantagens do e-mail marketing encontram-se os seguintes pontos positivos: rapidez na entrega do conteúdo sem interromper a rotina do consumidor, identificação dos erros e acertos das ações organizacionais e baixo investimento em propagação de marca. Além disso, o e-mail marketing é assertivo e fala com os consumidores certos, na hora certa. 

Pensando em auxiliar os pequenos e médios empresários no uso assertivo deste recurso, o especialista listou as quatro principais dicas que fazem a diferença no manuseio desta ferramenta. Veja abaixo:


Objetivo
O primeiro passo para desenvolver uma campanha de e-mail marketing significativa para o público-alvo é o estabelecimento dos objetivos da ação. Logo, é necessário refletir sobre o motivo da aproximação da marca. Caso o intuito do contato com o consumidor seja cultivar o relacionamento, o ideal é direcionar um material no formato de newsletter com as últimas novidades da empresa. Já se a intenção é aproveitar as datas especiais como uma oportunidade de fazer com que o cliente sinta-se especial, o e-mail sazonal é a melhor alternativa. Outra possibilidade é o e-mail promocional no qual os produtos e serviços são divulgados. Por fim, há também os e-mails e-commerce responsáveis por oferecer ao consumidor apenas portfólios de interesse dele.


Qualificação da lista de contatos
É comum que os empreendimentos tenham uma base de envio de e-mails inativos que referem-se aos clientes com e-mails desatualizados ou que não se encaixam no perfil do negócio, o que prejudica a estratégia de engajamento entre consumidor e marca. Neste caso, Franco sugere manter o foco na filtragem de contatos. "Além de criar uma lista de consumidores que se afiniza com o propósito da empresa, é preciso revisar os contatos cadastrados na relação de endereços da marca periodicamente a fim de definir aqueles que serão impactados positivamente pela campanha de e-mail marketing. O processo de filtragem dos dados simplifica a segmentação do público-alvo e consequentemente o aumento de aberturas de e-mail".


Conteúdo
Depois de decidir o objetivo da campanha, chega o momento de despertar o interesse do consumidor pela marca por meio do conteúdo. "É imprescindível ter em mente que existe uma pessoa do outro lado da tela. Neste caso, o e-mail torna-se uma comunicação pessoal com o cliente. Se ele deixou o empreendedor se aproximar, é fundamental transmitir informações relevantes que agreguem valor ao cotidiano dele", explica o diretor. O especialista também ressalta a importância da elaboração de um assunto atrativo para o e-mail e uma identidade visual funcional, mas capaz de chamar a atenção.


Frequência
Um grande desafio do e-mail marketing é conseguir equilibrar o número de envios. É preciso ter cuidado para não pecar pela falta e nem pelo excesso de disparos. "Uma boa dica é iniciar o contato com o público alvo com um e-mail semanal. Essa quantia é o suficiente para a marca não ser esquecida e nem evitada pelo cliente", pontua Franco.


Locaweb Serviços de Internet
A Locaweb Serviços de Internet é a unidade de negócios do Grupo Locaweb dedicada para o Varejo. Já conquistou mais de 200 mil clientes, sendo hoje a divisão com o maior número consumidores. Oferece 21 produtos de IaaS, PaaS e SaaS para diferentes tipos de empreendedores. Desde o microempreendedor, com opções de hospedagem de site e loja virtual, até médias empresas e desenvolvedores.
 
Para mais informações, acesse: www.locaweb.com.br/



Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...