Pular para o conteúdo principal

Aplicativo permite que funcionários adiantem seu próximo salário

Modelo inovador no Brasil, aplicativo Xerpay permite que funcionários adiantem seu próximo salário seguindo a tendência de grandes empresas no exterior como Starbucks, Outback e Uber



Lidar com imprevistos financeiros e o acúmulo de contas durante os meses não é uma tarefa fácil para os brasileiros. De acordo com um levantamento feito pelo SPC Brasil, 45% da população admite que não realiza um controle efetivo de seu orçamento e 31% afirmam ter insegurança para gerenciar seu dinheiro. Nesses casos, a tecnologia tem sido grande aliada no controle das finanças e como auxílio para fugir do cheque especial.

Após estudos realizados com iniciativas de sucesso no exterior, a Xerpa, plataforma que busca transformar as relações entre empresa e trabalhador por meio da gestão de processos de RH, criou o Xerpay, um aplicativo inovador que permite acompanhar o acúmulo do salário bruto e adiantar quantias do próximo pagamento.

"Com interface simples, o Xerpay, apresenta um gráfico circular que é preenchido com valores conforme as horas trabalhadas. Dando apenas um toque na tela, o colaborador pode transferir, quantas vezes e na quantia que quiser, o valor referente ao tempo já trabalhado naquele mês, ficando limitado a 50% do salário, dependendo da escolha da empresa onde trabalha. Do funcionário é cobrado um valor acessível, equivalente a um cafezinho", explica Paulo Ahagon, CTO da Xerpa.

A contratante não precisa se preocupar com o orçamento corporativo. Isso porque essas transferências ficam por conta da Xerpa e, na data definida pela empresa como o dia do pagamento, o valor adiantado é descontado automaticamente do salário, sem que haja interferência de nenhuma das partes. "A ideia parte de que, ao trabalhar durante um dia, o colaborador já tem direito ao seu salário. Isso significa que se o dinheiro é do funcionário, por que esperar uma data específica para recebê-lo?", afirma o CTO. 


Essa possibilidade de adiantar o pagamento cria uma liberdade financeira para seus usuários, permitindo que façam uma espécie de saque quando quiserem ou precisarem, evitando que façam dívidas para cobrir imprevistos, por exemplo, reduzindo as chances de que essas pessoas recorrem ao cheque especial, linha de crédito com a maior taxa de juros no Brasil.

Esse tipo de iniciativa segue os exemplos de grandes empresas no exterior que já estão se preocupando com a saúde financeira de seus colaboradores, oferecendo liberdade para o pagamento. Starbucks, Outback, Pizza Hut, Uber e outras empresas permitem que seus funcionários tenham acesso ao salário.

"É isso que o Xerpay traz para o brasileiro, deixa a decisão na mão do colaborador, que pode receber o salário de forma diária, semanal, quinzenal ou mensal, sem gerar esforço adicional ao empresário. Embasadas por pesquisas que apontam o fluxo de pagamento como um fator importantíssimo na decisão de aceitar uma proposta de emprego, já existe uma percepção por parte das empresas de que a liberdade no pagamento é um ponto forte para a retenção de colaboradores. Além disso, manter saudável a vida financeira dos funcionários impacta diretamente em sua produtividade, colaborando para mantê-los engajados e produtivos, com menos preocupação com suas contas", finaliza Ahagon.


Sobre a Xerpa
A Xerpa é uma plataforma criada em 2015 que visa garantir mais qualidade aos processos operacionais de contratação nas empresas, realizando a modernização do RH com a integração de documentos como folha de pagamento, holerite, ATS, performance, entre outros. Sendo assim, é possível realizar admissões em minutos de forma totalmente digital. 

Além disso, a empresa possui produtos financeiros por meio do Xerpay, que permite que os colaboradores de uma companhia recebam seu salário quando precisarem, no modelo sob demanda.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...