Pular para o conteúdo principal

7 Dicas para escolher um Coworking

Cada vez mais utilizados por empreendedores, startups e freelancers, especialista aponta 7 dicas essenciais para escolher o coworking perfeito para o seu negócio



Os coworkings fogem dos modelos dos escritórios tradicionais, com espaços mais dinâmicos, inovadores, econômicos e sem tanta burocracia.

Para quem está pensando em apostar nesse modelo, a Elephant Coworking listou 7 fatores que devem ser avaliados na hora de tomar uma decisão. Confira:


1. Localização acessível
A localização do ambiente compartilhado é muito importante, em especial pelo conforto e conveniência da equipe. Espaços de coworking próximos a metrôs, shoppings, lojas de varejo ou de áreas residenciais são uma vantagem, especialmente se os trabalhadores da empresa se concentram próximos da mesma área. A proximidade pode ajudar a economizar nos custos de transporte ou de gasolina. Uma boa localização também pode colaborar para a agilização de processos, serviços e outras necessidades da empresa.

 

2. Taxas de preços razoáveis

Prudência com as despesas é especialmente importante para empreendedores iniciantes, principalmente enquanto o negócio ainda está sendo definido. Não faz sentido alugar um espaço de trabalho onde serão esgotados os seus recursos financeiros. Por isso, um coworking de preço razoável é um elemento essencial.
Freelancers, por exemplo, preferem espaços de coworking pela opção de taxa semanal ou diária. Empresas, por outro lado, podem preferir uma taxa mensal fixa, por ser mais econômica, em vez de pagar uma taxa diária ou semanal por funcionário. A taxa também é um grande negócio para as empresas que estão em fase de transição. Um espaço de trabalho colaborativo pode ser um refúgio temporário antes de se instalar em um escritório tradicional ou de propriedade exclusiva.

 

3. Boa gestão e atendimento ao cliente

Bons gerentes de espaços colaborativos percebem como podem melhorar o conforto e a conveniência de seus clientes. Isso inclui fornecer assistência e recursos para materiais de escritório, alimentos e bebidas (como cafeterias e lanches), reservas organizadas e assistência para reuniões e seminários.
Um espaço de trabalho colaborativo bem administrado pode ajudar as empresas a melhorar a produtividade e a produção, aumentar a satisfação dos funcionários e até mesmo auxiliar os empreendedores a chegar às instituições relevantes da comunidade.

 

4. Um espaço bem cuidado e bem mobiliado

Uma das vantagens de conseguir um espaço de trabalho conjunto é que a manutenção e as utilidades físicas de móveis sejam atendidas pela gerência. No entanto, é preciso manter a limpeza e a funcionalidade de equipamentos e outras comodidades, como banheiros e cozinha. Serviços como água, eletricidade e conexão à Internet também devem ser gerenciados com serviços de solução de problemas. Qualquer problema com esses utilitários pode dificultar a produtividade do escritório. Também é uma vantagem manter áreas privativas e silenciosas, enquanto outra sala sirva de espaço de trabalho compartilhado.

 

5. Um lugar propício para negócios e construção de comunidades

Como mencionado, um ótimo espaço de trabalho conjunto pode conectar freelancers e empreendedores a pessoas e setores relevantes de grandes empresas. Isso pode ser feito por meio de reuniões, seminários e eventos organizados nos locais. Além disso, o espaço também deve ter uma ótima paisagem ou uma boa vista para inspirar criatividade.

 

6. Equilíbrio entre o trabalho e a vida privada

Um espaço de coworking bem-sucedido também deve encorajar a melhora e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Alguns espaços apostam áreas de descanso e sala de jogos e de exploração, onde os colaboradores possam manusear ferramentas e dispositivos para estimular a criatividade.

 

7. Aumento de produtividade e retenção do colaborador

Ao olhar de uma perspectiva colaborativa e de construção de equipe, os espaços coworking aumentam a produtividade e retêm o colaborador. Estudos indicam que a maioria das pessoas realmente amplia sua produtividade em ambientes de coworking em relação a espaços de trabalho tradicionais. Com um número cada vez maior de profissionais e empreendedores trabalhando fora de escritórios convencionais, a opção mais comum era o home office, mas a solidão tornou-se contraproducente e, com isso, crescem os ambientes de coworking. Por isso, ao decidir sobre seu ambiente de trabalho, lembre-se dos serviços apresentados e das grandes diferenças apontadas em relação ao trabalho em um espaço aberto com um grupo vs trabalhar em um escritório particular. A produtividade é maior em um ambiente aberto, pois agrega valor com o contato entre comunidades.

A Elephant Coworking conta com espaços de trabalho compartilhados pelo Brasil, com planos e benefícios exclusivos aos membros.
 



Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...