Especialista aponta 5 estratégias que devem ser utilizadas na hora de
acelerar o giro de estoque
Artigo
Escrito por: Vanderlei Kichel
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A gestão de estoques é um
desafio. Essa visão, inclusive, é compartilhada entre os lojistas. Em se
tratando de calçados, essa questão torna-se ainda mais complexa devido a
inúmeros fatores, como a incerteza de ter sempre o produto em mãos, com grade
completa, para atender toda e qualquer demanda e a prudência ao comprar,
mesmo correndo o risco de não satisfazer o cliente, entre outros. Sem contar
o fator imprevisibilidade das promoções, que nos faz pensar "Será que
liquido antes do concorrente ou aguardo para preservar o mark-up do meu
produto?".
Aliás, gestores também correm
contra o tempo, pois desde a chegada de um produto ao estoque, cada minuto
parado se transforma em custos, seja com despesas de operação ou esforços de
marketing para que uma coleção seja vendida. Sendo assim, seria possível
vender todos os produtos comprados, com markup ideal, e ainda equilibrar os
pagamentos do fornecedor com o fluxo de caixa?
Se trabalharmos aliados à
tecnologia e com as informações corretas, é possível melhorar, e muito, a
gestão da sua loja!
Confira abaixo cinco ações
pontuais para que os produtos saiam do estoque ainda mais rápido.
1) Refine o seu planejamento de compras
Além de conhecer o perfil do seu
cliente, considerar tendências de moda e negociar com as marcas, é preciso
avaliar os custos, respondendo questões como: O que preciso repor? Tenho
prazo para que esse produto ainda seja buscado em minha loja? Como foi o
desempenho de marcas, grupos, cor, departamento e modelos na última coleção?
Meus relatórios de vendas apresentaram um bom desempenho desse(s) produto(s)?
Reunir informações e ter uma
visão ampla em relação às compras anteriores pode ajudar a acertar nos
próximos pedidos. Outra dica importante é comparar o potencial de vendas com
o tamanho do estoque. Acertar nas compras é a maneira mais eficaz de reduzir
os custos com estoque.
2) Cadastre corretamente os produtos
Como está o cadastro de produtos
no seu sistema de gestão? As informações retornadas pelos relatórios são
assertivas e fáceis de interpretar? O cadastro correto de mercadorias ajuda
os lojistas e gestores a validar o perfil de público consumidor, a temporada
de vendas e a perceber como diferentes estilos de produtos se comportam
quando mudamos as variáveis. Sempre apoie suas decisões em dados confiáveis.
3) Avalie o desempenho periodicamente
Fazer o acompanhamento durante a
coleção e avaliar o desempenho de determinados produtos e grades é importante
para identificar quais são as peças mais valiosas da loja e quais estão em
situação crítica, ou seja, produtos que precisam ser remanejados ou
promocionados para que não fiquem esquecidos no estoque. Com a tecnologia,
esses dados estão à disposição dos gestores em segundos.
4) Pequenas ações que aceleram o giro de estoque
Sabe aqueles calçados ou
numerações que precisam ser vendidos nessa coleção e sempre aparecem mal
posicionados no relatório de vendas? Crie novas oportunidades para eles,
invista em visual merchandising, converse com a equipe de vendas e considere,
até mesmo, uma remarcação ou um desconto. Mas, e quando o produto é muito bem
vendido e ainda assim sobra no estoque? Nesse caso, é possível avaliar
características como cor, numeração, quantidade média e tempo de venda para
entender se é o momento certo de liquidar. E se for, é possível atribuir
ações de marketing para que suas campanhas sejam mais assertivas.
5) Promoções: O produto certo na hora certa
Saber quanto tempo que um
produto demora para sair do estoque, quais já estão a tempo de promocionar,
remanejar ou liquidar é ter alternativas para que os produtos fiquem o menor
tempo possível estocados. E, para apoiar decisões tão complexas, é
indispensável poder contar com dados confiáveis, dando visibilidade até mesmo
à gestão de compras pautados por diversos critérios, como mix de modelos para
o público da loja, quantidade de produtos de acordo com o modelo e a
numeração, mix de produtos para atingir os objetivos de mark-up e da
programação de entregas dos fornecedores nos períodos adequados.
Reduzir o tempo para que o
estoque seja renovado é uma tarefa que demanda atenção em diferentes aspectos
da loja. Esses desafios são, muitas vezes, atrelados a soluções abstratas,
contudo é possível vencê-los com a ajuda das ferramentas corretas. O segredo
das vendas para comprar melhor e vender mais pode estar no seu sistema de
gestão empresarial.
*Vanderlei
Kichel é CEO SetaDigital, companhia de Tecnologia da Informação especializada
no varejo calçadista
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Sobre a
Seta Digital
A SetaDigital nasceu com
a missão de desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo
calçadista contribuindo para o sucesso de seus clientes. Esta há 10 anos no
mercado e atende mais de 1.000 lojas em todo o Brasil, formando uma grande
comunidade de conhecimento.
Atenção e respeito às pessoas
nos ajudam a conseguir um índice de 95% de satisfação nas pesquisas de
qualidade de atendimento e 99% de retenção dos clientes.
Em 2016, a empresa lançou um
laboratório de inovação para o segmento do varejo calçadista, a Sapati - Sapataria
Inteligente. Localizada em Cascavel, no Estado do Paraná, a loja laboratório
prioriza o autoatendimento e tem como objetivo o avanço no uso de tecnologias
em toda a cadeia de valor do setor, que vai da indústria ao consumidor final.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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